SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SOUZA DIAS (JUPIÁ) AUTORES: Alessandro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis
Advertisements

IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
FOGO.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos
Gestão Ambiental.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO PROGRAMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE MINAS GERAIS Reunião Pública – Belo Horizonte, 31 de maio de 2007.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
XXXII Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades da ABM
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Formação Profissional na Construção Civil
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Adilson Barbosa de Souza
LEVANTAMENTO DE RISCOS ERGONÔMICOS: O INÍCIO DE
Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro
Companhia Energética do Rio Grande do Norte COSERN
O problema do lixo termina
Programa 5S Shikari Yaro.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
ELOISA HELENA MIOLA DE MELLO
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹
ERGONOMIA APLICADA, SUCESSO ALCANÇADO NAS MANUTENÇÕES DA UHE JUPIÁ
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Responsabilidade Social
Agenda Verde Escolar Um projeto desenvolvido por todos
SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO AUTORES: Adão Vieira Gonçalves Adhemar Augusto Craveiro.
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA = GRANDES RESULTADOS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Curso: Superior de Tecnologia
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Hidreletricidade no Brasil:
EDUCADORES AMBIENTAIS
Planejamento e Responsabilidade Social
II MOSTRA SES/SP UMA ATITUDE EM RESPOSTA ÀS QUEIXAS DOS USUÁRIOS DE UM SERVIÇO PÚBLICO.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Aplicação da Resolução Normativa nº398/10 às usinas e subestações pertencentes à CESP Allan Almeida de Lima Abril/2011.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
Instituto para a Valorização da Educação e Pesquisa (IVEPESP) Laboratório de Hidrometeorologia do IAG-USP.
TERRENO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BIOCLIMÁTICO_ DISCIPLINA_ARQUITETURA TROPICAL - CEAP ORIENTAÇÕES DE PROJETO.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Autores: José Ferreira dos Reis Paulo César Pressoto
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS Autor: Isabel Tourinho Salamoni Disciplina: Gerenciamento pelo Lado da Demanda Professor:
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SOUZA DIAS (JUPIÁ) AUTORES: Alessandro Xavier Magalhães Carmem Lúcia Zaine Menezes Claudio Luiz Peretti Leila Aparecida Andreoli Barbosa Marlene Pereira Pinto Ferreira Milton Roberto Estrela

SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP Geração A CESP é a maior empresa de produção de energia elétrica do Estado de São Paulo e a terceira maior do País. Sua potência instalada total é de 7.455,30 MW.

SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP  “Semana Interna de Meio Ambiente na CESP.” Semana Interna de Meio Ambiente envolve funcionários e familiares, atingindo 600 empregados a cada ano. ; Tem a preocupação com a segurança e saúde e o acompanhamento ambiental no trabalho; Informa e preparando nossos funcionários as mudanças de atitudes frente aos problemas ambientais globais, regionais e local.

 OBJETIVOS – Integração  Integrar e divulgar aos funcionários as ações ambientais que a empresa realiza interna e externamente  Mobilizá-los a participação na busca de soluções dos problemas ambientais;  Intensificar suas ações sustentáveis através da divulgação de modelos exemplos de trabalhos nas Unidades de Produção  Divulgar a Política de Meio Ambiente da CESP, de forma a orientar os funcionários;  Integração destas políticas nos planejamento e ações da empresa. SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP

 HISTÓRICO:  A SIMA nasceu da necessidade de divulgar os trabalhos do Departamento de Meio Ambiente da CESP para os funcionários da empresa no ano de  Em 2005, primeiro ano ela aconteceu apenas na UP Jupiá,  Em 2006 ela acontece nas UPs de Jupiá, Ilha Solteira/Três Irmãos e Porto Primavera;  Em 2007 ela cresce sendo realizada em São Paulo, Paraibuna, Jupiá, Ilha Solteira/Três Irmãos e Porto Primavera;  Em 2008 foi mantida a abrangência em todas as UPS com o diferencial do aumento do público presente no evento.

SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP  METODOLOGIA Em cada Unidade de Produção se desenvolve o tema ambiental escolhido, o bloco abordado é semelhante nas diferentes Usinas, sendo valorizado os trabalhos locais e estes apresentados. Temas ambientais escolhidos: 2005 – Unidades de Conservação; 2006 – Programas socioambientais; 2007 – educação ambiental; 2008 – água e saneamento; SIMA - envolve funcionários e familiares.

MOMENTOS - SIMA SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP

 Resultados Esperados Sensibilizar para a gestão ambiental a fim de realizar a melhoria das condições de trabalho no meio ambiente imediato, social e cultural de modo a qualificá-los quanto a suas atividades diárias.

SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP  Resultados Obtidos  A cada Ano a SIMA é esperada por todos os empregados e este resultado pode ser comprovado através do aumento do público de empregados e do incentivo pelos diretores na realização e aprovação das datas e localidades.  A SIMA motiva os empregados da CESP para participarem do programa de Educação Ambiental na Empresa. Uma forma de mostra que o Meio Ambiente é de todos e está em todos as atividades de trabalho. É muito importante trazer ao nosso público interno a questão ambiental.

SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP  Considerações Finais  O trabalho ambiental na empresa de nada adiantará se não for apoiada pela educação ambiental onde se faça a conscientização e a eliminação de atitudes irresponsáveis e consumistas substituídas por atitudes conscientes e ambientalmente correta que valorize e realize melhoria nas condições de trabalho de cada empregado.

SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP  Eng. Claudio Luiz Peretti  67 – – Castilho / SP 