O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
A criança e a cultura lúdica
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
O Início da Comunicação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
  ORGANIZAÇÕES.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Educação no contexto do Trabalho
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Cuidar e Educar: Papel de quem?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Integração :
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
Um vilarejo, no coração dos Alpes, na região da Lombardia, Itália A VERDADE A Verdade.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
SITUAÇÕES.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Para não esquecer Marita Martins Redin.
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Hermenêutica Jurídica Ana Rosa de Brito Medeiros
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O BRINCAR: Uma exposição teórica Winnicott
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
É a oportunidade de desenvolvimento.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR Centro Universitário Fundação Santo André Pos-Graduação em Educação e Prática Docente Autoras: Adriana Flávia Kátia Vanessa

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR “BRINCADEIRA...É O ADULTO QUE, POR METÁFORA, BATIZOU DE BRINCADEIRA TODOS OS COMPORTAMENTOS DE DESCOBERTAS DA CRIANÇA. . .” WALLON

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR ENTENDE-SE QUE, PELO BRINCAR, A CRIANÇA APRENDE EXPRESSAR IDÉIAS, GESTOS, EMOÇÕES, A TOMAR DECISOES, A INTERAGIR E VIVER ENTRE PARES, A CONHECER E A INTEGRAR-SE NO SEU AMBIENTE PRÓXIMO, A ELABORAR IMAGENS CULTURAIS E SOCIAIS DE SEU TEMPO E, EM DECORRÊNCIA DESENVOLVE-SE COMO SER HUMANO DOTADO DE COMPETÊNCIAS SIMBÓLICAS. EMILIA CIPRIANO SANCHES

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR O brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando a criança: Experimenta; Descobre; Inventa; Aprende; Confere Habilidades; Alem de estimular a: Curiosidade; AutoConfiança; Autonomia;

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR Brincar é indispensável a saúde física, emocional e intelectual da criança. Contribuindo assim para a formação de um adulto equilibrado.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR O brinquedo proporciona o aprender-fazendo e para ser melhor aproveitado é conveniente que proporcione atividades dinâmicas e desafiadoras que exijam a participação ativa da criança.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR CONCEPÇÃO SÓCIO-HISTÓRICO Gilles Brougére “... a brincadeira é um processo de relações individuais, portanto de cultura. É preciso partir dos elementos que ela vai encontrar em seu ambiente imediato, em parte estruturado por seu meio, para se adaptar às suas capacidades. A brincadeira pressupõe uma aprendizagem social. Aprende-se a brincar. A brincadeira não é inata, pelo menos nas formas que ela adquire junto ao homem. A criança pequena é iniciada na brincadeira por pessoas que cuidam delas”.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR “O BRINCAR E A BRINCADEIRA DEVEM SER PENSADOS DE FORMA AMPLA, ISTO É, MENOS COMO UMA ATIVIDADE DETERMINADA E MAIS COMO UMA QUALIDADE DA RELAÇÃO QUE UM INDIVÍDUO ESTABELECE COM OS OBJETOS DO MUNDO EXTERNO. O BRINCAR NÃO COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, MAS MUITO MAIS COMO POSSIBILIDADE DE ABERTURA DE UM CAMPO ONDE OS ASPECTOS DA SUBJETIVIDADE SE ENCONTRAM COM OS ELEMENTOS DA REALIDADE EXTERNA PARA POSSIBLITAR UMA EXPECTATIVA CRIATIVA COM O CONHECIMENTO(...) POR TODO O SEU POTENCIAL CRIATIVO COMO UM CAMPO DE POSSIBILIDADES DO VIVER E DO CONHECER É QUE PODEMOS AFIRMAR, SEM MEDO DE INCORRER EM ERRO, QUE BRINCAR É COISA SÉRIA” SANNY

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR “´... É NO BRINCAR, E TALVEZ APENAS NO BRINCAR, QUE A CRIANÇA OU ADULTO FLUEM DE SUA LIBERDADE DE CRIAÇÃO. AS BRINCADEIRAS SEVEM DE ELO ENTRE, POR UM LADO, A RELAÇAO DO INDIVÍDUO COM A REALIDADE INTERIOR, E POR OUTRO LADO, A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM A REALIDADE EXTERNA OU COMPARTILHADA” WINNICOT

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR “ Através de uma brincadeira de criança, podemos compreender como ela vê e constrói o mundo – o que ela gostaria que ele fosse, quais suas preocupações e que problemas a estão assediando. Pela brincadeira ela expressa o que teria dificuldade em colocar em palavras. Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada pro processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; Brincar é sua linguagem secreta que devemos respeitar mesmo se não entendemos.” Bruno Betteleim

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR Pesquisadores de países como Brasil (Kishimoto, Canholato, Rubiano, Wajskop), França (Brougere), Canadá (Theriault) e Estados Unidos (Christie) têm demonstrado que as condições materiais e ambientais são componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma educação infantil de qualidade.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR A organização da sala de aula e a presença de certos objetos e materiais educativos parecem influenciar direta ou simbolicamente seus usuários determinando, em parte, a maneira como os adultos e as crianças sentem, pensam e interagem neste espaço. O impacto dos materiais e sua organização no espaço, incide nas interações infantis como nas relações que se estabelecem entre crianças e adultos definindo formas diversas de socialização e apropriação de cultura.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR O brinquedo estimula a inteligência, porque faz com que as crianças solte sua imaginação e desenvolva a criatividade. Possibilita exercício de concentração, atenção e engajamento. Distrai, porque oferece uma saída para a tensão provocada pelo pressão do contexto adulto.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR O Brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades para nutrir a linguagem das criança. O contato com diferentes objetos e diferentes situações estimula também a linguagem interna e o aumento do vocabulário.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR ...“a arquitetura e o cenário onde se desenvolvem o conjunto das relações pedagógicas, ampliando ou limitando as suas possibilidades é uma discussão importante em um projeto de escola que se propõe a levar em conta as dimensões sócio-culturais do processo educativo.” Dayrell

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR “... a mãe de Sócrates era parteira, e o próprio Sócrates, costumava comparar atividade que exercia com a de uma parteira. Não é parteira quem dá à luz ao bebê. Ela só fica por perto para ajudar durante o parto. Sócrates achava, portanto, que sua tarefa era ajudar as pessoas a ‘parir’ uma opinião própria, mais acertada, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro e não pode ser obtido ‘espremendo-se’ os outros. Só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento.” Jostein Gaarder

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR Verdade “A porta da verdade estava aberta, mas só deixava passar Meia pessoa de cada vez. Assim não era possível atingir toda a verdade, porque a meia pessoa que entrava só trazia o perfil de meia verdade. E sua segunda metade voltava igualmente com meio perfil E os meios perfis não coincidiam.

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR Arrebentaram a porta. Derrubarram a porta. Chegaram ao lugar luminoso onde a verdade esplendia seus fogos. Era dividida em metades Diferentes uma das outra. Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. Nenhuma das duas era totalmente bela. E carecia optar. Cada um optou conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia” Carlos Drummond de Andrade