“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Relação Professor - aluno
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
2º encontro – Professores Maio de 2012
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Objeto Central da Área de Ciências Humanas
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Docente: Paula Reis de Miranda.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
O QUE É CURRÍCULO?. A Lógica E As Concepções Que Norteiam O Currículo Oficial Da Rede Estadual De São Paulo.
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
“Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo que resolve como deve.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Modalidades Organizativas
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
III Encontro de Boas Práticas
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
O QUE É CURRÍCULO entendido como um conjunto de disciplinas, programas, planos de estudos e objetivos, o currículo deve ir além de uma seleção de matérias.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Organizando o trabalho pedagógico
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Planejamento da Rotina Semanal
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Situação de Aprendizagem
ZABALA, Antonio: A prática educativa: como ensinar, Artes Médicas, Porto Alegre, 1998.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.

“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia” Clarice Lispector

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MATERIAL DO ALUNO E DO PROFESSOR CURRÍCULO ATIVIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MATERIAL DO ALUNO E DO PROFESSOR

Atividade X Boa situação de aprendizagem? Atividade Boa situação de aprendizagem Garante circulação de informação; Prevê desafios e tomada de decisão; Mantém as características socio- culturais do objeto a ser aprendido; Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado. Atividade sem adequação; Não precisa ser desafiadora para todos; Não exige reflexão: cópia, siga o modelo.

Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem:  1. Os aprendizes precisam por em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa; 2. Os aprendizes têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir; (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem: 3. O conteúdo trabalhado mantém as suas características de objeto sociocultural real; 4.  A organização da tarefa garante a máxima circulação de informação possível entre os aprendizes por isso as situações propostas devem prever o intercâmbio, a interação entre eles. (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

MODALIDADES ORGANIZATIVAS 1) ATIVIDADES PERMANENTES 2) SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) 3) PROJETOS 4) SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

MODALIDADES ORGANIZATIVAS Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc. Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..

Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: SITUAÇÕES INDEPENDENTES SISTEMATIZAÇÃO Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: Pontuação Escala Cartográfica Algoritmo Técnica de projeção (boxe)

Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros PROJETOS Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros PERIODICIDADE:depende dos objetivos propostos Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas Conteúdos - Como se Aprende?   Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas FATOS PROCEDIMENTOS CONCEITOS ATITUDES Telefones Datas Comemorativas Nomes Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores

Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma SD de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus alunos não têm pré-requisitos para realizar as atividades propostas nessa SD, que “retorno” você daria a ele? Se alguns docentes não estão utilizando o currículo com sua lógica, mas selecionando algumas atividades que consideram mais adequadas, por considerarem perda de tempo alguns procedimentos sugeridos no material, como o PC deve proceder?

QUESTÕES PARA O PROFESSOR QUE CONHECIMENTOS SÃO CONSTRUÍDOS PELO ALUNO NESSA SD? ESSA SD VALORIZA O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM? OS ALUNOS TÊM PROBLEMAS A RESOLVER E DECISÕES A TOMAR? INSTIGA A BUSCA DE NOVAS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ?