Evolução das profissões na área da Cultura no pós- 25 de Abril
os “profissionais” versus os “amadores”
Diversas profissões na área da Cultura e o seu relacionamento - hierarquias, relações de Poder, afectos
Cultura e género - a evolução do papel do feminino
Profissões culturais e sistema cultural: A Cultura como sub-sistema do social Os agentes culturais a olhar para “fora” Os “outros” agentes sociais a olhar para “dentro”
O estatuto do “eu” na afirmação do profissional da Cultura
A empregabilidade no sector público da Cultura: Administração Central Administração Local
A empregabilidade no sector privado O sector lucrativo e o mercado O sector não lucrativo/terceiro sector
O “valor” da Cultura Capital simbólico e intangibilidade A geração de externalidades O valor económico da Cultura O valor financeiro da Cultura
As profissões culturais como oportunidade em tempo de crise O problema da dimensão : adequação à realidade O problema do estatuto - localização geográfica e qualidade vs ostentação
A dimensão social do trabalho cultural - o profissional de cultura como agente político
A importância do trabalho em rede Sociabilidade Cooperação Partilha Circulação
A rede enquanto espaço virtual A rede enquanto espaço físico A necessidade da circulação internacional
Agenda de contactos e evolução pessoal e profissional
A DGArtes enquanto serviço público de Cultura Missão nacional e internacional
Políticas públicas de formação profissional - a aposta nos serviços de valor acrescentado e na criatividade e inovação O Ano Europeu da Criatividade e Inovação
A formação profissional e a “constelação” Inov
O Inov-Art como oportunidade estratégica na área do desenvolvimento profissional para o sector cultural O investimento financeiro e o seu impacto e significado - custos alternativos
A “história” do Inov-Art e as oportunidades e constrangimentos organizacionais
A adesão e expectativas criadas: Mais de 2000 candidatos para 200 vagas
Calendário de execução financeira e oportunidades de colocação versus volume de candidaturas e gestão
Candidatos com entidades Candidatos para matching: As diferenças do Inov-Art em relação aos outros Inov - o “recrutamento” de entidades culturais internacionais
As “regras do jogo” do processo de matching e a avaliação por parte dos candidatos da equação custo/oportunidade Análise comparativa com programas internacionais similares Decisão de candidatura/expectativa/ ida
Uma oportunidade única para uma geração Um processo novo em desenvolvimento e aperfeiçoamento O copo meio cheio ou o copo meio vazio - a necessidade de densificação das oportunidades
A partida, a colocação, a relação com a entidade de acolhimento, a relação com a DGArtes e os técnicos do Inov-Art, o regresso, o networking durante e depois - no local de acolhimento, com outros candidatos colocados, no regresso
Presente e Futuro - não é tudo ou nada - é caminho
O Inov-Art e a afirmação do sector cultural português no circuito internacional
O futuro do investimento nos candidatos - modos de aferição de resultados