Noções sobre medicamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
soluções DISPERSO DISPERSÃO DIPERSANTE
Advertisements

FARMACOTÉCNICA I APRESENTAÇÃO: PROFESSOR LUIZ FERNANDO CHIAVEGATTO
Farmacologia para a Enfermagem
MEDICAMENTOS MAIS USADOS EM PEDIATRIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS Profª: Marcia Conceição de Souza Silva
MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Atendente de Farmácia Aula: 02
Facilitadora: Jurema Prado
INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
PIRATARIA DE REMÉDIOS.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC
ATENDENTE DE FARMÁCIA Professor Vaniscley Henicka Farmacêutico
MEDICAMENTOS E DROGAS”
Farmacologia Aula inaugural
Farmacologia –Aspectos gerais
Prof: Ueliton S. Santos.
Introdução à Farmacologia
Visitação Ao final da visita, o propagandista deve registrar por produto, o Objetivo de sua propaganda e o Assunto da Visita que realizou. Essas classificações.
FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS
Importância da Química na Medicina
CLASSIFICAÇÃO DAS FORMAS FARMACÊUTICAS - Vias de administração
PROCESSO DE ENFERMAGEM SEGUNDO WANDA HORTA
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Farmácia – Termos Utilizados no Sistema de Manipulação
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Nome:Gabriel Pereira Gomes Nº6 1ºEM 20/03/14
Auditoria de Enfermagem nas Operadoras de Planos de Saúde
2º ENCONTRO DE GERENTES DE RISCO Farmacêutica – UFARM/GGSPS /ANVISA
Auditoria e Análise de contas Hospitalares
Formulações e Formas Farmacêuticas
Química na Medicina.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Farmacotécnica Industrial
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Raffaela Plazezwski n°24
Cálculo de medicamentos
Kelton T. Rodrigues Barreto
Pesquisa pré – clínica e clínica
INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Automedicação: por que a prática é tão comum?
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Luiz Claudio Simões de Medeiros Unidade: CSF Bibi Vogel CAP 3.2
Medicamentos Genéricos
Avaliação Nutricional
Farmacologia Introdução.
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
VALIDADE DE MEDICAMENTOS
Fundamentos de Enfermagem
AUDIÊNCIA PÚBLICA Gestão do SUS – Legislação do SUS e Universalidade do Sistema A questão da alimentação especial no SUS Brasília, 29 abril de 2009.
Roosevelt Albuquerque Gomes
Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.
Fundamentos em Farmacologia
União de Ensino Superior de Campina Grande Disciplina: Farmacologia
Vias de Administração de Fármacos
INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE
Auditoria de Enfermagem nas Operadoras de Planos de Saúde Atualmente as intituições tem investido no setor de auditoria para que todas as contas sejam.
INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA:
Biofarmácia Curso de Farmácia
Forma Farmacêutica de Dispensação
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Atendente de Farmácia Aula 2.
Vias de Administração Anne K. Schreiber.
FARMACOLOGIA GERAL: PRATICA I: FORMAS FARMACEUTICAS.
Fundamentos de Farmacologia - Nutrição
Transcrição da apresentação:

Noções sobre medicamentos Claudia S Medeiros

Conceitos gerais Farmacologia é a ciência que estuda os medicamentos. Medicamento é toda substancia química que tem ação profilática, terapêutica e auxiliar de diagnóstico. A ação profilática, isto é, a prevenção de doenças, se faz por exemplo por meio de vacinas. A ação terapêutica, ou seja, de cura ou alívio das enfermidades, se faz por exemplo com o uso de antibióticos. Como auxiliar de diagnóstico podemos citar, por exemplo o contraste, que é uma substância empregada em exames radiológicos para facilitar o diagnóstico. Droga é toda substância capaz de alterar o sistema fisiológico ou causar estado patológico, com ou sem benefícios para o organismo. No primeiro caso incluem-se os medicamentos.

