Projeto piloto de melhoria sanitária Lançado em 2011 Projeto em 5 comunidades sem infraestrutura, em áreas de famílias de baixa renda, em Colombo (Sri.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Viver de Cara Limpa 2.0 O PROJETO.
Advertisements

Por que Monitorar e Avaliar?
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Medição & Verificação Porque o M&V é importante e como isto pode ser incorporado no mercado Brasileiro.
Desenvolvimento Local
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Projetos Financiados em 2010
PIM MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DE IMPACTOS Luis Stephanou Adaptado a partir de Monitoramento Participativo de Impactos, de Dorsi Germann e Eberhard Gohl.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Cooperação Sul-Sul Magnus Lindelow Brasília, 8 de maio, 2014 Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Seminário Bi-Distrital da Fundação Rotária
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
Práticas Investigativas
Como funcionam as unidades de saúde da familia
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Sistema de Indicadores de Percepção Social
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
Aula 5 - Método experimental ou de seleção aleatória
Mantenha na tela enquanto apresenta
Projeto Estratégico Institucional
ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS
CrediAMIGO COMUNIDADE
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
Empreendedorismo Engenharia Mecânica Assuntos Reconhecimento de oportunidades.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Pesquisa de Mercado e Opinião
O que é o Subsídio Social Extraordinário?
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
VEREADOR PROFESSOR GILMAR LUIS CORDEIRO.  DISCIPLINA A NOMEAÇÃO PARA CARGOS QUE ESPECIFICA NA ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA DOS PODERES EXECUTIVO.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
Como e para que fazer ENTREVISTA na fase de diagnóstico?
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Conta Caixa Fácil Poupança Caixa Fácil Produtos de crédito
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
1ª Família do Real.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Projeto piloto de melhoria sanitária Lançado em 2011 Projeto em 5 comunidades sem infraestrutura, em áreas de famílias de baixa renda, em Colombo (Sri Lanka); 5 localidades diferentes Recursos para o projeto e para a avaliação financiados por uma agência multilateral de crédito Agente Implementador: Conselho Municipal de Colombo (CMC) Objetivo do Projeto – melhorar as condições econômicas e sociais de famílias de baixa renda por meio de um melhor acesso a infraestrutra sanitária e ambiente limpo Público alvo – famílias com renda abaixo da linha de pobreza Duração – 4 anos (projeto piloto) EXERCÍCIO DE ESTUDO DE CASO

Uma equipe de cosultoria apresentou uma proposta preliminar para o desenho de uma avaliação - Usando uma comparação (pré-teste e pós-teste) entre um grupo representativo da população atendida pelo projeto e uma amostra de domicílios em áreas comparáveis, não atendidos pelo projeto - Amostra – população atendida, grupo de comparação Pesquisa de Amostra de domicílios – realizada no meio de 2011 e novamente em 2015 Possibilidade de iniciar um segundo e mais amplo projeto em 2015 Tanto a agência doadora como o CMC, acharam a proposta inicial de avaliação apresentada pelo grupo da consultoria muito cara No entanto, a agência doadora reconheceu que o desenho da avaliação proposto era tecnicamente robusto O CMC achou que -a avaliação era muito complexa -entrevistar um grupo de comparação poderia “criar problemas”; gostou do sistema anterior de entrevista de atores do projeto realizada por Agentes Comunitários de Saúde Os consultores foram solicitados a reapresentar a proposta com uma redução do orçamento de, pelo menos, 25% e, se possível, 50%

O propósito deste exercício é adquirir algum senso prático para aplicar o que aprendemos a respeito da Avaliação no Mundo Real (RealWorld Evaluation) Grupo A (consultores) considerar como propor uma revisão da proposta apresentada, que reduza o orçamento entre 25% a 50%, mantendo o atendimento às necessidades de ambos os cientes: o Conselho Municipal de Colombo e o doador internacional Grupo B (clientes) também revisará a proposta inicial à luz do que aprenderam sobre Avaliação em um Mundo Real (RealWorld Evaluation) Cada grupo terá 80 minutos para preparar seus casos Posteriormente, cada grupo de consultores se reunirá com um grupo de Clientes para negociar a revisão das propostas dos planos da avaliação. 45 minutos serão destinados às sessões de negociação