PSEUDOTÍNEA AMIANTÁCEA: estudo de 7 casos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fraturas do Colo do Fêmur
Advertisements

CASUÍSTICA DE ESTENOSE URETRAL DA SANTA CASA DE SÃO PAULO ROMERO F. R
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
PITIOSE NASAL EM EQUINO : RELATO DE CASO RESULTADOS E DISCUSSÃO
DERMATITE SEBORRÉICA 1º TEN. BM ALESSANDRA LEVY
Estudo de coorte retrospectivo
Micoses Superficiais.
Perfil das mulheres em uma unidade de diagnóstico complementar de pequeno porte na cidade do Rio de Janeiro sobre HPV MARTINS, Keitt¹ RESULTADOS INTRODUÇÃO.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Acroceratoelastoidose de ocorrência familial
Estudos longitudinais
Estudos transversais Dr Hermano Alexandre Mestre em Saúde Pública
Pitiríase versicolor Profa.Marise da Silva Mattos
Incapacidade física e participação social em pessoas acometidas pela hanseníase após alta da poliquimioterapia Igor Eli Balassiano Natalia Regina.
Lupus eritematoso hipertrófico tratado com infiltrações intralesionais
X Insuficiência terapêutica recidiva em hanseníase multibacilar
Penfigoide gestacional: Relato de caso
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
Alopécia neoplásica: Relato de caso
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,
Foliculite Dissecante do Couro Cabeludo
Desenvolvimento de carcinoma epidermóide em sequela de Hanseniase
ERITEMA NODOSO ATÍPICO X PANICULITE FACTÍCIA: relato de um caso
Psoríase e Doença de Crohn
Paquidermoperiostose primária: relato de um caso
Universidade Federal do Maranhão
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
LÚPUS DISCÓIDE HIPERTRÓFICO: relato de três casos
VII Sessão Conjunta UERJ-UFRJ Abril
Manifestações cutâneas na doença mista do colágeno
Acne Stephano Nunes Lucio, n. 62.
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
Transplante Hepático Caso 4
EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A PARTIR DE AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA. Bolsista: Larissa Daniella Andretta Socachewsky.
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
Nódulos tireoidianos Prof. Liza Negreiros
Tinea Capitis nas crianças do Hospital de Clínicas de Curitiba - Paraná, Brasil: análise de 98 casos. Mariana Nunes Viza Araújo – Pesquisa Voluntária.
Curso de Graduação em Enfermagem PUC Coração Eucarístico – 4° Período
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
J Pediatr (Rio J) 2010;86(6): Apresentação: Paula Balduíno Coordenação: Dr. Filipe Lacerda Hospital Regional da Asa Sul/Materno Infantil de Brasília/SES/DF.
Dermatites mais comuns tipos e tratamento
Estudo retrospectivo da prevalência de dermatite alérgica de contato a perfumes no HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) * Natália Sousa Alves Ferreira.
Micologia: micoses superficiais e sistêmicas
Artrite Psoriásica.
A bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla.
Hanseníase Definição: Grande cronicidade Baixa transmissibilidade
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Manifestações cutâneas do HTLV
Úlcera de Martorell: Relato de caso
Avaliação da Eficácia da Cirurgia de Varizes em Pacientes Idosos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
Depressão.
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Dong Soon kim, Curr Opin Pulm Medicine, 2006 Paula Miguel Lara - Reumatologia – Santa Casa de São Paulo.
Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, através da análise de 148 prontuários de pacientes com hanseníase assistidos em um centro.
ANÁLISE HISTOLÓGICA DE PELE NORMAL NA LOCALIZAÇÃO DE MELANOMAS DE ORIGEM INCERTA EM AMOSTRAS MAL IDENTIFICADAS Alberto Wainstein, Guilherme Duarte, Graciele.
Aluno: Manoel Ricardo Costa Souza Orientador: Dr. Leonardo Kruschewsky
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
ORIENTADORA: Isabella Arrais
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA CORREÇÃO DE PÉ TORTO NO SERVIÇO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Tomás Amorim Andrade; Lucas Cortizo Garcia; Roberto Guarniero; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia. ESTUDO RETROSPECTIVO.
Granuloma de Majocchi CONCLUSÃO
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Transcrição da apresentação:

