Criminologia Exame criminologico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

A busca de oportunidades de negócios
Para abrir as ciências sociais:
CRIME X DELITO X CONTRAVENÇÃO
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
TEORIA COMPORTAMENTAL
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior UNISAL
PSICOLOGIA.
Teste de Software.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
Psicologia das Relações Interpessoais
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Classificação.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Psicologia Criminal.
Métodos de Investigação
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Avaliação Técnica dos Presos
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Estratégias Financeiras em F&A Neste ponto e, independentemente das diferentes explicações teóricas dos processos de F&A, é o seu potencial caráter estratégico.
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
PSICODIAGNÓSTICO I.
Pesquisa: Conceitos e Definições
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Conceitos de Criminologia Clínica e suas implicações na Execução Penal
. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA
PSICANÁLISE.
Instituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso de Criminologia Classificação dos Criminosos e Causas da Delinquência no Séc. XXI Profa.: Angie Finkler.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
Intituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso de Criminologia
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
A PSIQUIATRIA COMO ESPECIALIDADE MÉDICA
Profa Vladia Soares Universidade de Cuiabá - UNIC
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
CURSO DE DIREITO.
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
ÉTICA.
Profº Carmênio Barroso
Conceito Evolução Principais autores Características
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PSICOPATIA.
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
Liderança Contingencial
Psicologia Jurídica no Brasil
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
Miguel Rocha nº 22 Fábio Silva nº 11José Fernandes nº 17 Escola Secundária Caldas das Taipas.
 Todos temos uma personalidade: patrimônio mais importante;  Por mais da metade da história da Psicologia como ciência, os psicólogos deram pouca atenção.
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL LINHA DO TEMPO
ETPC Crianças 5-10 anos. Salas de 20 a 30 – saibam responder sim ou não. Melhor forma de aplicação é lendo. Sejam sinceros ao responder. Preencher a identificação.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.
Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer.
Ética.
O desenvolvimento do adulto
Envelhecimento Tarsila Cunha.
PERSONALIDADE: por que estudar?
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
Audiência pública 19 de maio de 2010 (Prováveis alterações na Legislação de Execução Penal Dr. Marcelo Migon Psiquiatra Forense – ABP
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Disciplina: Psicologia Forense Profa. Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos Perícias.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

Criminologia Exame criminologico

DEFINIÇÃO Valter Fernandes e Newton Fernandes O exame criminológico “tem a missão de estudar a personalidade do criminoso, sua capacidade para o delito, a medida de sua perigosidade e, ainda, sua sensibilidade à pena e sua respectiva probabilidade de correção”

Com a realização do exame criminológico, estarão respondidas várias questões que envolvem o criminoso na sua conduta antijurídica, antissocial e seu possível retorno à sociedade. Diante de tais providências, teremos o resultado das variações do caráter do delinquente manifestado por sua conduta já que o comportamento será sempre o reflexo da índole, em desenvolvimento.

O exame criminológico conduz à classificação do condenado para a designação do estabelecimento adequado e escolha dos métodos de tratamento, pois o conhecimento da personalidade do preso e a proposição do seu tratamento têm em vista justamente a sua ressocialização.

Subdivisões do Exame Criminológico Na concepção dos autores Valter Fernandes e Newton Fernandes (2010), o exame criminológico compreende-se: em exame morfológico, exame funcional, exame psicológico, exame psiquiátrico, exame moral, exame social e, por fim, exame histórico, estes serão explicados abaixo.

Exame Morfológico O primeiro exame é o morfológico, este está em desuso, mas que serve para compreender os traços raciais do delinquente, sendo levado em consideração o seu físico, como os “aspectos neurológicos, patológicos e endocrinológicos”. (FERNANDES /FERNANDES, 2010, p.223- 224).

Exame Psicológico Já o exame psicológico na concepção dos autores Valter Fernandes e Newton Fernandes (2010), nada mais é do que tentar entender o perfil psíquico do criminoso, ou seja, é através da avaliação do psicológico do delinquente que pode-se ter as respostas para os vários aspectos de personalidade, além disso, as estruturas específicas variáveis de cada pessoa, sendo importante para conhecer e compreender o evento delituoso.

Ainda, o exame psicológico compreende três aspetos que são importantes para o interesse criminológico, os quais são: “nível mental do criminoso, os traços característicos de sua personalidade, e por fim, seu grau de agressividade.”

Exame Psiquiátrico Quanto ao exame psiquiátrico, os autores Valter Fernandes e Newton Fernandes explicam que neste exame será verificado se o criminoso possui algum tipo de doença mental ou se desenvolveu durante a prática do delito. É através deste exame que se averigua se o criminoso é ou não são.

Exame moral No que se refere ao exame moral, existem diversas pessoas que possui alterações,apresentando um patamar inferior às condições instintivo-sensitivas, que são as bases para o desenvolvimento da “afetividade da moral”. Acontece que mesmo que a pessoa possua uma “moral teórica”, ela não consegue senti-la e tampouco vivê-la

Exame Social No exame social, se tentará compreender o meio em que conviveu o criminoso, avaliando seu ambiente familiar, sua situação financeira, as amizades, para só assim entender o porquê da conduta anti-social praticada.

Exame Histórico Por fim, o exame histórico, este que tentará reconstruir o passado do criminoso e interligar as relações dos ascendentes, descendentes e colaterais, tendo por finalidade compreender a evolução do criminoso e seus parentes, através dos seus gostos, ambiente familiar, situação econômica. (FERNANDES & FERNANDES, 2010).