Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Aprendizagem Significativa
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Mapa Conceitual.
Trabalho de conclusão de curso
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Planejamento de Ensino
SILVANA BERBEL FERNANDES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
Por que o jornal na escola?
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Experimentação Teóricos e conceituais Sociológicos, políticos, etc. É a prática? É o espetáculo? ilustra teorias? Demonstração ou verificação dos fatos?
Universidade Federal de Alagoas
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE QUÍMICA “O QUE O ALUNO PRECISA SABER” Liselena Farias Terek PCNP de Química Diretoria de Caieiras 20/05/2016.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes Currículo – Estratégia e Metodologia de Ensino em Ciências PCNP- Prof. Ms. Jussara B. Alves Maio/2013

Objetivos Instrumentar o professor no uso da metodologia científica em sala de aula; Trabalhar mapa conceitual; Construir mapa conceitual; Método científico e a importância em desenvolver essa habilidade nos alunos.

Mapa conceitual Os mapas conceituais podem ser utilizados como uma estratégia de estudo já que, inclusive na sua confecção, o aluno tem acesso ao conteúdo e pode administrá-lo da forma que achar mais coerente. Com as informações em mãos, ele deverá julgar o que é mais ou menos importante para a realização do trabalho, levando em consideração que tipo de conhecimento que se quer representar. Semelhante aos diagramas, os mapas conceituais, ligam conceitos e descrições por meio de palavras-chave sobre um mesmo tema. São construídos constituindo uma forma hierárquica, ou seja, do mais abrangente conceito, seguido por um intermediário, até o mais restrito e é, sobretudo, uma poderosa ferramenta para diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

Estratégias de estudos Pesquisas Educacionais Mapas Conceituais Permitem utilizar Estratégias de estudos Pesquisas Educacionais Estratégias de apresentação de itens curriculares Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar

Mapas Conceituais Para os Professores Possibilitar a avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando Para os Professores Tornar claro os conceitos difíceis Atentar aos conceitos chaves e às relações entre eles Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino Visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações Reforçar a compreensão e aprendizagem dos alunos transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos

Pensar, observar, estudar, investigar, fazer experiências e concluir MAPA CONCEITUAL são por Conhecimentos curiosos nas Estudos dos Descobrir as Observações Soluções/ Hipóteses Leva ao Para os Pensar, observar, estudar, investigar, fazer experiências e concluir Problemas Leva ao

Bibliografia AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: Aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU - Temas Básicos de educação e ensino, 1995. KAWASAKI, Evelise I. FERNANDES, Clóvis T. Modelos para Projeto de Cursos Hipermídia. Tese de Mestrado, Divisão de Ciência da Computação, Instituto Tecnológico da Aeronáutica. São José dos Campos, 1996. Bachelard, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996, pg18.

Também é importante ter em conta que os problemas podem ser de naturezas diferentes, teóricos ou experimentais. E que, tão importante quanto resolvê-los, é saber formulá-los. Ou seja, quer diante de situações práticas ou de desafios teóricos, saber elaborar perguntas é fundamental para encontrar soluções. A esse respeito, Bachelard afirma: “...Em primeiro lugar, é preciso saber formular problemas. E, digam o que disserem, na vida científica os problemas não se formulam de modo espontâneo. É justamente esse sentido do problema que caracteriza o verdadeiro espírito científico. Para o espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. Nada é evidente. Nada é gratuito. Tudo é construído.” (BACHELARD, 1996, p. 18).

Conhecimento no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular. http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento