ANÁLISE E SÍNTESE DE TEXTOS

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Transcrição da apresentação:

ANÁLISE E SÍNTESE DE TEXTOS Professora Angelica Rocha de Freitas Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico

Análise de texto Analisar = estudar, decompor, dissecar, dividir, interpretar Processo de conhecimento de determinada realidade – exame sistemático dos elementos / estudo extenso de uma obra ou parte dela, desintegrando-a, separando elementos e partes que a compõe = “chave do autor”

idéia-chave geral conjunto de idéias específicas Análise de texto Análise = fracionamento do material em suas partes constitutivas / determinação das relações que prevalecem entre tais partes e compreensão da organização – maneira hierárquica Condução à crítica Analisar = decompor em partes / observar os componentes de um conjunto e perceber suas possíveis relações idéia-chave geral conjunto de idéias específicas

Análise de texto Finalidades aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto; reconhecer a organização e estrutura de uma obra ou texto; interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos, vocabulários; chegar a níveis mais profundos de compreensão; reconhecer o valor do material, separando o importante do secundário ou acessório; desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas; encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; perceber como as idéias se relacionam; identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

Análise de texto Procedimento ESCOLHA DA OBRA OU TEXTO leitura integral nova leitura esclarecimento de dúvidas releitura assinalada fontes secundárias procura da idéia principal ou palavra-chave   comparação entre idéias (diferenças/semelhanças) ordem hierárquica INTERPRETAÇÃO DE IDÉIAS

Análise de texto Tipos de análise identificação e classificação dos elementos: fragmentação do material em suas partes constitutivas explicitação das relações entre tais elementos: verificação de suas conexões e interações reconhecimento dos princípios de organização: tendo em vista sua dis­posição e estrutura

Análise de texto Análise dos elementos: elementos básicos – compreensão Modo explícito ou implícito Observar: referências bibliográficas, credenciais do autor; tema, problemas, hipóteses e metodologia que, às vezes, são explicitados na introdução; estrutura do plano de trabalho ou texto; vocabulário, estilo, forma; fatos históricos, fenômenos, acontecimentos etc.; modelo teórico, doutrina, teorias; idéias principais e secundárias; afirmações de fato e normativas, juízos de valor; conclusões ou afirmações

Análise de texto Análise das relações: encontrar as principais relações e conexões Relações: hipóteses e provas, hipóte­ses e conclusões, conclusões e as provas e, categorias de provas apresentadas Verificação de coerência em relação aos elementos, entre diferentes partes do texto e entre elas e a idéia central As relações podem ser encontradas entre: idéias secundárias; fatos específicos que confirmam uma opinião; pressupostos básicos de uma tese ou reflexão sobre a qual se apóia; hipóteses e dados coletados; elementos de causa e efeito; elementos de argumentação e as afirmações pertinentes ou não; as hipóteses e as falácias de raciocínio; causas e detalhes importantes ou não de um relatório

obstáculo: raramente o autor indica o sistema de organização Análise de texto Análise da estrutura: análise das partes de um todo e suas relações (mais complexa) Estática: sucessão de fenômenos preestabelecidos: novela, um livro de história, etc. Enumeração dos elementos básicos, descrição das relações e análise do processo que as originou Dinâmica: geradora de um processo: trabalhos de ciências sociais. Enume­rar partes básicas e descrever seu funcionamento e finali­dade obstáculo: raramente o autor indica o sistema de organização

Análise de texto IMPORTÂNCIA = compreender, analisar e reconhecer o valor do texto Para se verificar a estrutura de um texto devem-se analisar: os materiais e a maneira de trabalhar em relação aos elementos e à distri­buição dos mesmos; a forma e o esquema das diferentes obras, objetivando entender seu signi­ficado; a intenção do autor, seu modo de pensar; os conceitos adotados pelo autor; as técnicas de manipulação de opinião; a posição tomada pelo autor

Análise de texto Outros tipos de Análise Análise Textual: levantamento de elementos do texto (credenciais do autor, metodologia, estilo, vo­ cabulário, fatos, autores e doutrinas) Análise Temática: apreensão do conteúdo (idéias, problemas, tema, raciocínio e argumentação. Importante: resumos e organogramas

