Educação Especial Aula 7

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Atividades Físicas Adaptadas `as Necessidades Especiais
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Adequações/Adptações Curriculares
um desafio contemporâneo
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Lideranças nas organizações educativas
Educação no contexto do Trabalho
Pederneiras- São Paulo
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Tecnologia e Educação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Escola Municipal Professoras:
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
REGISTROS.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
História nas atuais propostas curriculares
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Conferência Municipal de Educação
Inclusão que bicho é esse?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Educação Especial Aula 9
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Deficiência Mental Leve
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Por uma educação de qualidade
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
O computador como Meio e como Fim...
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
SHEILA DE QUADROS UZÊDA Doutoranda em Educação pela UFBA
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA.
O papel pedagógico do órgão gestor
PCN – Ed. Especial Parâmetros Curriculares Nacionais
Termo de Terminalidade
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

Educação Especial Aula 7 Gabriela Maffei Moreira Malagolli

Adaptações curriculares ou tecnologias assistivas www.cnotinfor.pt Escola no contexto de inclusão. Necessidades educacionais especiais. Currículo escolar. Adaptações curriculares; tecnologias assistivas. Processos de avaliação e promoção.

Escola no contexto de inclusão Pessoa com deficiência = direito à educação. Acesso à matrícula. Apropriação do saber e do conhecimento.

Secretarias de Ensino Fundamental Adaptações na escola Secretarias de Ensino Fundamental e de Educação Especial. Requer sistema educacional diferente. Implica a inserção de todos. Sistemas educacionais planejados e organizados.

Secretarias de Ensino Fundamental Adaptações na escola Secretarias de Ensino Fundamental e de Educação Especial. Atender à diversidade dos alunos. Oferecer respostas adequadas às suas características e necessidades.

Investimentos Formação de professores. Demais profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional). Metodologia. Materiais didáticos. Adaptação do espaço físico. Escola = transformação do projeto político pedagógico. www.cnotinfor.pt

Necessidades educacionais especiais Atender as necessidades de aprendizagem de cada aluno. Interesses e motivações. Capacidades intelectuais e dos seus conhecimentos. http://www.cnotinfor.pt

Necessidades educacionais especiais crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas; deficiência e bem dotadas; trabalhadoras ou que vivem nas ruas; de populações distantes ou nômades; de minorias linguísticas, étnicas ou culturais; de grupos desfavorecidos ou marginalizados.

Necessidades educacionais versus Fracasso escolar Esforços da Educação Especial Interatividade versus Relatividade

  Currículo escolar Projeto político pedagógico. Execução e as finalidades das atividades escolares. O quê, quando e como ensinar e avaliar? Define a prática escolar. Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Adaptações curriculares Possibilidades para viabilizar o processo de aprendizagem. Organizativas. Objetivos e conteúdos. Avaliativas. Procedimentos didáticos. Temporalidade. www.acessibilidade.net

Organizativas Agrupamentos de alunos. Organização didática da aula. Organização dos períodos para a realização das atividades.

Objetivos e conteúdos Capacidades e habilidades básicas de atenção. Participação e adaptabilidade do aluno. Sequenciação pormenorizada. Reforço da aprendizagem. Eliminação de conteúdos menos relevantes. www.acessibilidade.net

Avaliativas: técnicas; instrumentos Avaliativas: técnicas; instrumentos. Procedimentos didáticos: alteração de métodos e sugestão de atividades; recursos de apoio; adaptações de materiais. www.acessibilidade.net

Temporalidade Alteração no tempo destinado para a realização das atividades. Alteração no período programado para alcançar determinados objetivos.

Referência Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares/ Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC/ SEF/SEESP, 1998.

Educação Especial Atividade 7 Gabriela Maffei Moreira Malagolli

Reflexão Quais investimentos são necessários para a eficácia do uso de tecnologias assistivas nas escolas? Formação de professores e demais profissionais. Metodologia. Materiais didáticos. Adaptação do espaço físico. Transformação do projeto político pedagógico.