MISSÃO: formar professores de educação física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A Investigação Educacional em Portugal
ESPORTE E LAZER PPA
Apresentação do Projeto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Flexibilização Curricular
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ESPORTE COMO FORMA DE EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Campina Grande Outubro 2015
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

MISSÃO: formar professores de educação física O Curso de Educação Física foi criado pelo Decreto 1366 de 26 de junho de 1931, Artigo 3º, no governo do interventor João Punaro Bley. Em 1961, o Curso é federalizado e passa a fazer parte da Universidade Federal do Espírito Santo. MISSÃO: formar professores de educação física

LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) www.proteoria.org

Finalidades Realizar pesquisas sobre problemas relevantes na Participar nos debates sobre políticas municipais, estaduais e nacionais nos campos da Educação e Educação Física. Organizar seminários, colóquios, simpósios, ciclos de estudos, cursos, conferências e participar da organização de eventos acadêmicos. Promover publicações que assegurem a difusão do conhecimento produzido no campo da Educação e Educação Física, procurando estar situado com o que há de emergente, polêmico e inovador. Prestar assessorias no ensino fundamental, médio e superior nos campos da Educação e Educação Física.

Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF) www.ufes.br/~lesef

Finalidades Contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da Educação Física, principalmente no que tange a fundamentação da prática pedagógica; Contribuir para o entendimento do significado social e humano da Cultura Corporal de movimento; Apoiar as atividades do curso de graduação em Educação Física do CEFD/UFES com vistas a integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão Apoiar e sustentar cursos de pós-graduação promovidos pelo CEFD/ UFES; Promover intercâmbio de conhecimentos e experiências com Laboratórios e Núcleos de estudos afins de outras instituições nacionais e internacionais.

Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFEX) http://www.ufes.br/~lafex/

Finalidades Atuar especificamente na área de Fisiologia do Exercício, orientando  monitores e dando apoio no Ensino da Especialização; Promoção de cursos de Especialização e Extensão; Orientação de alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas que desenvolvem as suas pesquisas na área de Fisiologia do Exercício; Realização de Projetos de Pesquisas na Área.

Laboratório de Biomecânica (LABIOM)

Finalidades Consultoria e assessoria a programas de aptidão física para indivíduos aparentemente saudáveis ou atletas, clubes desportivos profissionais ou amadores; instituições e empresas públicas ou privadas; Avaliação dos componentes da aptidão física saúde, motora e desportiva; Antropometria e Postura Corporal; Procedimentos de mensuração e e avaliação em Educação Física; Sistema informatizados de avaliação em Educação Física e desportos Fatores estruturais e funcionais da performance humana.

Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA)

Finalidades Atender pessoas portadoras de impedimentos, limitações e deficiências, discutindo sua problemática e estimulando a prática de pesquisa que atenda seus princípios de desenvolvimento e de aptidão; Possibilitar o incentivo à prática de Educação Física Adaptada, principalmente em pessoas com diferentes limitações e deficiências, tendo em vista a descoberta de métodos e técnicas que tenham por fim desenvolver o rendimento psicomotor, interativo e criativo; Possibilitar o alcance de atividades de lazer, recreação e esporte pedagógico para pessoas portadores de deficiências; Exposições, palestras, cursos e outras iniciativas relacionadas a Educação Física Adaptada.

CENTRO DE PESQUISA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Formação Docente e Educação Básica: Trata do estudo da formação do professor e da educação básica. Discussão sobre a articulação entre a formação do professor e a realidade educacional da Educação Física na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Conhecimento dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento individual da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, em suas múltiplas determinações científicas, culturais e sociais. Formação Inicial em Educação Física: Estudo dos problemas pertinentes aos cursos de formação inicial em Educação Física, incluindo os problemas comuns das licenciaturas. Conhecimento sobre as teorizações e construção e organização curricular. Formação Continuada em Educação Física: Estudo sobre o conhecimento pedagógico, saberes da docência e organização escolar. O lugar da Educação Física na escola. A profissão professor, políticas públicas e financiamento da educação básica.

GRUPO DE PESQUISAS EM SOCIOLOGIA DE PRÁTICAS CORPORAIS E ESTUDOS OLÍMPICOS Investigar as repercussões da ideologia olímpica na sociedade brasileira Investigar as relações esporte/lazer/saúde e trabalho

Parque Aquático

Finalidades Atender as disciplinas da graduação em educação física; Ofertar cursos de especialização na área de esportes aquáticos; Realizar projetos de extensão em natação, hidroginástica, pólo Aquático e nado sincronizado; Implementar cursos de salvamento e mergulho.

PROJETOS EXISTENTES Ginástica Olímpica Ginástica Rítmica Desportiva Capoeira Judô Dança

POSSIBILIDADE DE PROJETOS Futebol de campo Futebol de salão Voleibol Handebol Basquetebol