Mensagem: “(...) Ao vibrarmos o amor, nosso sentimento atinge as criaturas que nos cercam, envolvendo-as em energia superior, que lhes aquece o “germe”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
O EVANGELIZADOR ESPÍRITA
Psicologia e práticas educativas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
JOVENS MARGINALIZADOS AMBIÊNCIA PREVINIR JOVENS MARGINALIZADOS ESTILO SALESIANO DE EDUCAR ACOLHER PROFISSIONALIZAÇÃO INCLUSÃO SOCIAL DESCOBRIR.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO
experiências INESQUECÍVEIS!
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
  ORGANIZAÇÕES.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Platão e a Teoria das Idéias
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Um projeto brasileiro As raízes Os princípios A prática
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O TRABALHO COM PROJETOS
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Do Princípio Inteligente à Angelitude
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Espiritualidade do Catequista
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Curso de Especialização
A CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA O ENSINO NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
O que semear, colherás.
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Fraternidade e Juventude
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Diferencial do ensino espírita para crianças
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Os anos das grandes oportunidades
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
Seções 6 e 7 (capítulos 20-30) “Ensine-se às crianças e aos jovens que todo erro, toda falta e toda dificuldade vencidos se tornam um degrau no.
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Evangelho Espiritismo
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Teorias Educacionais.
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
Cuidados de Amor (Quem ama cuida!).
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

Mensagem: “(...) Ao vibrarmos o amor, nosso sentimento atinge as criaturas que nos cercam, envolvendo-as em energia superior, que lhes aquece o “germe” divino, propiciando condições para o seu desabrochar. Eis a função principal do educador: acordar na criança o germe que ela já possui, auxiliando o seu desenvolvimento. (...) “ Walter Oliveira Alves, Educação do Espírito

Conceito de competências e habilidades A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora. As habilidades são essenciais da ação, mas demandam domínio de conhecimentos.Ao educar para competências será através da contextualização e da interdisciplinaridade, com conteúdos pertinentes à realidade do aluno. “Competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos - como saberes, habilidades e informações - para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”.

Educadores exemplares: Socrátes : Foi o pai da Ética ocidental, maior filósofo de todos os tempos.Contrariamente à maioria, não foi um teóricos de idéias, pregava, explicava e vivia as virtudes. Tinha grande autoridade moral, por sua vida exemplar de homem de bem, revelava com seu método uma confiança fundamental no ser humano, sabendo-o depositário de verdades morais no fundo de si mesmo, acreditava que aprender era recordar também por causa das pré –existências da alma

Comenius : Líder religioso checo, foi o iniciador da Psicologia moderna; educação para todos, homens mulheres, pobres e ricos, normais ou deficientes, abolição de castigos, escola global e estimulante partindo do interesse e da observação. Acreditava que o homem sendo um espírito imortal, a educação deveria transcender a mera realização terrena. Bach : aclamados um dos maiores gênios musicais da História, era um pedagogo de mão cheia, conseguia simplificar a complexidade musical, para ensinar e contagiar com seus dons seus alunos. Era capaz de descer à uma criança, ou um iniciante, e se interessar pelo seu progresso.

Pestalozzi: Educador suíço não foi apenas o mestre de Kardec. Idéias como educação integral, que ele resumia educação da cabeça, das mãos e do coração, educação ativa onde a criança aprende observando e fazendo e não apenas escutando. Seu principal mérito foi de afirmar e analisar a base afetiva da educação. Ele teorizou e demonstrou que a partir do elo afetivo educador e educando, baseado evidentemente na educação sincera e integral, é que se desenvolve um processo pedagógico eficaz, em que ambos crescem espiritualmente

Kardec: codificador do espiritismo, antes de se dedicar à doutrina, exerceu na França, durante 30 anos sua missão de educador. Discípulo de Pestalozzi, começou a aplicar o método do seu mestre,e desde o princípio revelou idéias próprias e personalidade segura. Apesar da amplitude de seu conhecimento e da sua altura moral, sabe ensinar traduzindo os conceitos mais difíceis em linguagem simples, clara, objetiva,usando uma lógica fantástica.

Eurípedes Barsanulfo : Nascido em Sacramento MG, deixou um rastro de luz em sua passagem pela terra, vem à terra para se dedicar ao próximo, restaurando- lhe a saúde, com receitas, remédios cuidados ministrados por ele mesmo e educando crianças e jovens, no seu famoso colégio Allan Kardec.não era um mestre só de sala de aula levava seus alunos, para fazer parte de seu cotidiano, exemplificando fazendo seus alunos a participarem de suas atividades caritativas, ensinando a prática do bem pela própria prática

Quais seriam as condições essenciais para que alguém possa desempenhar a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil? Nas bases de todo programa educativo o amor é a pedra angular favorecendo o entusiasmo e a dedicação,a especialização e o interesse, o devotamento e a continuidade, a disciplina e a renovação, uma vez que no trato com a criança e o jovem o esforço renovador pela evangelização jamais prescindirá da força da exemplificação para quem ensina.

Requisitos do evangelizador: Ser evangelizador não é dar aulas de evangelização. Evangelizar é vivenciar. Vivenciar é conviver, é fazer desabrochar, despertar o gigante adormecido que há em cada criança. Considera-se uma tarefa difícil ou quase impossível, analisar a capacidade interior e o potencial de amor e dedicação que existe em cada um,cumpre-nos porém ressaltar, enquanto a necessidade de alguns predicados básicos à tarefa que assumimos, como evangelizadores e são eles:

Vocação Tato pedagógico Fidelidade a mensagem espírita Paciência, capacidade de compreender e formar caráter Pedagogia do amor Acolhimento e simpatia Otimismo e entusiasmo Aparência pessoal Reserva e dignidade Imparcialidade Didática e manejo com a classe Conhecimento

Atitudes que devem ser evitadas: Falar baixo ou alto demais, aos gritos. Ler a aula Permanecer sentado ou em pé sempre no mesmo lugar Não adaptar-se ao meio, caindo na rotina Desordem em classe Linguagem inadequada Mau humor cara feia Interrogatório inadequado Não exemplificar o que ensina.

Tenha sensibilidade para se avaliar, considerando seu papel de mediador entre o conhecimento, o aluno e sua realidade. Na tarefa de evangelizar, o trabalhador é influenciado pelo Plano Espiritual, pelos irmãos esclarecidos e os não tão esclarecidos. Para se entrar em sintonia com os espíritos superiores é necessário a prece, vigilância das atitudes e trabalho no bem. A tarefa de evangelizar é muito importante para ser realizada na improvisação, ao acaso ou nas dependências do momento.

Reflexão “O importante não é o tamanho do que você faz, e sim o tamanho do amor que você coloca no trabalho que decidiu fazer”