Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel pimentel@uniriotec.br http://www.uniriotec.br/~pimentel http://groupware.les.inf.puc-rio.br Pimentel 1 / 5
Projeto de pesquisa Objetivos: investigar o uso e promover o desenvolvimento de tecnologias de comunicação para Educação e Colaboração Objetos: Ferramentas de comunicação: correio-eletrônico (email), fórum, lista de discussão, blog, bate-papo (chat), videoconferência, mensagem-instantânea (messenger), VoIP (comunicação de voz pela Internet) Técnicas de trabalho em grupo: brainstorming, entrevista, workshop, storyboarding, roleplaying (p/ elicitação de requisitos [RUP]) seminário, debate, júri pedagógico, grupos de estudo (p/ educação online) Questões: Como desenvolver uma ferramenta de comunicação para a realização de uma técnica de trabalho em grupo? Como adequar uma técnica de trabalho em grupo para ser realizada através de uma ferramenta? Pimentel 2 / 5
Modelos Modelo de Trabalho Modelo 3C de Colaboração baseado na Teoria de Atividades (Nardi, 2002) Modelo 3C de Colaboração baseado no artigo de Ellis (1991) Pimentel 3 / 5
Método de pesquisa Estratégia: Dados e procedimentos de análise: São investigados os problemas que ocorrem com o uso de uma ferramenta na aplicação de uma técnica Visando resolver os problemas identificados, desenvolve-se uma nova versão da ferramenta ou, ocasionalmente, uma adequação da técnica Um novo estudo de caso é executado para realimentar a pesquisa e o desenvolvimento Dados e procedimentos de análise: Entrevistas com perguntas abertas (investigação exploratória) Análise do discurso sobre os registros da comunicação (artefatos) Análise da execução do processo: vídeos do uso da ferramenta com análise por métodos de IHC Pimentel 4 / 5
Tópicos para aprofundamento-apresentação Ferramentas de comunicação na Educação a Distância: TIAE, um exemplo de curso online Estudos de Caso: “Entrevist@” (ferramenta para entrevistas) “Conferências” do AulaNet (fórum) “Debate” do AulaNet (chat) Entrevist@ Conferências Debate Pimentel 5 / 5