Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP) O professor e a problemática da in/disciplina na sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer? Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)

Prevenção e enfrentamento da violência A escola pode e deve ser um loco de promoção de uma cultura de paz! Construindo um bom ambiente de aprendizagem - Prevenindo os comportamentos menos graves: indisciplina

Quais características dos professores estão associadas a uma melhor ou a uma pior ação disciplinar em sala de aula?

Observações preliminares:

O professor não é a única causa da disciplina/indisciplina: Seu efeito é sempre limitado.

Sociedade Família Escola Sala de aula Professores: tipos de alunos

A disciplina é inerente ao trabalho escolar:

Duplo caráter da Disciplina: Fim educativo: a disciplina escolar é uma forma de ensinar o aluno a viver num mundo social pautado por regras. b) Meio educativo: garantir a realização do trabalho pedagógico

Indisciplina e violência são fenômenos diferentes

Indisciplina: Violência: - Viola regras estritamente escolares; Não tem efeito direto sobre os sujeitos; Pouca gravidade intrínseca. Muito freqüente Violência: Viola regras sociais gerais (atos infracionais); Atinge fisicamente, moralmente, psicologicamente ou economicamente os sujeitos; Apresenta grande gravidade intrínseca. Pouco intensa

A indisciplina é um fenômeno muito relevante

O professor X In/disciplina

Estudante: Ah, não sei… porque a Professora de Matemática só dela falar todo mundo já fica quieto. Agora os outros, o Professor de História, faz muito... não deixa ele dar aula. A professora de Português também não deixa ela dar aula. Eles só querem saber de brincar nas outras aulas. Mas na aula da professora de Matemática, não sei por que! Ela coloca moral mesmo (…). Agora, na aula do professor de História... eles sempre fazem bagunça, o professor fala pra parar, mas ninguém pára.

Eficácia disciplinar: 1- Características Pedagógicas 2- Características disciplinares/exercício da autoridade 3) Características relacionais

Tipos de professores: 1- Professores com baixo nível de indisciplina “(…) Tem algo especial nela que faz com que os cara senta lá e presta atenção na aula”. Previnem a indisciplina e conseguem suavizá-la. 2- Professores com níveis elevados de indisciplina Margareth: (…) Mas agora essas outras aulas que vamos supor… não é que eu não goste, mas acho que a professora de Geografia, aquela mulher é lerda. Não é falando mal não, mas ela é lerda porque os meninos faz o quer na aula dela (…). Não previnem a indisciplina e costumam torná-la mais grave.

Professor : Prevenção 1- Integra as regras de forma explícita num sistema de trabalho desde o início do ano. (Não se aprende regras num “passe de mágica”). 2- Comunica as regras de forma clara permitindo ao aluno conhecer suas expectativas (Consistência: firmeza, exigência, igualdade, cumprir as ameaças). 3- Possui regras limitadas e não demasiadamente arbitrárias. 4- Prepara a aula antevendo problemas que possam ocorrer. (preparação, pontualidade, organização, explicitação de objetivos)

4- Possui imagem positiva enquanto autoridade (“sem moral”, “frouxo”, “babaca”, “lerdo”, “autoritário”). 5- Demonstra aos alunos que sabe o que acontece em sala de aula. (testemunhação de Kounin) 6- Apresenta expectativa positivas em relação aos alunos. Acredita no desenvolvimento intelectual e comportamental dos alunos (Possui expectativas positivas).

8- Cria uma relação calorosa e de respeito com os alunos. 7- Consegue prender os alunos à atividade: explicita objetivos, evita saltos bruscos e estrutura as atividades. 8- Cria uma relação calorosa e de respeito com os alunos. 9- Intervenção disciplinar: Intervenção precoce Breve, Privada e não focada na individualidade do aluno Evita adjetivos, carga emocional e sermões).

FIM!