Análise de texto Análise Interpretativa: a mais difícil de todas. Apresenta dois aspectos: 1. interpretação ou explicitação da posição filosófica, influências, concepções e associações de idéias expostas pelo autor 2. crítica ou avaliação, julgamento do conteúdo e discussão Problematização: levantamento dos problemas e discussão Síntese Pessoal: reunião dos elementos de um todo, após reflexão

Análise de texto Roteiro de Análise Fontes e Bibliografia: levantamento de fontes utilizadas pelo autor, bibliografia (completa ou sumária), documentação (fontes primárias ou secundárias), pesquisa de campo ou de laboratório Aspecto Metodológico: verificação da metodologia empregada Dificuldades: relação das dificuldades apresentadas pelo autor

Análise de texto Reflexão Crítica: abrangendo os seguintes itens: - análise e interpretação do conteúdo (tema, idéias, problemas, raciocínio) - julgamento do texto em relação às circunstâncias culturais, econômicas, sociais, históricas, filosóficas e outras - verificação da validade e coerência da argumentação: originalidade, pro­fundidade da análise e objetividade no tratamento do tema - análise e interpretação dos tipos de relações e os princípios de organi­zação (estrutura) do texto - apreciação e julgamento das idéias defendidas e das conclusões a que o autor chegou Sugestões Temáticas: levantadas pelo leitor

Análise de texto Análise de Conteúdo e Documental Conteúdo: trabalha a palavra, significações (conteúdo), sua forma e a distribuição desses conteúdos. Lida com mensagens (comunicação) e tem como objetivo principal sua manipulação (conteúdo e expressão) Documental: conjunto de operações visando repre­ sentar o conteúdo de um documento de forma diferente. Trabalha com documentos e se faz, principalmente, por classificações-indexação. Seu objetivo consiste na reapresentação condensada da informação

Síntese Exposição abreviada de acontecimentos, das ca­racterísticas gerais de alguma coisa = visão global Reúne elementos concretos ou abstratos em um todo SIMPLES GERAL

Síntese Separação das diferentes partes constituintes de um todo ou exame de cada parte = conhecer natureza, proposições, funções e relações Salvador (1980) = "etapa final do processo criador de idéias". Permite conhecer as relações determinantes da unidade do objeto de estudo Apresentação concisa do conteúdo = visando esclarecer sobre a conveniência de consultar o texto integral

Síntese Para Galliano (1979) = "um processo lógico de reconstrução ou recom­posição por meio de seus elementos. Sua ação é naturalmente complementar à análise". Conhecer algo não quer dizer conhecimento de suas partes, mas de sua totalidade Compreende: apreensão, preparação, incubação, iluminação e verificação (síntese)

Síntese Pode ser: a) Ordenada: quando todas as soluções encontradas vão do mais simples ao mais geral e vice-versa; de modo ascendente ou descendente b) Coordenada: quando as idéias dominantes se sucedem em ordem lógica, formando uma hierarquia de proposições dominantes c) Subordinada: quando integra soluções partindo de idéias secundárias até os detalhes Coordenação e subordinação = idéias dominantes em primeiro lugar, seguidas das subordinadas até as mais insignificantes

Dedução = particular geral Síntese Tipos de síntese Experimental: aplicada aos fatos concretos, materiais ou imateriais Racional: aborda fatos abstratos, ou seja, conceitos, idéias etc., parte do simples, paulatinamente, para alcançar a conclusão Dedução = particular geral

Síntese Regra da síntese Leite (2000) = "conduzir os pensamentos por or­ dem, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para ir pouco a pouco, gradualmente, até os conhecimentos mais complexos, supondo que haja uma ordem entre os objetos que não procedem naturalmente uns dos outros". Na síntese, analisa-se paulatinamente objetos mais simples até se atingir os mais complexos, ou seja, decompõem-se as dificuldades no maior número possível de partes

Síntese Regra da síntese A síntese = mais simples para os menos simples Análise = mais complexos para os menos complexos. Enquanto a análise propicia um co­ nhecimento mais profundo do objeto de estudo, é por meio da síntese que o conhecimento se completa Síntese e análise = processos inversos A síntese e a análise racionais = aplicáveis a fatos abstratos, como os concei­tos de idéias muito gerais

Os dois processos – análise e síntese – são essenciais no trabalho científico, porque se completam