MEDIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Liliani Lecco Dettogni
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Essa é minha escola.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Prof. Orlando Miranda Júnior
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Quando falamos em aprender...
Tecnologia e Educação.
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Metodologia: Piaget e Vygotsky
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
ELIANE PEREIRA DE BRITO
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A Função do Professor Articulador
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Fracasso das Classes de Alfabetização
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Projeto: “Os três porquinhos”
Coordenadoria do Ensino Fundamental
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Proposta de atividade, esboço inicial
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Didática da Alfabetização
PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.
Transcrição da apresentação:

MEDIAÇÃO

2- QUE INTERVENÇÕES REALIZO COM OS MEUS ALUNOS? REFLETINDO... 1- O QUE É MEDIAÇÃO? 2- QUE INTERVENÇÕES REALIZO COM OS MEUS ALUNOS? 3- VYGOTSKY DESTACA QUE A ESCOLA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AO FALAR DA NECESSIDADE DA ESCRITA SER ENSINADA NATURALMENTE, DEVENDO SER RELEVANTE À VIDA – QUE SEJA ATRAENTE E COMPREENSIVA PARA AS CRIANÇAS. QUE PRÁTICAS SÃO DESENVOLVIDAS POR VOCÊS QUE JUSTIFICAM A FALA DE VYGOTSKY?

" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". ( Jean Piaget )

O QUE É? “É O PROCESSO DE INTERVENÇÃO DE UM ELEMENTO INTERMEDIÁRIO NUMA RELAÇÃO; A RELAÇÃO DEIXA, ENTÃO, DE SER DIRETA E PASSA A SER MEDIADA POR UM ELEMENTO.”

ATUAÇÃO DO PROFESSOR, COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PROPORCIONANDO AO ALUNO... *REFLETIR SOBRE O OBJETO DE CONHECIMENTO; *ESTAR EM INTERAÇÃO COM O MEIO SOCIAL, PARA DESENVOLVER A SUA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; *DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA POR MEIO DE INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS E CAPAZES DE DESENCANDEAR O INTERESSE DO ALUNO; *APOIAR E ORIENTAR A SUA COMPREENSÃO E ANÁLISE DE MANEIRA A GARANTIR A APRENDIZAGEM EFETIVA DOS ALUNOS.

SOCIALIZANDO PRÁTICAS...