PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Programa Nacional Escola de Gestores
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Profa. Maria Elena de Gouvêa
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Funções e Atribuições do Diretor
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Gestão participativa
Universidade Federal de Uberlândia
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Orientações sobre o Estágio II
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Professor Coordenador de Apoio
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Revisita ao PPP.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Formação continuada ANO 2015
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRINCÍPIO NORTEADOR DO CURSO Tem-se como ponto de partida o fato de que a gestão democrática das unidades escolares constitui uma das dimensões que pode contribuir significativamente para viabilizar o direito à educação como um direito universal. Este é o princípio norteador das atividades formativas que se pretende desenvolver.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Documentos de referência: Constituição Federal de 1988 (artigo 205 e 206) LDB (Lei nº 9.394/96) Plano Nacional de Educação (PNE)

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Constituição Federal de 1988 (artigo 205 e 206): A gestão democrática da escola e dos sistemas é um dos princípios constitucionais do ensino público, segundo o art. 206 da Constituição Federal de O pleno desenvolvimento da pessoa, marca da educação como dever de Estado e direito do cidadão, conforme o art. 205 da mesma Constituição.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS LDB (Lei nº 9.394/96) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), confirmando esse princípio no seu art. 3º e reconhecendo o princípio federativo, repassou aos sistemas de ensino a definição das normas da gestão democrática do ensino, de acordo com o art. 3º - inciso VIII.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS No artigo 14: compreendendo a amplitude e complexidade do sistema educacional. Nos incisos I e II, dizem respeito respectivamente à: “I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Plano Nacional de Educação (PNE) O Plano Nacional de Educação/PNE, aprovado pela Lei nº , de , destaca, dentre suas diretrizes, “(...) uma gestão democrática e participativa, especialmente no nível das escolas (...)”. Consoante essa diretriz, o referido Plano fixa, como uma de suas metas para a gestão: “Estabelecer, em todos os estados, com a colaboração dos municípios e das universidades, programas de curta duração de formação de diretores de escolas, exigindo-se, em cinco anos, para o exercício da função, pelo menos essa formação mínima”.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Objetivo Geral: Contribuir com a formação efetiva de gestores educacionais da escola pública, de modo que disponham de elementos teórico-práticos que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Avaliação da Aprendizagem: Avaliação pauta-se no princípio da avaliação continuada, utilizando as interfaces de atividades do ambiente virtual Moodle e avaliação presencial. A avaliação presencial ocorrerá com apresentação pública do TCC.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS As atividades desenvolvidas pelos cursistas serão acompanhadas e avaliadas de modo contínuo pelos professores orientadores, assistentes e coordenação. Essa equipe manter-se-á em constante interação visando à troca de informações, à apreciação conjunta das dificuldades e à busca de soluções relacionadas às dificuldades de cada componente curricular.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Os gestores-cursistas serão avaliados pela participação nas atividades propostas em cada sala ambiente. Cada atividade será avaliada com nota de 0 a 10, tendo como média 7,0 para aprovação. Critérios: 1- Participar ativamente dos fóruns de debates, fazendo sempre a relação entre a teoria e a prática. 2- Interagir, manifestar, provocar debate nos fóruns; 3- Realizar pontualmente e objetivamente todas as atividades; 4- Realizar as atividades com coerência e fundamentação teórica, refazer a partir da orientação do professor; 5- Atentar-se para o formato das atividades acadêmicas e normas da ABNT;

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS A proposta de formação destina-se à equipe gestora da escola: Diretor e Vice-diretor No caso de escolas que não há o vice diretor, pode candidatar-se o professor que na ausência do diretor ocupe essa função. Nesse caso é preciso que haja uma apresentação. (02 por escola) PARTICIPANTES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Perfil do profissional que se deseja formar: Aprofundar e atuar na gestão da educação e da escola visando à efetivação do direito à educação básica com qualidade social, por meio de práticas caracterizadas pela transparência e pelo trabalho coletivo nas decisões e pela postura ética, crítica e criativa. Desenvolver, incentivar e consolidar, no âmbito da educação e da escola o exercício da pedagogia do diálogo, o respeito à diversidade e às diferenças;

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS O Curso de Especialização em Gestão Escolar = 400 h/a Início: Junho/2009 Término: Maio/2010. DURAÇÃO DO CURSO

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Equipe envolvida 1 Coordenador pedagógico : Prof. Lauro Promover a formação dos agentes do curso quanto a formação metodológica - pedagógica e quanto ao uso das tecnologias do curso. Responsabilizar pela agenda do curso; articular a relação com os parceiros; coordenar as ações de suporte tecnológico; coordenar os processos de acompanhamento e avaliação; corresponsabilizar na prestação de contas.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS 2 Coordenador administrativo: Prof. Valdirene Promover a gestão financeira e de recursos humanos; Promover a formação dos agentes do curso; Coordenar a logística dos encontros presenciais; Participar do processo de acompanhamento e avaliação; Preparar e corresponsabilizar pela prestação de contas.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS 3. Professor regente: Prof. Klívia e Prof. José Carlos Participar da coordenação pedagógica do cursos e das turmas de sua responsabilidade. Ordenar as atividades acadêmicas, bem como elaborar instrumentos de acompanhamento (dados estatísticos sobre o desempenho dos cursistas) e avaliação; Orientar as ações dos professores assistentes; Participar da docência on line e presencial e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Professor assistente 4. Professor Assistente: Prof. Marizângela e Prof Maurício Participar da docência on line e presencial. Promover o acompanhamento, avaliação e documentação de todo o processo pedagógico das salas ambiente de sua turma, articulado com o professor regente; Orientar, acompanhar e avaliar desde o projeto de intervenção até relatório final (TCC) – artigo científico; Produzir relatório mensal das atividades de sua turma.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS 5. Assistente de Turma: Prof Marzonete, Maria da Cruz, Lilma e Maria Veronilde. Articular-se com o professor regente e assistente da turma a qual ele assiste; Auxiliar os professores na gestão acadêmica da turma, oferecendo assistência aos cursistas; Promover e a acompanhar junto aos professores os momentos presenciais;

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Prestar assistência aos cursistas, no atendimento continuado a distância e presencial, realizado nos pólos locais; Preencher ficha de acompanhamento e apresentar relatório mensal do desenvolvimento da turma

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS 6. Suporte técnico : Tiago e Josilia Assessorar o projeto em relação ao uso dos recursos tecnológicos; Promover o atendimento via web aos professores e cursistas; Registrar e elencar as atividades realizadas e a realizar

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - SEB EIXOS ORIENTADORES DO CURSO: EIXO NORTEADOR do Curso DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA com QUALIDADE SOCIAL. SUB-EIXOS articulados entre si: - - o direito à educação e a função social da escola básica; - - políticas de educação e a gestão democrática da escola; - - projeto político pedagógico e práticas democráticas na Gestão Escolar.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - SEB Sala Ambiente (40h) = Introdução ao Ambiente MOODLE e ao curso Salas Ambientes: 1. Fundamentos do Direito à Educação (60h) =FDE 2. Políticas e Gestão na Educação (60h) = PGE 3. Planejamento e Práticas da Gestão Escolar (60h) = PPGE 4. Tópicos Especiais (30h) = TE 5. Oficinas Tecnológicas (30h) = OT 6. Projeto Vivencial (120h) = PV + TCC 2 Sala PGE VI- Sala PV Ambiente Moodle 5 Sala OT 1 Sala FDE 4 Sala TE 3 Sala PPGE 6 Sala PV