EDIÇÃO MULTIMÉDIA licenciatura em comunicação social e cultural Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Portal do Professor SEED/MEC
Visão Global do Projecto
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Introdução INTRODUÇÃO
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Perguntas de Modelação
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet, um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arquitetando a Educação a Distância
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Instituto A Vez do Mestre
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Pré-Projeto Multimídia
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

EDIÇÃO MULTIMÉDIA licenciatura em comunicação social e cultural Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão

Os docentes  Professor Rogério Santos  (3ª feira)  Professor José Lagarto  (6ª feira)

Eu…  Docente na Universidade Católica /FCH  Coordenador do Mestrado de Informática Educacional (em elearning)  Coordenador da licenciatura em LGP para surdos(em elearning)  Entusiasta dos modelos de ensino a distância e da comunicação mediatizada (da Telescola ao cyber espaço)  Docente na Universidade Católica /FCH  Coordenador do Mestrado de Informática Educacional (em elearning)  Coordenador da licenciatura em LGP para surdos(em elearning)  Entusiasta dos modelos de ensino a distância e da comunicação mediatizada (da Telescola ao cyber espaço)

Os objectivos e as competências da UC Objectivos:  familiarizar os alunos com as linguagens comunicacionais dos media e com as tecnologias de comunicação digital;  conhecer e utilizar ferramentas de captação, tratamento e edição de diferentes linguagens mediáticas;  Realizar documentos multimédia tendo em conta a sua função comunicacional. Objectivos:  familiarizar os alunos com as linguagens comunicacionais dos media e com as tecnologias de comunicação digital;  conhecer e utilizar ferramentas de captação, tratamento e edição de diferentes linguagens mediáticas;  Realizar documentos multimédia tendo em conta a sua função comunicacional. Competências:  No final da UC os alunos deverão ser capazes de conceber e criar produtos de comunicação utilizando diferentes canais e softwares como método de entrega. Competências:  No final da UC os alunos deverão ser capazes de conceber e criar produtos de comunicação utilizando diferentes canais e softwares como método de entrega.

Os conteúdos  Conceitos Introdutórios  Características dos discursos dos media  Conceito de multimédia e de interatividade  A integração dos discursos dos média  Desenvolvimento de projetos multimédia  Avaliação de um produto multimédia  Projeto multimédia. Realização  Conceitos Introdutórios  Características dos discursos dos media  Conceito de multimédia e de interatividade  A integração dos discursos dos média  Desenvolvimento de projetos multimédia  Avaliação de um produto multimédia  Projeto multimédia. Realização

Conceitos Introdutórios  Conceito de comunicação  Modelos comunicacionais  Comunicação de massas  Conceito de comunicação  Modelos comunicacionais  Comunicação de massas

Características dos discursos dos media video audio scripto multimedia

Conceito de multimédia e de interatividade

A integração dos discursos dos média  Tratamento do texto  Manipulação da imagem estática  Digitalização e tratamento de som  Construção de documentos em imagem animada  Tratamento do texto  Manipulação da imagem estática  Digitalização e tratamento de som  Construção de documentos em imagem animada

Desenvolvimento de projetos multimédia  Escolha de tema  Documentos de apoio  Ergonomia e layout  Escolha da tecnologia a implementar  Implementação de um protótipo  Escolha de tema  Documentos de apoio  Ergonomia e layout  Escolha da tecnologia a implementar  Implementação de um protótipo

Avaliação em multimédia

Projeto multimédia. Realização

Metodologia das aulas teóricas  A UC estrutura-se em 28 aulas ( ). As aulas teóricas estarão disponíveis no Moodle, onde serão colocados os materiais de apoio.  A aula teórica será centrada numa apresentação do tema pelo docente, seguida de atividades de aprendizagem desenvolvidas pelos alunos.  Cada aula disporá de um fórum para colocação de dúvidas específicas e continuação do debate de aula;  Ao longo do semestre existirão quatro fóruns temáticos (um por cada mês – fevereiro, março, abril e maio), de participação obrigatória, sobre temas relacionados com o desenvolvimento da UC e tratados na aula. Cada aluno deverá participar de forma adequada, pelo menos com três entradas.  A UC estrutura-se em 28 aulas ( ). As aulas teóricas estarão disponíveis no Moodle, onde serão colocados os materiais de apoio.  A aula teórica será centrada numa apresentação do tema pelo docente, seguida de atividades de aprendizagem desenvolvidas pelos alunos.  Cada aula disporá de um fórum para colocação de dúvidas específicas e continuação do debate de aula;  Ao longo do semestre existirão quatro fóruns temáticos (um por cada mês – fevereiro, março, abril e maio), de participação obrigatória, sobre temas relacionados com o desenvolvimento da UC e tratados na aula. Cada aluno deverá participar de forma adequada, pelo menos com três entradas.

A avaliação  A avaliação será composta por três elementos: um teste final que terá uma ponderação de 35%; participação nas atividades propostas nas aulas teóricas e nos fóruns do Moodle (aulas com ponderação de 15%; trabalho de projeto de edição com ponderação de 50% (inclui a qualidade e quantidade de participação).  A classificação do teste final inferior a 40% implica reprovação na unidade curricular  A avaliação será composta por três elementos: um teste final que terá uma ponderação de 35%; participação nas atividades propostas nas aulas teóricas e nos fóruns do Moodle (aulas com ponderação de 15%; trabalho de projeto de edição com ponderação de 50% (inclui a qualidade e quantidade de participação).  A classificação do teste final inferior a 40% implica reprovação na unidade curricular

É este o nosso caminho …