“ETNOVETERINÁRIA NA COMUNIDADE DO BAIRRO CERÂMICA EM SÃO CAETANO DO SUL/SP: USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE ANIMAIS” Aluna: Melissa Menezes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mudança Terapêutica nos Doentes Seropositivos para o VIH
Advertisements

Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
LER/DORT TENDINITE.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:
Análise de medicamentos por técnicas instrumentais
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
Avaliação da medida protetiva de adoção de cães realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses do município de Santo André TESTI, CAMILA T. ¹* BATISTA,
JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS FARMÁCIA VIVA
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
Levantamento Etnobotânico do Município de Jaguaribe-CE
Profª. Esp. Isanete G. C. Bieski
Arruda Ruta Graveoleons
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A importância do CETANP na qualificação profissional
Projeto Farmácias Vivas
IX Semana de Biologia da UFPB Mini-curso
RESULTADOS E DISCUSSÃO
INTOXICAÇÕES VETERINÁRIAS CAUSADAS POR PLANTAS, REGISTRADAS NO CIT/RS, NO ANO DE 2007 PAZ, A. 1,2; POLICARPO, R.R. 1; SILVA, K.R.L.M.
VAGAS ABERTAS - Iniciação Científica PIBIC Sênior IDSM/CNPQ O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com 12 vagas abertas para.
PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO II
Marcus Tolentino DECIT/SCTIE/MS
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Sugestão de Atividade:
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Utilização de Fitoterápicos no controle de patógenos para Jundiá (Rhamdia quellen) Maria Luiza Ruiz Iniciação Científica (PIBIC/Fundação Araucária) Leandro.
Falando sobre as plantas... Um pouco da história!
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
BECHTOLD, Tiago Michels*; MÜLLER, Simony Davet**
Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.
Ruan Lucca nº26 – Professora Carol
Conclusões e recomendações
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Introdução à Medicina Introdução à Medicina Regente da disciplina: Prof. Dr. Altamiro da Costa Pereira Orientador:
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROFESSORA: ANDRÉA ALVES de ABREU.
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
TROCA DE EMBALAGENS – Relato de caso BOESING, A.C. 1 ; GOMES, R. 1 ; MAUER, D. 1 ; PRADELLA, J.L. 1; SCHIMITT, S.O. 2; BOFF, G.S.J. 2.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Graduação em Biomedicina Indução de resistência ao benzonidazol em isolados humanos de Trypanosoma cruzi.
Fundamentos em Farmacologia
Parte III Gestão Ambiental.
ECONOMIA FARMACEUTICA Prof André R. Pinto
Agroecologia e Manejo do Café em SAF INTRODUÇÃO Em confronto ao modelo inconsciente do setor agrário de produção brasileiro, caracterizado pelo agronegócio,
A prescrição Homeopática Profa Walkíria. Indicações Plantas Pessoas Animais.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.
Pesquisa Participativa
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
PROGRAMA MEXA-SE SECRETARIA DE SAÚDE DE HERVAL D´OESTE COORDENADORA DO PROJETO Graziela Barbieri FISIOTERAPEUTA.
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE POSTURAL EM PACIENTES PARKINSONIANOS ANTES E APÓS TRATAMENTO CONVENCIONAL DE TRONCO E FES (ELETROESTIMULAÇÃO FUNCIONAL) EM MÚSCULOS.
Transcrição da apresentação:

“ETNOVETERINÁRIA NA COMUNIDADE DO BAIRRO CERÂMICA EM SÃO CAETANO DO SUL/SP: USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE ANIMAIS” Aluna: Melissa Menezes Orientadora: Profª. Dra.Dagmar Santos Roveratti Co-orientadora: Abikeyla dos Santos Nascimento 2011 Apoio: PIBIC CNPq

INTRODUÇÃO Etnoveterinária – é a ciência que envolve a opinião e o conhecimento das praticas populares utilizadas para o tratamento ou prevenção de doenças que acometem os animais. Dentre os ramos desta ciência milenar, está a fitoterapia que é o tratamento das patologias animais através de plantas. Fitoterapia – utilização de plantas como agentes terapêuticos naturais e que tem como objetivo prevenir, curar ou minimizar os sintomas das doenças, com um custo mais acessível à população. Hoje, aproximadamente 80% do receituário, nos países em desenvolvimento, é de produtos naturais e preparações fitoterápicas. Há poucos registros sobre à utilização adequada dos fitoterápicos.

