CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?
Capitalismo / Socialismo
Subdesenvolvimento.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Desenvolvimento e inserção internacional
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Geografia Politica.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
Dimensões da Globalização
Globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento
Associação de Nações do Sudeste Asiático
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
Desenvolvimento e subdesenvolvimento
Globalização: Boa ou ruim?.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
A indústria e a transformação da natureza
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Globalização e avanço tecnológico
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Capítulo 19 O Mercado Global.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Aspectos positivos Aspectos Negativos
Origens e bases do mundo global.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
A Globalização Economia Global.
O mundo dividido na era da Globalização
A ECONOMIA GLOBALIZADA
FUNDAMENTO COMÉRCIO EXTERIOR Órgãos Reguladores 1.1.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Desigualdade e Globalização;
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
Brasil: Rico ou Pobre “ O Brasil não se desenvolveu; modernizou-se. O desenvolvimento verdadeiro só existe quando a população é beneficiada”
{ 1º Bimestre Aula 1  O mundo subdesenvolvido  O conceito “subdesenvolvido”  Origens do subdesenvolvimento.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA

É um mecanismo de dominação imposta por países desenvolvidos e, assim, denominada de NEO-IMPERIALISMO ECONÔMICO ou GLOBOCOLONIZAÇÃO, em que as nações em desenvolvimento estão perpetuamente sendo dominada.

GANÂNCIA econômica. A institucionalização de uma Sociedade de Consumo em Massa no mundo impõe impactos ambientais em escala global.

É DIRIGIDA ou comandada por uma minoria de países (G-7) É DIRIGIDA ou comandada por uma minoria de países (G-7). Num planeta com 6, 7 bilhões de pessoas, a economia e as decisões políticas (via Conselhos de Segurança da ONU – somente 5 países com o poder de veto – USA / Rússia / China / Reino Unido / França) estão sobre o controle de poucos.

A economia do mundo fica vulnerável a “VOLATIZAÇÃO” do capital e, o mercado internacional suscetível a CRISE ECONÔMICAS GLOBAIS.

A flexibilização da produção transnacional (instalação de filiais em países subdesenvolvidos) gera desemprego nas nações ricas, bem como, a introdução de novas tecnologias de ponta nas fábricas força o desemprego estrutural (máquina elimina força de trabalho humano).

Uma das CONTRADIÇÕES da economia globalizada Uma das CONTRADIÇÕES da economia globalizada. Adota a lei de livre mercado, mas países adotam políticas de barreiras comerciais aos produtos estrangeiros, num regra de PROTECIONISMO.

DISPARIDADES SÓCIOECONÔMICAS entre as nações do mundo DISPARIDADES SÓCIOECONÔMICAS entre as nações do mundo. A riqueza está concentrada em 16% da população global (nações desenvolvidas). A inclusão no mundo globalizada só se manifesta pela igualdade na crise econômica atual.

Manifesta a ACULTURAÇÃO, num modelo ocidentalizado de cultura, bem como, o massivo consumo de bens não materiais (informação – filmes – cultura – notícias). Os Estados Unidos controlam (produção e venda) de 70% da produção cultural do planeta: usa esta indústria cultural para o domínio geopolítico e venda de seus produtos.

COMPETITIVIDADE DISTINTAS COMPETITIVIDADE DISTINTAS. Num a sociedade econômica globalizada países riso e pobres apresentam poder de disputa de mercado desiguais. Neste aspecto se manifesta a perversidade da globalização, que difunde um mundo de oportunidades, mas com a perpetuação de desigualdades de tecnologia-capital –capacidade industrial.

DISPARIDADES de VIDA ENTRE o NORTE e o SUL DISPARIDADES de VIDA ENTRE o NORTE e o SUL. Como a riqueza concentrada, o poder tecnológico nas mãos de poucos, os benefícios da economia globalizada fica restrita a uma pequena parcela da população mundial. Países do NORTE (ricos) com apenas 16% da população mundial consomem 85% dos recursos naturais do planeta e, concentram 80% do comércio internacional.

Países adotam medidas PROTECIONISTAS: medidas econômicas que favorecem as atividades internas em detrimento da concorrência estrangeira. O oposto desta doutrina é o livre-comércio. - Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos; - Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno; - Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.