Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática

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Transcrição da apresentação:

Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática 2012/2013 Estes testes tiveram por referência o Programa de Matemática do Ensino Básico homologado em dezembro de 2007 Célia Guerreiro, Cláudia Loureiro e Isabel Soares

Análise dos resultados dos testes intermédios de matemática ► O total de 216 alunos do 2º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra realizaram no presente ano letivo o Teste Intermédio de Matemática no dia 31 de maio de 2013. ► Após a análise e tratamento de dados dos respetivos resultados verificou-se que a maioria dos alunos revelou maiores dificuldades nos conteúdos relacionados com Números e Operações e Geometria e Medida. Em contrapartida, revelaram muita facilidade no tema Organização e Tratamento de Dados.

Total de alunos - 216 Neste tema os alunos revelaram muitas dificuldades e apenas 48% tiveram resultados positivos.

Total de alunos - 216 Neste tema os alunos revelaram também bastantes dificuldades apesar da maioria obter aproveitamento positivo (58%).

Total de alunos - 216 Relativamente aos conteúdos relacionados com a Organização e Tratamento de Dados verificou-se que 95% dos alunos obtiveram um desempenho bastante positivo.

Hipóteses explicativas para os resultados obtidos ■ Grau de dificuldade elevado para a maioria dos alunos de 2º ano de escolaridade, nomeadamente ao nível da resolução de problemas; ■ A linguagem utilizada em alguns itens do teste era pouco clara e objetiva; ■ Falta de maturidade dos alunos com 7/8 anos para concretização de conceitos abstratos.

Estratégias para superar as dificuldades ■ Continuar a aplicação do Número Pirata para estimular o cálculo mental e o raciocínio matemático; ■ Continuar a promover atividades concretas de forma a facilitar as aprendizagens de conceitos abstratos; ■ Continuar a aproximar as práticas pedagógicas de sala de aula ao tipo de exercícios dos testes; ■ Continuar a promover a auto avaliação dos alunos; ■ Aplicar mini-testes no final das aulas sempre que são lecionados conteúdos novos; ■ Continuar a desenvolver a literacia matemática.

A mudança não está só nas nossas mãos mas TAMBÉM está. Reflexão A matemática é muito mais do que o saber contar e calcular. Segundo Paulo Freire, (com as devidas adaptações à matemática), “alfabetizar é mais do que o simples domínio psicológico e mecânico de técnicas de escrever e ler (…), é entender o que se lê e escrever o que se entende (…), daí que o papel do educador seja fundamentalmente dialogar com o educando sobre situações concretas” (1965). Numa perspetiva utilitária, a matemática tem obrigatoriamente que encarar o desenvolvimento pessoal: aspetos culturais, a valorização dos diversos tipos de saberes, a satisfação do indivíduo… A mudança não está só nas nossas mãos mas TAMBÉM está.