OBJETIVOS Realizar um levantamento etnobotânico entre os moradores do Bairro Cerâmica em São Caetano do Sul/SP. Resgatar conhecimentos da medicina popular associada ao tratamento de animais Verificar quais espécies são utilizadas pela população para o tratamento animal caracterizando-as botanicamente Observar se a comunidade tem o conhecimento apropriado sobre plantas medicinais para o tratamento de seus animais

JUSTIFICATIVA Diante da relevância da Fitoterapia, da importância dos levantamentos etnobotânicos para incorporar os conhecimentos tradicionais aos dados técnicos disponíveis e da ausência de levantamentos específicos sobre a utilização terapêutica de plantas no tratamento dos animais domésticos, optou-se por fazer um levantamento etnobotânico e etnoveterinário em uma comunidade urbana como o Bairro Cerâmica em São Caetano do Sul – SP, visando contribuir para o avanço dos conhecimentos nestas áreas.

MATERIAL E MÉTODOS O levantamento etnoveterinário foi feito por amostragem, através do sorteio aleatório de 20% do total das ruas e casas do Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul/ SP. Foi aplicado um questionário de avaliação etnoveterinária para registro das práticas populares com fitoterápicos em animais domésticos.

RESULTADOS PARCIAIS ( Felis catus ) Relação de fitoterápicos utilizados em tratamento de animais domésticos pelos moradores do Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul/ SP ANIMAL % RESIDÊNCIAS ONDE PLANTAS MEDICINAIS SÃO USADAS NOS ANIMAIS PLANTAS CITADAS DE ACORDO COM A ESPÉCIE FINALIDADE CACHORRO (Canis familiaris) 8,5% Capim Santo (Cymbopogon citratus Strapf.) Usado quando o animal esta com dor de barriga. Camomila (Matricaria chamomilla L.) Usada para acalmar Erva Doce (Pimpinella anisum L.) GATO ( Felis catus ) 3,3% Facilitar a saída da bola de pelo

RESULTADOS PARCIAIS A fitoterapia em geral é conhecida, mas em muitos casos, não utilizada. De acordo com os moradores são medicamentos com baixa taxa de reações alérgicas ou efeitos colaterais e possuem resultados bastante satisfatórios para várias patologias. Os proprietários dos animais confiam na medicação fitoterápica receitada por profissionais Alguns já são clientes com uma pré-disposição à fitoterapia, ou buscam novas alternativas para tratamentos

RESULTADOS PARCIAIS

RESULTADOS PARCIAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS VANONI, Ana Paula Nunes Bitencourt. Avaliação da Atividade Fitoestrogênica do Extrato Hidroalcóolico e da Infusão das folhas de Morus nigra L. Porto Alegre, 2006. PEREIRA, Andréia Vieira et al. Estudo comparativo da atividade antimicrobiana de extrato de Jurema Preta (Mimosa tenuiflora) e antibióticos sintéticos utilizados no tratamento de mastite em bubalinos. Revista de Biologia e Farmácia, Paraíba: v. 3, n.1, p. 59-70, 2009. ALMEIDA, Katyane de Sousa; Freitas, Fagner Luiz da Costa; Pereira, Tadeu Fladiner Costa. Etnoveterinária: A fototerapia na visão do futuro veterinário. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Mossoró: v.1, n.1, p. 67-74, jan/jun., 2006.