Sistemas de Informação em Saúde

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação em Saúde A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Sistema de Informação em Saúde (SIS): “ ….. é um conjunto de componentes que atuam de forma integrada por meio de mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária e oportuna para implementar processos de decisões no Sistema de Saúde. Seu propósito é selecionar dados pertinentes e transformá-los em informações para aqueles que planejam, financiam, provêem e avaliam os serviços de saúde” (OMS, 1981:42).

Sistemas de Informação e Banco de Dados Sistema de informação: É o processo de produção de informação e sua comunicação a atores, possibilitando sua análise com vistas à geração de conhecimentos. Banco de dados: É um dos principais componentes do sistema, sendo um agrupamento organizado de dados que pode ser utilizado por vários sistemas.

Sistemas de Informação em Saúde Componentes que atuam de forma integrada e articulada para obter e selecionar dados e transformá-los em informação:

Principais Sistemas de Informação em Saúde Administração e Planejamento: Cartão SUS; Administração Hospitalar: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (SISREG), Monitoramento de Indicadores de Serviços de Saúde por AIHs, Sistema Nacional de Transplantes (SNT); Água: Sistema de Avaliação da Qualidade da Água (Siságua); Assistência Farmacêutica: Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Horus); Atenção Básica: Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB); Câncer: Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero e Sistema de Informação do Câncer de Mama (SISCOLO/SISMAMA); Datasus - Sistemas e Aplicativos do Datasus; Doenças Crônicas: Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (SISHIPERDIA)

DST / Aids - Sistema de Monitoramento de Indicadores do Programa Nacional de DST e Aids; Informações Ambulatoriais: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SiaSUS); Informações Hospitalares: - Sistema de Informação Hospitalar Descentralizado (SIHD); Medicamentos, Vacinas e Insumos: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI); Pré Natal: Sistema de Pré-Natal (SIS Pré Natal) Recursos Financeiros: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS); Saúde Suplementar - - Sistema de Informações de Beneficiários (Bolsa Família); Vigilância em Saúde - Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN); Óbitos: Serviço de Verificação de Óbitos (SVO); Nascimentos: Sistema Nacional de Nascidos Vivos (S I N A S C)

SIAB O Sistema de Informação da Atenção Básica  foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pela Estratégia de Saúde da Família - ESF. O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como  território, problema e responsabilidade sanitária. Através dele obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. Principal instrumento de monitoramento das ações do Programa Saúde da Família, tem sua gestão na Coordenação de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica / SAS.

SIAB Benefícios: Micro-espacialização de problemas de saúde e de avaliação de intervenções; Utilização mais ágil e oportuna da informação; Produção de indicadores capazes de cobrir todo o ciclo de organização das ações de saúde; Consolidação progressiva da informação partindo de níveis menos agregados para mais agregados.

SIAB Funcionalidades Cadastros de famílias; Condições de moradia e saneamento; Situação de saúde; Produção e marcadores; Composição das Equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde.

SIAB PORTARIA GM N. 1976, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014: dispõe sobre alteração o prazo para a transição definitiva do SIAB para o SISAB. e acrescenta  dispositivo á Portaria nº 1.412/GM/MS, de 10 de julho de 2013. "Art. 3º - § 3º - Para fins do disposto no § 2º e para garantir a transição entre o SIAB e o SISAB, operacionalizado pelo "software" e-SUS AB CDS e-SUS AB PEC, a partir da competência de junho de 2015 as informações deverão ser enviadas obrigatoriamente para a base de dados do SISAB."