Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Uma experiência de Formação Transdisciplinar
Fundação Roberto Marinho
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Material Didático Digital Modalidades de Ensino
DPW > Apresentação da Disciplina Pimentel1 / 7UNIRIO, 4 Março 2008 Apresentação da Disciplina DPW – Desenvolvimento de Páginas Web Pimentel
Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 ferramenta para entrevistas Baseado no trabalho.
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
TIAE: um exemplo de disciplina para Educação a Distância
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Sala de Aula Virtual para Professores
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Curso de Docência Universitária
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
ALEXANDRA ALINE VERA.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
Informações sobre o Teleduc
Atividades.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 15 Prêmio Br TIC, Brasília, Nov 2006 Prof. D.Sc. Mariano Pimentel.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Ferramentas de comunicação
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Investigating the assessment of learners’ participation in asynchronous conference of an online course Mariano Pimentel Tatiana Escovedo Hugo Fuks Carlos.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Introdução ao Groupware e ao CSCW
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA EM BIOMEDICINA Renato M.E. Sabbatini, PhD e Silvia Helena Cardoso, PhD.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração ComunicaTEC Pimentel1 / 12 UNIRIO, Prof. Dr. Pimentel
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Prof. Dr. Pimentel ComunicaTEC Tecnologias de Comunicação
Transcrição da apresentação:

Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel pimentel@uniriotec.br http://www.uniriotec.br/~pimentel http://groupware.les.inf.puc-rio.br Pimentel 1 / 5

Projeto de pesquisa Objetivos: investigar o uso e promover o desenvolvimento de tecnologias de comunicação para Educação e Colaboração Objetos: Ferramentas de comunicação: correio-eletrônico (email), fórum, lista de discussão, blog, bate-papo (chat), videoconferência, mensagem-instantânea (messenger), VoIP (comunicação de voz pela Internet) Técnicas de trabalho em grupo: brainstorming, entrevista, workshop, storyboarding, roleplaying (p/ elicitação de requisitos [RUP]) seminário, debate, júri pedagógico, grupos de estudo (p/ educação online) Questões: Como desenvolver uma ferramenta de comunicação para a realização de uma técnica de trabalho em grupo? Como adequar uma técnica de trabalho em grupo para ser realizada através de uma ferramenta? Pimentel 2 / 5

Modelos Modelo de Trabalho Modelo 3C de Colaboração baseado na Teoria de Atividades (Nardi, 2002) Modelo 3C de Colaboração baseado no artigo de Ellis (1991) Pimentel 3 / 5

Método de pesquisa Estratégia: Dados e procedimentos de análise: São investigados os problemas que ocorrem com o uso de uma ferramenta na aplicação de uma técnica Visando resolver os problemas identificados, desenvolve-se uma nova versão da ferramenta ou, ocasionalmente, uma adequação da técnica Um novo estudo de caso é executado para realimentar a pesquisa e o desenvolvimento Dados e procedimentos de análise: Entrevistas com perguntas abertas (investigação exploratória) Análise do discurso sobre os registros da comunicação (artefatos) Análise da execução do processo: vídeos do uso da ferramenta com análise por métodos de IHC Pimentel 4 / 5

Tópicos para aprofundamento-apresentação Ferramentas de comunicação na Educação a Distância: TIAE, um exemplo de curso online Estudos de Caso: “Entrevist@” (ferramenta para entrevistas) “Conferências” do AulaNet (fórum) “Debate” do AulaNet (chat) Entrevist@ Conferências Debate Pimentel 5 / 5