TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

TÍTULOS DE CRÉDITO PROTESTO
TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES
LETRA DE CÂMBIO Marco Antonio Lorga Tel.: (65) /
TÍTULOS DE CRÉDITO AVAL
NOTA PROMISSÓRIA Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
Prof. Marco Antonio Lorga
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
01/04/2017.
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Direito Empresarial 8ª Aula
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
NOTA PROMISSORIA.
TÍTULOS DE CRÉDITO Marco Antonio Lorga
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
AGU 2010 – CESPE (certo ou errado)
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
DUPLICATA Lei n /68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda.
Prof. Wiverson de Oliveira
LETRA DE CÂMBIO.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
DO PROTESTO E DA APREENSÃO DE TÍTULOS– art. 882 à 887 do CPC Protesto cambiário (Theodoro Jr. vol :725) - exemplos de títulos cambiários: duplicata.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
Curso de Direito - Noturno Aluno: Nelson Gomes Filho
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO CAMBIÁRIO
DIREITO EMPRESARIAL III
Prof. Wiverson de Oliveira
DIREITO EMPRESARIAL II
Prescrição (perda do exercício do direito de cobrança por via de execução – ação cambial) para cobrança de co-obrigado é necessário o protesto como requisito.
Unidade V – Cheque (Lei 7.357/1985)
DUPLICATA Lei n , de 18 de junho de 1968.
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO SAQUE ACEITE AVAL VENCIMENTO PAGAMENTO
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Duplicata.
Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO. LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
XIV DIREITO CAMBIÁRIO. TÍTULO DE CRÉDITO - “é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado” (Cesare Vivante)
Transcrição da apresentação:

TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO Marco Antonio Lorga E-mail: marco@lorgamikejevs.com.br Homepage: www.lorgamikejevs.com.br Tel:(65) 3622-3889 / 8143-1111 Clique para adicionar texto

APRESENTAÇÃO CONCEITO: ato pelo qual o portador submete o título ao devedor e pode ter dois objetivos: ACEITE ou PAGAMENTO. NATUREZA: o título pode ser QUÉRABLE (quesível) ou PORTABLE (portável) Clique para adicionar texto

APRESENTAÇÃO TÍTULO QUÉRABLE: cabe ao portador apresentar o título ao devedor (regra): Clique para adicionar texto

APRESENTAÇÃO TÍTULO PORTABLE: cabe ao devedor buscar o portador para pagar (exceção): Clique para adicionar texto

ACEITE CONCEITO: ato pelo qual o SACADO (pessoa indicada para pagar) de uma ORDEM DE PAGAMENTO (letra de câmbio ou duplicata) reconhece a validade e exatidão do título mediante ASSINATURA. Clique para adicionar texto

ACEITE DUPLICATA (Lei nº 5.474/68) Remessa para aceite (art. 6º): § 1º - O prazo para remessa da duplicata será de 30 (trinta) dias, contado da data de sua emissão. Devolução com aceite: Art. 7º - A duplicata, quando não for à vista, deverá ser devolvida pelo comprador ao apresentante dentro do prazo de 10 (dez) dias, contados da data de sua apresentação, devidamente assinada ou acompanhada de declaração, por escrito, contendo as razões da falta do aceite. Clique para adicionar texto 6

ACEITE ACEITE PRESUMIDO (Obrigatório) ACEITE ORDINÁRIO O devedor devolve o título com aceite ACEITE FACULTATIVO O sacado não está obrigado a aceitar o título, mesmo que reconheça a existência de débito para com o emitente. (Letra de Cambio) ACEITE PRESUMIDO (Obrigatório) Se o sacador não apresentar uma das recusas ao aceite previstas na lei, significa que a duplicata está presumidamente aceita, podendo ser executada. Clique para adicionar texto

ACEITE DUPLICATA (Lei nº 5.474/68) Situações que podem ocorrer: O devedor devolve a duplicata com aceite (ACEITE ORDINÁRIO). O devedor devolve a duplicata sem aceite. Credor fará prova da falta de aceite pelo PROTESTO. O devedor não devolve a duplicata. Credor fará prova da falta de devolução pelo PROTESTO. Clique para adicionar texto

PAGAMENTO CONCEITO: forma de extinção das obrigações. EFEITOS: extingue a obrigação daquele que pagou e de todos os coobrigados posteriores. Quem paga tem DIREITO DE REGRESSO contra os coobrigados anteriores na totalidade da dívida. Clique para adicionar texto

PAGAMENTO CUIDADOS: CARTULARIDADE: o devedor deve resgatar o título quando do pagamento, para evitar ser novamente cobrado. LITERALIDADE: o devedor deve exigir que lhe seja dado recibo no verso do título. Tal providência é fundamental se quem paga é um coobrigado, para que ele possa se sub-rogar no direito de propriedade do título. PROVA: se o devedor não pagar o título, o portador fará prova da falta de pagamento pelo PROTESTO. Clique para adicionar texto