CREDENCIADOS & OPERADORAS ODONTOLÓGICAS – Uma Relação de Cooperação Mútua 5º SINPLO – Maio 2010 Dr. Roberto Porto Santos
CENÁRIO ATUAL
Analisando alguns dados.. Nº Dentistas no País – Nº Credenciados à Operadoras Odontológicas – 65% Nº Operadoras Odontológicas CFO maio 2010/ Sinog/ANS
Analisando alguns dados... Nº de Beneficiários Assistência Médica – Odontologia – Variação do nº de beneficiários – dez 2008/dez 2009 Assistência Médica – 4,9 Odontologia – 21,6 ANS /dez 2009
Beneficiários de planos privados de saúde por cobertura assistencial do plano (Brasil )
Folha de SP /maio 2010 NA MÍDIA...
Conclusões
CRESCIMENTO do SETOR = FATO PREPARO do PROFISSIONAL = EXIGÊNCIA AJUSTE das RELAÇÕES entre as PARTES = NECESSIDADE
PREPARO PROFISSIONAL POSTURA Substituição do “ Informal” pelo “ Formal” Troca do “ Ceticismo” pelo “ Crer” Utilização constante de INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Buscar a “MELHOR” LIDERANÇA
“ MELHOR” LIDERANÇA Potencial Humano = Grande Diferencial Competitivo que uma Empresa Possui. COMO LIDERÁ-LO ?
“ MELHOR” LIDERANÇA RESPEITO DELEGAÇÃO CONFIANÇA AMOR “ A cultura de uma empresa é o reflexo da liderança da própria companhia” Mario Grieco
PREPARO PROFISSIONAL Gestão Processos Operação Esterilização Administração Estoque
Exemplo de Fluxo Operacional Cliente Contacta a Clínica Agendamento Via Sistema Para Consulta de Avaliação Cliente Chega à Consulta Preenchimento da Anamnese na Recepção Cliente Direcionado à Sala Clínica Cliente faz exame Clínico e Planejamento Cliente informado do Planejamento Financeiro Cliente volta à recepção para acertar Valores Financeiros Cliente é Remarcado
PREPARO PROFISSIONAL GESTÃO Financeira Básica Entradas – Convênios e Particulares Saídas Resultado
RELAÇÕES CREDENCIADOS/OPERADORAS ODONTOLÓGICAS
OBJETIVOS DAS PARTES OPERADORA Atendimento ao Cliente Ter Lucro no Negócio Não quer dor de cabeça CREDENCIADO Atender ao Cliente Ter Lucro no Negócio Não quer dor de cabeça Basicamente Objetivos Iguais
Se são objetivos iguais... Por Que Não Buscar uma Aproximação Para solução dos “ Possíveis” Motivos de Insatisfação Mútua?
Olhando com os olhos da Operadora GLOSAS Glosas Administrativas Preenchimento Incorreto ou Incompleto Falta de Rx Glosas Técnicas Raio X com qualidade ruim
Olhando com os olhos do Credenciado Treinamento Nulo ou Ineficaz Manuais Burocráticos e Diferentes Até hoje códigos, regiões, nomenclaturas diferentes
POSSIBILIDADES OPERADORAS Mudança no Credenciamento Treinamento do Profissional – Mudança no formato do material TUSS- Terminologia Unificada da Saúde Suplementar( ainda não publicada ) Contato Preventivo- alerta sobre os erros mais comuns CREDENCIADOS Treinamento da Equipe Dentistas Pessoal Auxiliar Acesso Fácil e Simplificado das principais informações Pré- auditoria nas fichas Não deixar tudo pra última hora
COMUNICAÇÃO Distanciamento do contato entre as partes provoca: Maior insatisfação por parte da rede Aumento dos problemas internos nas operadoras DESCONTENTAMENTO GERAL
POSSIBILIDADES OPERADORASCREDENCIADOS OUVIR MAIS !!!!! BUSCAR ALTERNATIVAS !!!!!
CREDENCIADO Precisa Adquirir maior conhecimento sobre o assunto “ Saúde Suplementar” Visitar o site da ANS Buscar grupos de discussão sadios e não simplesmente “ Xiitas” Realizar Benchmarking INOVAR...
CREDENCIADO Precisa Preparar-se para empreender e não simplesmente “ fazer” Saber trabalhar em equipe e não simplesmente “ junto” Se Posicionar para poder se Valorizar !!!
As OPERADORAS Precisam Entender o “ Outro Lado” Aplicar o Conceito do “ Ganha-Ganha” Admitir que faz parte de um sistema ( não só no discurso) Se Humanizar
Em Resumo...
OBRIGADO !!!!!!!!!