Teste de sombreamento na produção de Melissa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Discilpina: Nutrição de Plantas
Resultados e discussão
Faculdade Interação Americana – FAINAM X JORAP: “O Profissional da Educação. Agente de Transformação” Tema: (TITULO DO TEMA ESCOLHIDO PELO GRUPO)
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
JOÃO DA SILVA1, MARCOS SANTOS2, MARIA GONÇALVES3, JOSÉ DA SILVA4. 1 Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (Maringá PR), bolsista.
Curso de qualificação: Elaboração e desenvolvimento de PROJETOS DE PESQUISA Parceiros: CESL.
Arruda Ruta Graveoleons
Efeitos ambientais sobre o crescimento pré e pós-desmama
AULA 2: Cultivo e beneficiamento de plantas medicinais
EDVALDO MESQUITA BELTRÃO FILHO
Título: Injeção de Vapor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
Título do Trabalho: TESTE DE ADUBAÇÃO PARA PLANTAS COM ATIVIDADE MEDICINAL (PUIC, PIBIC, PUIP, Art ), Agronomia: Produção Vegetal Jasper José Zanco.
Trabalho apresentado no IV SBOE
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCLassis – Depto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biociências Área de Concentração.
Ciências Agrárias BENEDET, B.M.¹ ; PLÁ, G. P.²
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IV Mostra de Pesquisa e Extensão Título do projeto Coordenador: Bolsista(s) e voluntários.
CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MICROPROPAGAÇÃO DA PALMEIRA-REAL-AUSTRALIANA (Archontophoenix alexandrae): PROTOCOLOS INICIAIS PARA A CULTURA IN VITRO Ciências Agrárias CATTÂNEO, E. S.¹.
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
. Influencia de diferentes concentrações de açúcar (sacarose) na micropropagação de manjericão (Ocimum basilicum L.) (Art. 170 pesquisa) Ciências Agrárias.
Jair Juarez João(PQ), Leilane Cândido Delfino (IC).
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE MULLACA (Physalis angulata) - (Art 170) - Produção Vegetal. Autores:¹Halan Alves.
ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL I:
ENRAIZAMENTO EX VITRO E ACLIIMATAÇÃO DE PORTA- ENXERTOS DE MACIEIRA COM INTERESSE ECONÔNOMICO PARA SANTA CATARINA. Ciências Agronômicas. Prof. MSc. Celso.
Porcentagem de água contida no óleo
Efeito de Produtos Biológicos em testes de campo visando o controle de agentes causadores de doenças e melhoria da qualidade da germinação. DILE PONTAROLO.
Introdução e Objetivo Os ácidos orgânicos de pequena massa molecular são reconhecidamente aceleradores do intemperismo de rochas e minerais, todavia, pouco.
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE ÉSTERES ALQUÍLICOS A PARTIR DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO ALCÓXIDOS. Caroline Pacheco Garcia e Dra Rachel Feverzani.
AGROBIOTECNOLOGIA: MULTIPLICAÇÃO IN VITRO
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
. ESTUDOS SOBRE A CULTURA DE TECIDOS MARACUJAZEIRO AMARELO (Passiflora edulis F. Flavicarpa DEG.) (Art. 170 pesquisa) Ciências Agrárias Bernardo Scarabelot.
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
Teste de sombreamento na produção de Melissa (Melissa officinallis). BENEDET, B.M.¹ ; PLÁ, G. P.² 1 Acadêmica do curso de Agronomia da Unisul e bolsista.
Biocontrole in vitro da podridão parda (Monilinia fructicola) com extratos de plantas medicinais Letícia Reis, Pollyana Hammerschmidt Almeida, Gabriela.
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Departamento.
Agroecologia e Manejo do Café em SAF INTRODUÇÃO Em confronto ao modelo inconsciente do setor agrário de produção brasileiro, caracterizado pelo agronegócio,
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Projeto Herbário 8º ano – Colégio Simon
Estimação Profa Ana Clara Guedes. Introdução O propósito de um estudo estatístico costuma ser a extração de conclusões acerca da natureza de uma população.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Avaliação da Qualidade de amostras de Guaco (Mikania glomerata) obtidas do comércio de Tubarão – SC, Ciências da Saúde, Farmácia. TEZZA, Denise Ferraz*;
INFLUÊNCIA DE REGULADORES DE CRESCIMENTO NA MULTIPLICAÇÃO “IN VITRO” DE ARTEMISIA (ARTEMISIA ANNUA) (PUIP) Ciências A grárias Gilmar Pezzopane Plá e Eulinor.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Avaliação das transformações paleoambientais e culturais a partir de estudos antracológicos em sítios arqueológicos do litoral e encosta. Ciências Agrárias.
DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA CONTENDO ÓLEO DA Copaifera sp. PARA O COMBATE ÀS LARVAS DO MOSQUITO Aedes aegypti. Farmácia. Mariane.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse.
A BIOTECNOLOGIA E O DOSEAMENTO DE SUSPENSÕES CELULARES NA CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS. (PUIC ) Ciências A grárias Gilmar Pezzopane Plá, Elisa Sorato Catâneo,
Modelar um inventario do ciclo de vida de um produto em uma pequena empresa de negócio.. (PUIP), Ciências Exatas e da Terra Ivete de Fátima Rossato, Dra.
PROTOCOLOS INICIAIS PARA MICROPROPAGAÇÃO DE MANJERICÃO (Ocimum basilicum L.) Benedet, B.M.¹ ; De Pieri, C. M.¹ ; PLÁ, G. P.² 1 Acadêmica do curso de Agronomia.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Teste de sombreamento na produção de Melissa (Melissa officinallis). Ciências Agrárias BENEDET, B.M.¹ ; PLÁ, G. P.² 1Acadêmica do curso de Agronomia da Unisul e bolsista do PIBIC. bruna.benedet@unisul.br 2 Engº Agrº Dr. Orientador, Agronomia, Campus Tubarão. gilmar,pla@unisul.br Introdução Na produção de plantas medicinais, a luminosidade solar é um aspecto que influencia tanto na área cultivada como na produção de metabólitos pela planta e na utilização destes na elaboração de princípios ativos. Melissa oficinallis (Lam.) DC., popularmente chamada de melissa ou erva cidreira verdadeira, é uma medicinal, pertencente à família Lamiaceae é de uso freqüentemente na medicina popular, além de ser utilizada na culinária e ornamentação. Suas folhas são utilizadas como chá, como digestivo, calmante, no combate a dores de cabeça, enxaquecas, gases e cólicas intestinais, infecções virais, além de facilitar a menstruação. Também pode ser usado como pasta ou creme como repelente. Devido à importância desta planta, justifica-se a aplicação de sombreamento para sabermos qual a melhor condição para produção de princípio ativo. Objetivos Avaliar a influência de diferentes tipos de sombreamento sobre plantas de Melissa (Melissa officinallis), buscando assim as que obtiverem o melhor resultado, no que diz respeito à produção de princípio ativo. Metodologia O teste de sombreamento realizou-se durante o verão, onde as plantas foram cultivadas sob Sombrite 50%, 70% e também a pleno sol (Gráfico 2 e Figura 1). As plantas resultantes deste experimento foram submetidas a extração do princípio ativo O processo de extração, foi realizado com as folhas da Melissa (Melissa officinalis) para testar quais os princípios ativos estavam presentes nas plantas. Além do citronelal o princípio que mais se destacou foi o Ácido Rosmarínico. O método que foi utilizado para a determinação do ácido Rosmarínico foi através do HPTLC. Primeiro foi feito uma maceração de 1 g de planta e colocado de 10 à 30 ml de Metanol, ficando de 2 à 4 horas no ultra-som. Porém a planta ainda continua extraindo o princípio ativo, por isso não estabilizou. Devido este fato, foi feita a análise extraindo o óleo através de refluxo, o qual é feito através de 0,5 g de planta cortada em pedaços pequenos, colocados em um balão com 20 ml de Metanol durante 1 hora. Este procedimento foi realizado com as plantas obtidas dos experimentos, 50% de sombreamento e 70% de sombreamento, sendo feito em triplicata. Ao fim do processo o conteúdo dos balões foi filtrado e completado com Metanol para conter 25 ml de substância. Este óleo essencial foi submetido ao HPTLC, que através de padrões do princípio Ácido Rosmarínico, indicou através de comparações a quantidade de Ácido Rosmarínico presente em cada teste. Bibliografia SCHEFFER, M. et al. Conservação de recursos genéticos de plantas medicinais. Curitiba: Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná, 2000. MING LC. 1994. Estudo e pesquisa de plantas medicinais na agronomia. Horticultura Brasileira 12: 3-9 Resultados A análise que mostrou melhor resultado foi o teste com 70% de sombreamento com 0,89%, e o teste com 50% rendeu 0,76% de ácido rosmarínico. Com estes resultados podemos afirmar que tanto o crescimento das plantas quanto a porcentagem de princípio ativo se mostrou mais relevante no experimento com 70% de sombreamento (Gráfico 1). Representando assim que a produção de melissa para produção de óleo, deve ser incentivada em locais com sombreamento. Gráfico 1:Relação porcentagem de Ácido Rosmarínico/sombreamento Gráfico 2: Relação número de plantas de melissa durante o ciclo de desenvolvimento desta. Figura 1 : Experimento de sombreamento com melissa.