Projeto Alicerces 2012/2013 Fátima Santos Lúcia Lopes Marisa Costa

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Transcrição da apresentação:

Projeto Alicerces 2012/2013 Fátima Santos Lúcia Lopes Marisa Costa 2.º ENCONTRO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Projeto Alicerces 2012/2013 Fátima Santos Lúcia Lopes Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS TEMAS A ABORDAR 2º PERÍODO Desenvolvimento da Consciência Linguística Gramática; Terminologia Linguística do Ensino Básico (TLEB) Reflexão/Discussão - Ensino da Escrita 3ª SESSÃO (3H) 1.º GRUPO – 15/01 2.º GRUPO – 17/01 16H/19H Desenvolvimento da Consciência Fonológica: Consciência silábica, intrassilábica e fonémica; Relação entre a oralidade e a escrita. Reflexão/Discussão - Ensino da Gramática 4ª SESSÃO (3H) 1.º GRUPO – 19/02 2.º GRUPO – 21/02 Encontros Pedagógicos 19/03 (3H) 9H30/12H30 Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Pontos Fortes Fomos ao encontro das expectativas dos formandos relativamente ao tratamento do novo programa e das metas - a leitura e articulação dos dois documentos orientadores da prática pedagógica. Apresentámos e disponibilizámos na plataforma um leque diversificado e organizado de recursos e propostas que facilitam o trabalho dos formandos. Atualização de conhecimentos e da didática do português. Pontos fracos O feedback dos formandos relativamente à aplicação de propostas não tem sido o que esperávamos - apenas um grupo restrito mostra interesse em aplicar e partilhar. Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Formação de palavras Derivação (forma de base) Prefixação (junção de afixo à esquerda do radical Sufixação (junção de afixo à direita do radical) Prefixação e sufixação (junção de de um prefixo e de um sufixo à base) Composição (união de duas formas de base: palavra e radical) Morfológica (radical +palavra ou 2 radicais) Morfossintática (A partir de duas ou mais palavras) Dicionário Terminológico Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Família de palavras – conjunto de palavras formadas por derivação ou composição a partir de um radical comum. Campo lexical – conjunto de palavras que, pelo seu significado, fazem parte de uma determinada realidade e que podem pertencer a diferentes classes. Campo semântico – conjunto dos singificados que uma palavra pode ter nos diferentes contextos em que se encontra Dicionário Terminológico Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO FORMAÇÃO DE PALAVRAS PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Processos irregulares de formação de palavras Empréstimo: transferência de uma palava de uma língua para outra Ex: feedback Acrónimo: termo formado pela junção de sílabas ou letras iniciais; pronunciam- -se como uma palavra Ex: IVA Sigla: termo formado pelas iniciais das palavras que lhe deram origem e que se pronuncia letra a letra Ex: IRS DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO FORMAÇÃO DE PALAVRAS Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Nome Comum Contável/Não contável Coletivo Próprio Dicionário Terminológico Classes de palavras Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

Dicionário terminológico Classes de palavras PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Adjetivo Qualificativo Numeral Verbo 1.ª, 2.ª e 3.ª conjugação Modo Indicativo, Imperativo, Condicional e Conjuntivo Tempos Verbais Presente, Futuro e Pretérito (Perfeito e Imperfeito) Pessoa e número Dicionário terminológico Classes de palavras Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Advérbio De negação (não) De afirmação (sim) De quantidade e de grau (muito) Determinante definido e indefinido Artigo: Possessivo Demonstrativo PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Dicionário terminológico Classes de palavras Pronome Pessoal Possessivo Demonstrativo Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

Dicionário terminológico PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Funções Sintáticas Sujeito Simples Composto Predicado Complemento direto Dicionário terminológico Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

Dicionário terminológico PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Sintaxe e Semântica Polaridade afirmativa e polaridade negativa Valor afirmativo Valor negativo (não, nenhum, ninguém, nem, nada, sem) Tipos de frase Dicionário terminológico Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS Consciência fonológica ≠ Consciência fonémica A primeira refere-se à capacidade de focar a atenção em todas as unidades de som, incluindo a consciência de palavra, da sílaba e do fonema. A consciência fonémica refere-se à capacidade de focar a atenção nas unidades mínimas: os fonemas. É, por isso, uma sub-habilidade da consciência fonológica. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

HIERARQUIA DO TREINO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS HIERARQUIA DO TREINO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Blusa Palavra Blu-sa Sílaba Constituintes Intrassilábicos B.l.u.s.a Fonema Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Exercício 2 - Quantas vogais tem o Português? Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Resposta comum: *5 vogais (a, e, i, o, u) Resposta correta: 14 vogais Orais Nasais dá da do lã dó dor de som um sé lê ri sente fim Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Atividades de desenvolvimento da Consciência Fonológica Rima (Re)construção silábica – reconhecimento de palavras a nível oral e escrito (isolamento das sílabas) – Consciência Silábica Comparação de palavras com sílabas comuns – focalização da atenção na unidade sílaba (isolamento de unidades dentro da sílaba) – Consciência Intrassilábica Fronteira de palavra Posição do acento Relação som-grafia – incidência sobre a representação ortográfica dos sons distintos que a língua usa para formar palavras Consciência Fonémica ou Segmental – focalização da atenção nos sons distintivos com que a língua constrói as palavras (isolamento dos sons da fala) Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS O trabalho sobre o sistema sonoro da língua (oralidade) Treino da discriminação auditiva Treino da consciência fonológica Consciência silábica Identificação Segmentação Reconstrução Supressão/adição Substituição Consciência fonémica ou segmental Identificação Supressão Substituição Reconstrução Segmentação CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS DE TRABALHAR SISTEMATICAMENTE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita; Aumento da fluência de leitura; Facilitação da compreensão leitora; Maior apropriação de vocábulos novos através do reconhecimento da relação fonema/grafema e sílaba; Despiste de problemas de articulação/reconhecimento e produção oral e escrita. Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PROJETO ALICERCES CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA/PORTUGUÊS CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 1. Diversidade do oral e uniformidade da escrita; 2. Oralidade = sistema primário escrita = sistema secundário; 3. Oralidade e escrita como sistemas autónomos, mas interrelacionados; 4. As respostas mais comuns dos sujeitos revelam a primazia da escrita sobre a oralidade, resultante da orientação adotada no percurso escolar. Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

Boa! Está na hora do cafezinho!!

Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa APRESENTAÇÕES - Gramática – Ana Rita Cardoso, Mária Rosa e Ana Paula Nabeiro; Desenvolver a Consciência Fonológica – Joana Burguete Desenvolver a Consciência Fonológica – Fátima Santos Desenvolver a Consciência Fonológica – Rita Ventura e Isabel Lopes; Desenvolver a Consciência Fonológica1 – Rita Ventura e Isabel Lopes. Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa