Desenvolvimento de um aparelho para reabilitação da força da língua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO DE BIOMECÂNICA Universidade Federal de Minas Gerais
Advertisements

Capa Disciplina: GEODÉSIA APLICADA AO GEORREFERENCIAMENTO
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
SIGPRO Sistema de Gerência de Projetos
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Uso não agrícola do lodo das ETEs
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Ontologia e Sistemas de Informação Geográfica Departamento de Informática - Universidade Federal de Viçosa Jugurta Lisboa Filho Alcione de Paiva Oliveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.
Edson Rosa Gomes da Silva
Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF
Nome do autor Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do campus de Sorocaba Universidade Federal de São Carlos TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Trata-se.
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRABALHO: ESPAÇO CONSTRUÍDO PARA QUALIDADE DE VIDA Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Rogério de Oliveira Rodrigues, Naara.
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
VI Seminário de Redes Empresariais
Professor: Rômulo Rodrigues
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Projecto de Inovação da UTAD Gestão 2010/11 Docentes: Prof. Carla Marques Prof. José Portela Ana Queirós | Ana Viamonte | Elisabete Marinho | Marisa Moreira.
AÇÕES NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ASSESSORIA DE TERAPIA OCUPACIONAL Suelen M. de Lorenzo – Programa de.
ANTROPOMETRIA E MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS
TRABALHOS SELECIONADOS M E N Ç Ã O H O N R O S A CIÊNCIAS DA VIDA PEG88 - Instituto de Ciências Agrárias – Setor de Zootecnia – Título : Herbário e mostruário.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
Resistência ao Cisalhamento dos Solos
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano;
Fundamentos de Metodologia
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
FUNÇÃO DE MARKETING X FUNÇÃO DE VENDAS
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
Sistema de Gerenciamento de Confinamentos de Gado de Corte
Apresentação, discussão e aprovação da “Carta de Natal”
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES GERACIONAIS ENFOCANDO A GERAÇÃO Z
BRUNO BARBOSA E CLAUDIA MEDEIROS
Obtenção de Emulsões Asfálticas Polimerizadas
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
De Musica Portátil, nòs Entendemos
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Disciplina Sistemas Sensoriais Pós-graduação Ciências da Saúde- Unb Aluno: Tiago Freitas Professores: FAYEZ BAHMAD JUNIOR CARLOS AUGUSTO COSTA PIRES OLIVEIRA.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
QUALIDADE DE SOFTWARE Apresentação da Disciplina
Trajetória Profissional
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Um modelo para Planejamento Estratégico em Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação Rodrigo Queiroz da Costa Lima Orientador: Hermano.
Coluna Vertebral – CERVICAL II
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Escola Politécnica da USP MBA - Engenharia de Produtos Nome: Cristiano Rayer Brasil PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO Nome: Cristiano.
Apresentação e Atividades do Grupo. Setembro 2009.
Importância da Química na Medicina
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
MODULAÇÃO DA RESISTÊNCIA AS DROGAS POR DERIVADOS DO ÁCIDO SELENOGLICÓLICO EM STAPHYLOCOCCUS AUREUS Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho.
sistemas de informação
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
ESTÁGIO INTEGRAL: UM APRENDIZADO DIFERENCIADO DE CIÊNCIAS Vinícius Gomes de Costa 1,2 ; André Scarambone Zaú 1,3 1 - Laboratório de Ecologia Florestal.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
13º Congresso Brasileiro de Polímeros 18 e 22 de Outubro de 2015 Natal - RN - Brasil Lindembergue P. C. Júnior 1 (IC), Anna Raffaela M. Costa* 2 (D), Eduardo.
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Estratégia de Liderança em Educação Financeira Superintendência de Relações com o Mercado / EA Consultants Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2014.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
RESGATANDO A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM PATOLOGIAS CRÔNICAS DA COLUNA VERTEBRAL ATRAVÉS DA AUTO-ESTIMA E DE EXERCÍCIOS EM GRUPO DESENVOLVIDO PELO.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Recepção aos Novos Alunos Março 2015.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de um aparelho para reabilitação da força da língua Tatiana Vargas de Castro Perilo 1 Renata Maria Moreira Moraes Furlan 1 Amanda Freitas Valentim 1 Andréa Rodrigues Motta 2 Cláudio Gomes da Costa 3 Clarice Magnani Figueiredo 4 Estevam Barbosa de Las Casas 5 1 Universidade Federal de Minas Gerais/Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica 2 Universidade Federal de Minas Gerais/Departamento de Fonoaudiologia 3 Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC 4 Universidade do Estado de Minas Gerais/ Escola de Design 5 Universidade Federal de Minas Gerais/ Departamento de Engenharia de Estruturas

Objetivo: desenvolver um aparelho que auxilie os profissionais da Fonoaudiologia a reabilitar de forma lúdica e eficiente a força da língua, e que possibilite ao profissional acompanhar, por meio de dados quantitativos, o valor da força que está sendo trabalhada. Métodos Foram realizadas reuniões entre os membros do Grupo onde foram decididas as características mais importantes do aparelho: Estável; Portátil; Promova força de contra-resistência à força realizada pela língua; Baixo custo; Simples de manusear; Capaz de indicar a evolução do tratamento por meio de dados quantitativos;

Resultados: Aparelho composto por um mordedor com um êmbolo central acoplado a uma mola para fazer resistência à força da língua. Um pino de graduação permite o controle da força da mola. Fig. 1 - Visão externa do aparelho com indicação de seus componentes. Fig. 2 - Visão interna do sistema de molas. Conclusão O aparelho, tem a finalidade de promover o ganho de força da língua e traz consigo inúmeras vantagens. Por permitir o acompanhamento do ganho de força ao longo do tratamento fonoaudiológico contribui para melhorar a adesão do paciente ao tratamento.