Conceitos específicos Remédio - Todo meio utilizado para combater um estado patológico, por meio de medicamentos, ações físicas(massagem) e psíquicos(terapia). Fármaco - Substância quimicamente definida que apresenta ação benéfica ao organismo. Princípio ativo - Substância quimicamente ativa, responsável pela ação do medicamento representado pelo nome genérico. Veículo - Substância líquida que dá volume a fórmula, não apresentando ação farmacológica. Excipiente - Substância sólida ou pastosa que dá volume a formula, também sem ação farmacológica.

Observações Os medicamentos têm um nome genérico(dado de acordo com a Denominação Comum Brasileira, que por sua vez segue a Denominação Comum Internacional, denominada pela OMS), correspondente ao seu principio ativo, e um nome comercial, dado pelo fabricante. Quando o princípio ativo em questão não se encontra disponível no mercado em sua forma pura, mas sim associado a outros, o nome comercial refere-se a essa associação.

A Administração de Medicamentos A administração de medicamentos é função da enfermagem e depende da prescrição médica e das orientações do farmacêutico. Existem dois tipos de prescrição, as autolimitadas, ou seja, a ordem tem um limite. Ex. Petidina 100mg IM agora. Outras são contínuas, isto é, são prescrições que devem ser seguidas até que sua suspensão seja autorizada. Ex. Vitamina C 500 mg VO as refeições. Também se incluem neste caso o "se necessário". Ex. Metoclopramida 10 mg VO, se necessário, até 8/8 horas.

Antes de administrar A prescrição tecnicamente correta deve incluir: Nome do medicamento Dose exata Via de administração e sua freqüência

Registro dos Medicamentos Controlados Em hospitais, os medicamentos sujeitos a controle especial, uma vez prescrito e administrado ao paciente, deve ser registrado em formulário próprio, nos quais são anotados o nome completo do paciente, o horário da administração, o nome da medicação, a dose e o nome do médico que fez a prescrição

Noções sobre medicamentos: Forma farmacêutica é a maneira física pela qual o produto farmacêutico se apresenta, como: Comprimido, suspensão, emulsão. Fórmula farmacêutica é a descrição do produto farmacêutico, ou seja, quais os ativos que o compõem e em que quantidade.

Ação dos medicamentos Os medicamentos podem ser de ação local sistêmica.

Ação local o medicamento age no próprio local onde é aplicado, não passando pela corrente sangüínea, podendo ser aplicado: Na pele(pomadas e loções) Na mucosa(supositórios, óvulos vaginais, colírios, soluções nasais e coluntórios) Contrastes radiológicos Sólidos e líquidos de ação no aparelho digestivo. Ex. antiácidos(neutralizam a ação do suco gástrico e são eliminados sem serem absorvidos).

Ação Sistêmica O princípio ativo terá de ser absorvido e entrar na corrente sangüínea para então chegar ao seu local de ação.

Formas farmacêuticas Os medicamentos podem ser sólidos, líquidos, pastosos e gasosos.

Formas farmacêuticas Sólidos Os medicamentos sólidos compreendem os pós, os comprimidos, as drágeas, as cápsulas, os supositórios e os óvulos. Líquidos Os medicamentos líquidos compreendem as soluções, xaropes, elixir, suspensão e emulsão.

Formas farmacêuticas Pastosos De uso externo. Compreendem pomadas, cremes, pastas e gel. Gasosos São utilizados para administração de substancias voláteis. Ex. os aerossóis, que são medicamentos sólidos ou líquidos acrescidos de gases para nebulização.

ATENÇÃO FINAL NUNCA SUBSTIME A AÇÃO DO MEDICAMENTO OU SE MOSTRE COMO DONO DO SABER AO ADMINISTRAR UM MEDICAMENTO. A INCERTEZA / DÚVIDA SERÃO SUAS ALIADAS CONTRA O ERRO. VOCÊ É CO-AUTOR DE QUALQUER MEDICAMENTO ADMINISTRADO OU PRESCRITO DE FORMA ERRADA