Modelo Japonês de Administração

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Transcrição da apresentação:

Modelo Japonês de Administração CAPÍTULO 9 Modelo Japonês de Administração

Idéias Orientais Idéias Ocidentais Grupos de trabalho autogerenciados. Linha de montagem móvel, com trabalhadores especializados Parcerias com fornecedores dedicados, produção enxuta, mentalidade just in time. Verticalização, controle de todas as fontes de fornecimentos, administração de estoques, mentalidade just in case. Guerra ao desperdício. Tamanho é documento. Produção flexível. Máquinas e equipamentos dedicados. MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.1 – Um contraste entre idéias ocidentais e orientais.

Idéias Orientais Idéias Ocidentais Administração enxuta, empresa enxuta. Estruturas organizacionais divisionalizadas e hierárquicas. Círculos da qualidade, aprimoramento contínuo. Controle da qualidade. Alta qualidade e baixo preço. Alto luxo e alto preço. Toyota, Mitsubishi, Nissan. Ford, General Motors, General Electric MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.1 – Um contraste entre idéias ocidentais e orientais.

Modelo Japonês de Administração Sistema Toyota de Produção Shewhart Modelo Japonês de Administração Deming Sistema Toyota de Produção Ford Taylor e outros da Administração Científica Cultura Japonesa orientada para o trabalho de grupo e a economia de recursos MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.2 – Origens do modelo japonês de administração.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.4 – Elementos do sistema Toyota de produção. Qualidade Produtividade Participação MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.4 – Elementos do sistema Toyota de produção.

Ineficiências Inevitáveis Espera. Transporte. Deslocamentos. Perdas inevitáveis. Ineficiências Inevitáveis Fabricação de quantidade maior que o necessário. Refugos. Tempo perdido em consertar erros. Estoque. Desperdícios Realização de operações e atividades de transformação estritamente ligadas ao produto ou serviço. Atividades que Agregam Valor ao Produto ou Serviço MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.5 – Desperdícios e agregação de valor.

Eliminação de Desperdícios Racionalização da Força de Trabalho Just in Time Produção Flexível MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.6 – Três estratégias para eliminar desperdícios.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.7 – Grupos autogeridos de trabalho, uma idéia popularizada pela Toyota.

Fabricação com Qualidade Fazer certo da primeira vez Corrigir causas fundamentais dos erros Utilizar Círculos da qualidade MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.8 – Três princípios para fabricar com qualidade.

Causas Efeitos 20 % das causas 80% das causas 80% dos efeitos Poucas causas significativas 20 % das causas 80% das causas 80% dos efeitos 20% dos efeitos Muitas causas insignificantes MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.9 – Princípios de Pareto ilustrado.

Participação Acumulada Importância Participação Acumulada Participação Prejuízos Defeitos 1º 50% 450.000,00 Montagem 2º 75% 25% 225.000,00 Pintura 3º 88% 13% 117.000,00 Parte elétrica 4º 94% 6% 54.000,00 Forração 5º 97% 3% 27.000,00 Acessórios 6º 99% 2% 18.000,00 Rodas 7º 100% 1% 9.000,00 Pneus 100% 900.000,00 Total MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.10 – Tabela de defeitos e prejuízos.

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 99% 75% 25% 13% 2% 3% 6% 1% 88% 94% 97% A C B Causas Monta- gem Pin- tura Parte elétrica Forra- ção Aces- sórios Rodas Pneus Prejuízos MAXIMIANO /TGA –– Fig. 8.11 – Gráfico de Pareto feito com base na tabela da figura 8.10: a parte A do gráfico indica a menor parte dos problemas e a maior parte dos prejuízos.

POR QUE OCORRE ESTE PROBLEMA? CHECK-IN EQUIPAMENTOS Atendentes Desinformados Overbooking Aviões Velhos e Mal Conservados Pouco Espaço para os Passageiros Reclamações dos passageiros da Air Pindorama POR QUE OCORRE ESTE PROBLEMA? Atrasos Constantes Comida Ruim Bagagem Extraviada OUTRAS CAUSAS SERVIÇOS MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.12 – Exemplo do diagrama de Ishikawa ou diagrama “espinha de peixe”.

Sistema Toyota de Produção Modelo Japonês de Administração Acréscimos e Modificações no Ocidente Modelo Universal de Administração Competitiva Outros Ingredientes ISO 9000, Modelo Europeu da Qualidade etc. MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.13 – Evolução e universalização do modelo japonês.