A Ética na Educação Física GRUPO: Cristiano Bernardino de Lima – 2009100786 Gisele Tonassi Falcão -2009100500 Thiago Dybowski Fraga -2009100502
“Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis.’’ Platão
Construção do código de ética Foi desenvolvida através do estudo da historicidade de sua existência, da experiência de um grupo de profissionais brasileiros da área. 12 Itens norteadores CONFEF/CREFs
Com a lei 9696/98 e a consequente estruturação do CONFEF Com a lei 9696/98 e a consequente estruturação do CONFEF.Este documento emerge como uma ferramenta a disposição de toda a sociedade e, especificamente, dos profissionais de educação Física no sentido de balizar as condutas morais. O resguardo destes valores sociais é codificado de forma específica no cosmo da Educação física visando, sobretudo, A SEGURANÇA DA SOCIEDADE.
Princípios e diretrizes Art.4º- O exercício profissional em educação física pautar-se-á pelos seguintes princípios: O respeito a vida,à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo. Responsabilidade social. A ausência de discriminação ou preconceito de qualquer natureza. O respeito a ética nas diversas atividades profissionais.
Aonde está a Ética?
A ética esquecida...
O resultado da falta de Ética
CREF´s Tal Sistema deve assegurar, por definição: Qualidade Competência Atualização técnica, cientifica e moral dos profissionais nele incluídos por inscrição e registro legal.
A importância da Ética nos Diversos jogos Promover jogos nos quais os alunos possam combinar ou modificar as regras de comum acordo pode ser uma excelente experiência para o diálogo, a cooperação obtida propicia o estabelecimento e cumprimento de contratos, e é onde os alunos aprendem a honrar a palavra empenhada e constituem relações de reciprocidade, pois a trapaça em relação a qualquer uma delas neste caso, implicará principalmente na quebra de um acordo e no desrespeito aos colegas.
VOCÊ SABE FAZER BEM? O saber fazer bem tem uma dimensão técnica,a do saber e do saber fazer.
Responsabilidade O dever fundamental da preservação da saúde dos beneficiários implica em responsabilidade social do profissional de educação física.Sendo este exercido somente por profissionais preparados e graduados.
Documento de intervenção Profissional O profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações,tendo como propósito prestar serviços que favoreçam: O desenvolvimento da educação e saúde. Prevenção de doenças e acidentes No bem-estar e da qualidade de vida. Qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.
A ética no atendimento O profissional de educação física é capacitado para atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico- cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades.
Conclusão Para que a ética faça parte de nossa vida profissional é preciso que as universidades conscientizem seus acadêmicos a praticarem qualquer atividade com o máximo de cuidado e eficiência e para que desempenhem habilidades técnicas e científicas em conjunto com valores éticos. As universidades têm o dever de trabalhar a consciência de seus acadêmicos para que eles possam se tornar profissionais com uma postura Ética e assim não sigam um caminho incorreto.
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