Tipologia proposta por Wesley Fryer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O Ensino Aprendizagem em Tempos de Internet Rubens Queiroz de Almeida Download desta apresentação
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Apresentando.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TICS E A ESCOLA.
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
A Educação Mediada pela Tecnologia
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Núcleo Regional de Educação de Toledo
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Os níveis básicos da leitura
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS
ALEXANDRA ALINE VERA.
educação NA ERA DIGITAL
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
O Uso Pedagógico do Blog
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Profa. Reane Franco Goulart
Media Digitais e Socialização
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Rethinking Literacy Education in New Times:
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
Sônia Bertocchi EducaRede Brasil 1 Novas tecnologias novos modos de ensinar novos modos de aprender.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas ao Ensino da Matemática

Tipologia proposta por Wesley Fryer Refugiados: ignoram a tecnologia ou a negam, agindo como se ela não existisse. Voyeurs: conhecem a existência da tecnologia, mas não as utilizam. Imigrantes: participam nas redes digitais, porém de modo limitado. Nativos: adotam de modo intenso a tecnologia em sua vida diária.

NATIVOS DIGITAIS: DO QUE ESTAMOS FALANDO??? Pessoas que cresceram em meio a tecnologia 100% conectados: Computador. Celular. iPod. MSN. TV. Skype.

49 milhões de brasileiros com acesso a internet 74% dos usuários visitam sites de relacionamento, blogs, fotologs e videologs Brasil é o país recordista em tempo online/mês (21 horas e 20 minutos). 33% adicionam conteúdo com o objetivo de relacionar-se com outras pessoaS. 44% já colocaram na web uma foto, uma musica ou um filme. 51% dos internautas consomem conteúdo criado pelos próprios usuários 47% do tempo dos internautas é consumindo notícias e conteúdo de entretenimento. Fonte: Datafolha, Ibope NETRatings, Deloitte & Touche, Online Publisher Association, Kaiser Family Foundation

“... agora nós temos uma geração que absorve informação melhor e que toma decisões mais rapidamente, são multitarefa e processam informações em paralelo; uma geração que pensa graficamente ao invés de textualmente, assume a conectividade e está acostumada a ver o mundo através das lentes dos jogos e da diversão.”

“Nós nunca compreenderemos a tecnologia precisamente da mesma forma que os nativos digitais compreendem. Esta distinção é crítica na educação, porque nós estamos em uma época em que todos os nossos alunos são nativos digitais, ao passo que nossos educadores, professores, administradores e planejadores curriculares são imigrantes digitais.” “Use Their Tools! Speak Their Language!” Marc Prensky, Março de 2004 http://www.marcprensky.com/writing/Prensky-Use_Their_Tools_Speak_Their_Language.pdf

• Enviar Mensagens texto (SMS) • Falar no telefone celular A ROTINA... • Enviar Mensagens texto (SMS) • Falar no telefone celular • Jogar videogame • Ouvir música • Ler e enviar e-mails • Navegar na Internet • Conversar no MSN • Ver TV e publicidade

CARACTERÍSTICAS DO NATIVO DIGITAL

Prefere o que é rápido e imediato. Comunica-se de forma rápida, com muitos interlocutores ao mesmo tempo. Utiliza a imagem, o vídeo e o gráfico em vez do texto. Aprendizagem “just-in-time”. Domina novas formas de comunicação assíncronas e imediatas.

Aprecia jogos e atividades lúdicas. Inventa e domina códigos com facilidade. Gosta de gratificação imediata e de ser recompensado com frequência.

mudaram radicalmente e hoje, já não são a população para Os nossos estudantes mudaram radicalmente e hoje, já não são a população para quem o sistema educacional foi concebido para ensinar. (Mark Prensky, 2007)

NATIVOS DIGITAIS X IMIGRANTES DIGITAIS

O PROFESSOR IMIGRANTE DIGITAL Prefere a oferta de informação lenta e controlada, de fontes limitadas. Prefere processamento linear e tarefas únicas ou limitadas. Prefere oferecer texto ao invés de figuras, som e vídeo. Prefere oferecer informação de forma linear, lógica e sequencial.

O PROFESSOR IMIGRANTE DIGITAL Prefere que os estudantes trabalhem independemente ao invés de interagir em rede. Prefere adiar a gratificação e as recompensas. Prefere ensinar o que está no currículo e testes padronizados.

Os professores que atuam na escola e possuem mais de vinte anos são imigrantes no ciberespaço. Ou seja, nasceram em outro meio e aprenderam a construir conhecimento de forma diferente do que esta geração denominada de “nativos” o faz. (Prensky, 2007)

A formação docente relacionada ao uso de Tecnologias Digitais (TDs) configura uma necessidade premente considerando o novo contexto de cibercultura o qual depende do desenvolvimento de novas competências. “Quando se fala que um professor tem dez anos de experiência, vale se perguntar se ele tem dez anos de experiência ou um ano de experiência repetido dez vezes.” John Dewey

Formação docente na cibercultura Competência “condição de não apenas fazer, mas de saber fazer e sobretudo de refazer permanentemente nossa relação com a sociedade e a natureza, usando como instrumentação crucial o conhecimento inovador” ( Demo, 2002, p. 13) Competências Tecnológicas: Diminuir as distâncias entre imigrantes e nativos digitais (Prensky, 2001) Competências pedagógicas: Metodologia pedagógica apoiada na reconstrução de conhecimento (Demo, 2002)

O FUTURO eBook iPod & Smart Phone leitor MP3 /MP4 PDA Computador Ultra-Portátil

Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender. Alvin Toffler

Obrigado