PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formação em ação Segundo Semestre..
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Etapas de uma Sequência Didática
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
2º encontro – Professores Maio de 2012
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sequência Didática.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Programa Ler e Escrever
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Planejamento - Professor
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Cristiane Jonas Francisconi
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Método de Ensino.
A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem. Produção – planejamento de ensino. Considerar o conhecimento técnico, especificidade da área, diagnóstico,situações de aprendizagem e verificação dos avanços. Dificuldades encontradas- redimensionar o planejamento. Plano de aula- componente curricular- currículo da escola.

PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Conjunto de saberes Informações,pesquisas,produção literária- ato de estudar- planejamento das aulas. Possibilitar aos alunos,especificidade da área, a leitura e a compreensão de mundo- inserção a sociedade- qualidade de vida.

PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Representa a organização e a análise do trabalho no processo. Importante fator para ter êxito no processo ensino-aprendizagem.

PASSOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA ATIVIDADE Conhecer as dimensões e implicações acerca da especificidade da área – movimento humano. Organizar didática e hierarquicamente – saberes escolares- compreendidos pelos alunos- conceitos,atitudes e procedimentos. Selecionar os conteúdos – categorias da cultura de movimento.

PASSOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA ATIVIDADE Conhecer o processo de desenvolvimento motor humano- propor atividades –possibilidades de respostas dos alunos. Conhecer e compreender o processo de aprendizagem- conceitos e atitudes pelo ser humano- desenvolvimento. Planificar as informações num procedimento metodológico – finalidades educacionais.

PASSOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA ATIVIDADE Utilizar dados e respostas apresentados nas atividades- indicadores –estratégias para novos planejamentos. Promover a prática motora nas diversas categorias de movimento, respeitando as possibilidades do aluno e suas aprendizagens- criação de hábitos – vida ativa e saudável.

PENSANDO NO PLANO DE AULA Clareza de informações – assunto a ser tratado. Professor na posição inversa- o que aprendo nessa aula? Saber escolar- juntos trocando idéias, elaborando explicações,resolvendo problemas motores e construindo conhecimento. Toda aula tem uma intencionalidade-processo.

PENSANDO NO PLANO DE AULA Função do histórico do trabalho em Educação Física –Rede Pública Estadual de SP. Destaca-se um planejamento que contempla os aspectos a seguir( também E.T.I.)

ROTEIRO PARA AULA Tema:pense a respeito de qual categoria da cultura de movimento. Sutema:refletir a respeito de qual aspecto da categoria selecionada. Conceito: o que vai trabalhar específico da área, determinado aspecto da prática. Enfoque do conceito: olhar do professor quer proporcionar,aos alunos, sobre determinado conceito.O que quer ensinar e o que o aluno pode aprender.

ROTEIRO PARA AULA 5.Problematização: momento de conversa com alunos,interatividade entre as pessoas, levantamento de conhecimentos prévios acerca do conceito a ser desenvolvido.Acontece em dois momentos: antes da atividade prática e após a atividade prática ( I- Levantamento e II- Reflexão)- levar a construção do saber.

ROTEIRO PARA AULA 6.Descrição da Atividade: configura-se como o contato com uma construção simples que apresenta no papel as idéias que vieram à mente de quem elaborou ( material,organização de espaço,organização dos alunos e desenvolvimento da atividade).

ROTEIRO PARA AULA 7. Problematização II(reflexão). 8. Destaques: pontos fundamentais que norteiam o professor á vivência prática- sucesso do caminho percorrido. 9. Sistematização da aprendizagem(registro): sistematizar o que aprendeu em diferentes linguagens,apresentando a apropriação do conceito,atitude ou de um procedimento. Trabalhado. Momento em que professor/aluno chegam ao sucesso da aprendizagem utilizando –se de diferentes instrumentos para a avaliação