Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +

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Transcrição da apresentação:

Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado + matemática + inclusão digital

O que é Programa de formação de educadores que articula: metodologias de ensino (sequência didáticas e projetos temáticos) e tecnologias da informação e da comunicação (TIC), para desenvolver conteúdos curriculares (língua portuguesa e matemática). Objetivo geral Contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em habilidades e conteúdos da língua portuguesa e da matemática.

Conteúdos e habilidades Língua portuguesa: Gênero: textos jornalísticos de vulgarização científica: Notícia Infografia Matéria jornalística Ensaio Habilidades: Compreensão de textos (leitura); Tema e progressão temática (leitura e produção de textos); Coesão e coerência textuais (leitura e produção de textos). Matemática: Eixo: grandezas e medidas Habilidades: Estimar, Resolver problemas Operar com unidades de medidas envolvendo grandezas diversas.

Temas A água, o ciclo da água e sua importância no desenvolvimento humano e natural; A higiene e a saúde: prevenindo e tratando as doenças; O corpo humano e o desenvolvimento físico; Os bichos.

Estratégias propostas aos educadores O trabalho por temas; Situações-problema; Visitas e entrevistas; Comunicação virtual. Recursos utilizados Computador e internet; Acervos de livros literários.

Pólos de Formação dos educadores 1. Pólo Uberlândia Uberlândia Itumbiara Ituiutaba 2. Pólo Uberaba Uberaba Patos de Minas Pará de Minas 3. Pólo Ribeirão Preto Ribeirão Preto Franca 4. Pólo Balsas Balsas 5. Pólo Porto Franco Porto Franco

Comitês de Voluntariado Balsas Engeset Franca Ituiutaba Itumbiara Pará de Minas Patos de Minas Porto Franco Ribeirão Preto Uberaba Uberlândia: Algar Agro Algar Aviation Algar Mídia Algar Segurança Algar Tecnologia Algar Telecom

Público-meio: Público-alvo: Educadores do Ensino Fundamental: Professor de 4º ou 5º anos Laboratoristas Coordenador pedagógico e diretores das escolas Técnico da secretaria de educação / superintendência de ensino Associados das empresas Algar Público-alvo: Alunos do 4º e do 5º anos das escolas envolvidas.

Participantes - Sudeste Formação presencial de educadores 4 vagas por escola, sendo pelos menos 2 professores 2 técnicos de secretaria por cidade Formação a distância de educadores (videoconferência) 4 vagas por escola: 1 representante do grupo de professores, o diretor, o coordenador pedagógico e o laboratorista; 2 técnicos de Secretaria Municipal de Educação/Superintendência Regional de Ensino. Formação presencial de Líderes Sociais 1 pólo, para todo o grupo de Líderes Sociais

Participantes – Balsas (MA) Formação de educadores 2 vagas por escola, exclusivas para professores. técnicos de secretaria Reuniões com gestores Diretor, coordenador pedagógico e laboratorista 2 técnicos de Secretaria Municipal de Educação/Superintendência Regional de Ensino. Formação presencial de Líderes Sociais Formação para a Líder Social

Participantes – Porto Franco (MA) Formação de educadores 3 vagas por escola, exclusivas para professores; técnicos de secretaria Reuniões com gestores Diretor, coordenador pedagógico e laboratorista (se houver) 2 técnicos de Secretaria Municipal de Educação/Superintendência Regional de Ensino. Formação presencial de Líderes Sociais Formação para a Líder Social

Abrangência geral 109 instituições: - 13 Secretarias de Educação - 16 Comitês de Voluntariado - 80 escolas Maranhão – Educadores e gestores Balsas Porto Franco Participantes formação de educadores 50 53 Participantes formação de gestores 72 51

Presenciais + virtuais Participantes presenciais Abrangência Sudeste – Educadores e gestores Cidade Escolas Participantes Presenciais + virtuais Participantes presenciais Franca 6 44 26 Ribeirão Preto 8 58 34 Uberaba Pará de Minas 2 16 10 Patos de Minas Ituiutaba 3 23 14 Itumbiara Uberlândia 7 a 10 72 42

Formação do Programa

Pólos Uberlândia, Uberaba e Ribeirão Preto Seminário Inicial: apresentação do programa/assinatura de termos de compromisso Avaliação inicial - Diagnóstico 1o Encontro EDUCADORES 2º Encontro EDUCADORES 10 Reuniões e seminários via videoconferência ao longo do ano GESTORES e EDUCADORES Avaliação final de aprendizagem Seminário Final Análise de Produções dos Participantes

Resumo da formação do Programa Pólos Uberlândia, Uberaba e Ribeirão Preto 2 seminários (inicial e final) – 8 horas 2 encontros de formação de educadores – 32 horas em 3 pólos 2 reuniões de assessoria aos líderes – 8 horas 10 reuniões virtuais – 2 horas cada uma – 20 horas anuais

Pólos Balsas e Porto Franco Seminário Inicial: apresentação do projeto/assinatura de termos de compromisso Avaliação inicial - Diagnóstico 1º Encontro GESTORES 1o Encontro EDUCADORES 2º Encontro GESTORES 2º Encontro EDUCADORES Avaliação final de aprendizagem Seminário Final Análise de Produções dos Participantes

Resumo da formação do Programa Pólos Balsas e Porto Franco 2 seminários (inicial e final) – 8 horas 4 reuniões de gestores (diretores das escolas e técnicos das secretaria / superintendência) – 8 horas 2 encontros de formação de educadores (professores) – 32 horas

Metodologia Projeto Temático Seqüência Seqüência Didática Didática

Currículo da formação em 2010 Formação presencial Em língua portuguesa Coesão e coerência Tema e progressão temática Em matemática Metodologia de resolução de problemas Formação a distância Acompanhamento do programa Avaliação de aprendizagem dos alunos Divulgação do conteúdo das pautas Seminários virtuais Aprofundamento dos conceitos da formação presencial Seminários regionais (conduzidos a cargo e a critério das secretarias) Temas dos projetos temáticos

Avaliação diagnóstica dos alunos Deverá ser realizada a cargo das escolas que optarem por adesão parcial ou integral ao Programa. As habilidades avaliadas serão: Na língua portuguesa: Compreensão Tema e progressão temática Coesão e Coerência Na matemática: Grandezas e medidas A elaboração das provas e a orientação da aplicação ficará a cargo da assessoria educacional.

Resultados esperados Presença das atividades na sala de aula Níveis de participação possíveis: Pontual – Execução de todas atividades de sala de aula propostas nos encontros de formação. Parcial – ação do pontual+ um projeto temático ou uma sequência didática inteira. Integral – ações do parcial+ execução de um conjunto articulado de projeto temático + sequências didáticas. Gestão Gerenciamento da execução das atividades de sala de aula.

Responsabilidades Responsabilidades da Algar: Formação, acompanhamento e avaliação do programa nas escolas Material para a formação Hospedagem dos educadores participantes que são de outras cidades Alimentação para educadores durante os módulos de formação Responsabilidades da secretaria/superintendência: Liberação dos professores para a formação Transporte para os professores da cidade deles até a cidade de formação Alocação de dois técnicos de secretaria para acompanhamento do programa.

Obrigada! www.institutoalgar.org.br