MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
PLANO DE GESTÃO.
A agenda estratégica para a política habitacional
Orientações Operacionais para elaboração de Termo de Referência no âmbito da Ação Apoio à Elaboração de Planos Locais de Habitação de Interesse Social.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
2009.
1.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Secretaria da Habitação
POLITICA NACIONAL DE HABITAÇÃO PNH
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Programas Sociais de Moradia Econômica
Ministério da Cultura.
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
Ministério da Cultura.
1 – Breve caracterização dos principais tipos de precariedades habitacionais existentes no Estado: A - Déficit HabitacionalTotalUrbanoRural Total Estado
COHAB/SC.
Secretaria Nacional de Habitação
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Recursos e Fontes de Financiamento
Política Nacional de Habitação
Gestão Municipal da Habitação
Política Nacional de Habitação
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Planejamento Urbano e Plano Diretor
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Aula 5. ACESSO À MORADIA: política urbana e política habitacional
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
GIFUS/SP - FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL FNHIS FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
GIFUS/SP - FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL - FAR FAR FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação Lei nº 11.124/05, de 16 de junho de 2005 Decreto 5.796 , de 6 de junho de 2006 Resolução nº 02 do CGFNHIS, de 24 de agosto de 2006 Guia de adesão para Estados, DF e Municípios

Lei nº 11.124, 16/06/2005 Institui o SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – SNHIS OBJETIVOS: ACESSO À TERRA URBANIZADA E À HABITAÇÃO DIGNA E SUSTENTÁVEL; IMPLEMENTAR POLÍTICAS E PROGRAMAS DE INVESTIMENTOS E SUBSÍDIOS; E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL Cria o FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS OBJETIVO: CENTRALIZAR E GERENCIAR RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS DESTINADOS À EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL. É GERIDO POR UM CONSELHO GESTOR DO FUNDO – CGFNHIS CONSELHO GESTOR DO FNHIS - CGFNHIS OBJETIVO: GARANTIR O CONTROLE SOCIAL DA EXECUÇÃO DAS AÇÕES COM RECURSOS DO FNHIS; CARÁTER DELIBERATIVO E FORMA PARITÁRIA.

SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL FONTES: FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR – FAT; FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO – FGTS; FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – FNHIS; E OUTROS FUNDOS OU PROGRAMAS QUE VIEREM A SER INCORPORADOS AO SNHIS.

FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS CONSTITUIÇÃO BÁSICA: DOTAÇÕES DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO - OGU, CLASSIFICADAS NA FUNÇÃO DE HABITAÇÃO + RECURSOS DO FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL - FAS)

FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS APLICAÇÕES: AQUISIÇÃO, CONSTRUÇÃO, CONCLUSÃO, MELHORIA, REFORMA, LOCAÇÃO SOCIAL E ARRENDAMENTO DE UNIDADES HABITACIONAIS EM ÁREAS URBANAS E RURAIS; PRODUÇÃO DE LOTES URBANIZADOS PARA FINS HABITACIONAIS; URBANIZAÇÃO, PRODUÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMUNITÁRIOS, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E URBANÍSTICA DE ÁREAS CARACTERIZADAS DE INTERESSE SOCIAL; IMPLANTAÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO, INFRA-ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS URBANOS, COMPLEMENTARES AOS PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL;

FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS APLICAÇÕES (continuação): AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE MORADIAS; RECUPERAÇÃO OU PRODUÇÃO DE IMÓVEIS EM ÁREAS ENCORTIÇADAS OU DETERIORADAS, CENTRAIS OU PERIFÉRICAS, PARA FINS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL; E OUTROS PROGRAMAS E INTERVENÇÕES NA FORMA APROVADA PELO CONSELHO GESTOR DO FNHIS, SENDO ADMITIDA, AINDA, A AQUISIÇÃO DE TERRENOS VINCULADA À IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS. AÇÕES FINALÍSTICAS RELACIONADAS À EXECUÇÃO DA POLÍTICA HABITACIONAL

FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS CONCESSÃO ÚNICA DE BENEFÍCIOS (SUBSÍDIOS) NO ÂMBITO DO SNHIS REGULAMENTAÇÃO DO CONSELHO GESTOR DO FNHIS.

ADESÃO DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS AO SNHIS Art. 12 da Lei nº 11.124/05 CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA O REPASSE DOS RECURSOS DO FNHIS

ADESÃO DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS AO SNHIS REQUISITOS: FIRMAR TERMO DE ADESÃO AO SNHIS; CONSTITUIR FUNDO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL; CONSTITUIR CONSELHO GESTOR DO FUNDO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL; ELABORAR PLANO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL; ELABORAR RELATÓRIOS DE GESTÃO.

REQUISITOS PARA ADESÃO DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS AO SNHIS TERMO DE ADESÃO NO ATO DE ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO, OS CHEFES DOS EXECUTIVOS LOCAIS SE COMPROMETEM A CONSTITUIR / APRESENTAR, NO ÂMBITO DOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS: FUNDO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL; CONSELHO GESTOR DO FUNDO LOCAL; PLANO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL; RELATÓRIO DE GESTÃO ANUAL; E OBSERVAR A LEGISLAÇÃO SNHIS/FNHIS.

REQUISITOS PARA ADESÃO DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS AO SNHIS TERMO DE ADESÃO - PRAZOS ATÉ 31/12/2007, PARA EFEITO DE CONSTITUIÇÃO DOS FUNDOS E CONSELHOS ATÉ 31/12/2008, PARA EFEITO DE APRESENTAÇÃO DO PLANO, NOS CASOS DE ESTADOS, DO DF E DE MUNICÍPIOS COM POPULAÇÃO SUPERIOR A 20 MIL HAB. OU INTEGRANTES DE R.M. ATÉ 31/12/2009, PARA EFEITO DE APRESENTAÇÃO DO PLANO, NOS CASOS DE MUNICÍPIOS COM POPULAÇÃO ATÉ 20 MIL HAB. E NÃO INTEGRANTES DE REGIÕES METROPOLITANAS OU EQUIVALENTES.

REQUISITOS PARA ADESÃO DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS AO SNHIS CONSELHO GESTOR DO FUNDO COMPOSIÇÃO: ¼ DAS VAGAS AOS REPRESENTANTES DOS MOVIMENTOS POPULARES A LEI 11.124/05 ADMITE QUE OS CONSELHOS DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS JÁ EXISTENTES, QUE TENHAM OU VENHAM A TER FINALIDADES COMPATÍVEIS COM AS DEFINIÇÕES DO SNHIS, POSSAM ATUAR COMO CONSELHO GESTOR DO FUNDO.

PLANO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL CONJUNTO ARTICULADO DE DIRETRIZES, OBJETIVOS, METAS, E INSTRUMENTOS DE AÇÃO QUE EXPRESSA O ENTENDIMENTO DO GOVERNO LOCAL E DOS AGENTES SOCIAIS SOBRE A MORADIA E PROJETA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA ARTICULADA PARA O SETOR. AINDA QUE O FOCO SEJA A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, O PLANO DEVE CONSIDERAR O SETOR HABITACIONAL COMO UM TODO

5 – PLANO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL PROCESSO DE ELABORAÇÃO (1) ETAPAS: PREPARAÇÃO DAS EQUIPES TÉCNICAS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS E ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO APROVAÇÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO REVISÕES PERIÓDICAS

REQUISITOS PARA ADESÃO DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS AO SNHIS RELATÓRIOS DE GESTÃO COMPONENTE DO PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. DEVERÁ SER ELABORADO, A CADA FIM DE EXERCÍCIO ORÇAMENTÁRIO, PELO RESPONSÁVEL PELA ÁREA HABITACIONAL DO EXECUTIVO E SUBMETIDO AO SEU RESPECTIVO CONSELHO GESTOR DEMONSTRA AS ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO ADOTADAS, POR MEIO DE INDICADORES QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS, A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROGRAMAS/AÇÕES.

redehabitar@cidades.gov.br MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica Adesão ao Sistema e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social SNHIS/FNHIS Contatos: redehabitar@cidades.gov.br