PSEUDOTÍNEA AMIANTÁCEA: estudo de 7 casos Gustavo Moreira Amorim Flavia Perazio Nurimar Fernandes Serviço de Dermatologia, Curso de Graduação e Pós-Graduação HUCFF-UFRJ, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro Ausência de conflito de interesse

INTRODUÇÃO Pseudotinea amiantácea (PA) pode ser entendida como um padrão de reação inflamatória exacerbada que afeta o couro cabeludo, secundariamente a qualquer dermatose que acometa a região Descrita por Alibert em 1832; escamas largas, de coloração acinzentada, lembrando fibras de amianto, fortemente aderidas a tufos capilares Etiopatogenia segue incerta; multifatorial Causas possíveis: eczemas seborreico (ES) e atópico, a psoríase e a própria tinea capitis; em determinados casos não se identifica dermatose associada

OBJETIVO E MÉTODOS O objetivo deste estudo foi analisar o perfil epidemiológico, clinico, etiológico e de resposta ao tratamento em amostra de casos de PA Estudo observacional, longitudinal, de corte transversal, em crianças e adolescentes portadores de PA e ES; entre janeiro de 2004 e dezembro de 2011 Critérios de inclusão (PA): 1. Presença de escamas amiantáceas aderidas as hastes dos pelos do couro cabeludo; 2. Exame micológico direto e cultura da escama e pelo, negativos ou positivos. Critérios de inclusão (ES): 1. Eritema e descamação pitiriásica em couro cabeludo, avançando ou não as regiões retroauriculares; 2. Presença ou ausência de lesões em outras áreas seborreicas; 3. Sem lesões de eczema atópico ou psoríase. Critérios de inclusão (PA): 1. Presença de escamas amiantáceas aderidas as hastes dos pelos do couro cabeludo; 2. Exame micológico direto e cultura da escama e pelo, negativos ou positivos. Critérios de inclusão (ES): 1. Eritema e descamação pitiriásica em couro cabeludo, avançando ou não as regiões retroauriculares; 2. Presença ou ausência de lesões eritemato-descamativas em outras áreas seborreicas; 3. Sem lesões de eczema atópico ou psoríase.

Perfil da amostra de pacientes com Pseudotínea Amiantácea RESULTADOS Perfil da amostra de pacientes com Pseudotínea Amiantácea 7 casos de PA foram selecionados, sendo 5 do sexo feminino (71,4%), com idade média de 9 anos. Todos tiveram diagnóstico etiológico ES Cetoconazol shampoo a 2% foi o tratamento, tempo médio de 6,4 meses. Em 2 (22,2%), associou-se corticoide tópico Todos responderam ao tratamento, follow up médio 9,8 meses No mesmo período, 63 pacientes com ES, seguidos em média por 20,4 meses; predomínio do sexo feminino (38/63; 60,3%), com idade média de 5,9 anos. Cetoconazol shampoo a 2% foi a opção de tratamento, por tempo médio de 6,4 meses. Em 2 pacientes (22,2%), associou-se corticoide tópico. Todos responderam completamente ao tratamento, com follow up médio de 9,8 meses.

Perfil da amostra de pacientes com Eczema Seborréico RESULTADOS No mesmo período, 63 pacientes com ES, seguidos em média por 20,4 meses; predomínio do sexo feminino (38/63; 60,3%), com idade média de 5,9 anos Perfil da amostra de pacientes com Eczema Seborréico No mesmo período, 63 pacientes com ES, seguidos em média por 20,4 meses; predomínio do sexo feminino (38/63; 60,3%), com idade média de 5,9 anos. Cetoconazol shampoo a 2% foi a opção de tratamento, por tempo médio de 6,4 meses. Em 2 pacientes (22,2%), associou-se corticoide tópico. Todos responderam completamente ao tratamento, com follow up médio de 9,8 meses.

DISCUSSÃO E CONCLUSÕES PA é complicação possível em lactentes portadores de ES Estudo de 85 casos de PA, demonstrou uma maioria de mulheres, com idade média de 23,8 anos. Nestes casos, a psoríase foi causa mais comum, seguida por ES e atópico; após, tinea capitis Todos os 7 casos estudados tiveram micológio direto e cultura negativos. Biópsia de couro cabeludo não foi realizada porque o exame histopatológico não é apresentado como critério diagnóstico fundamental Entre os 63 casos de ES, todos com lesão de couro cabeludo, 11,1% apresentaram PA durante seguimento

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS