EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Professores envolvidos no Projeto Responsáveis: Prof°. Drª. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC) Profº. Dr. Ricardo Moretti (UFABC)
Participantes: Profª. Marineide Lago Salvador dos Santos (CUFSA) Profº Carlos A. Kantor (CUFSA) Profª Carmem Silvia Vidigal de Moraes (USP) Profª Sonia Maria Portella Kruppa (USP) Profº Daniel Pansareli (UFABC)
Apoiadores Incubadora Tecnológica do Centro Universitário Fundação Santo André (ITCP/FSA) Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP-USP) Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania Centro Vereda
Objetivos 1. Formar educadores, coordenadores e gestores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na Economia Solidária - Curso de Especialização 2. Produzir material pedagógico-formativo e de apoio didático para EJA, contemplando a Economia Solidária. 3. Elaborar e publicar a experiência de Educação de Jovens e Adultos realizada.
Pólos e Escolas envolvidas no projeto Santo André: 2 Escolas Municipais São Bernardo do Campo: 2 Escolas Municipais Suzano: 2 Escolas Municipais São Paulo: Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA - Campo Limpo e CIEJA Butantã
Público alvo direto e indireto Sujeitos envolvidos Pólo São Paulo -zona sul Pólo São Bernardo do Campo Pólo Santo André Pólo Suzano TOTAL Escolas 2 8 Professores-alunos 24 5 3 37 Gestores e coordenadores 13 Alunos de EJA beneficiados indiretos 1400 125 1775
(pedagógica e administrativa) Coordenação Geral (pedagógica e administrativa)
Coordenação de Pólo/Regional
Metodologia Pretende-se reforçar nesta proposta curricular os espaços que proporcionem aos participantes a vivência dos princípios que norteiam o processo educativo através de práticas coletivas e solidárias: Em todos os momentos valoriza-se participação e envolvimento, exercício da democracia, busca conjunta de soluções para os problemas, construção do coletivo. As equipes dos pólos e demais integrantes do projeto definem conjuntamente duas temáticas dos “Projetos Articuladores”.
Metodologia O aprofundamento das temáticas no curso deve possibilitar a preparação do material didático correspondente. Parte das atividades didáticas acontece nos pólos Encontros semanais aos sábados, alternadamente na UFABC e nos pólos Paralelamente está prevista orientação à preparação da monografia de curso
Projetos articuladores aventados Construção civil: Ferramentas, componentes e sistemas para racionalização dos sistemas construtivos e apoio à auto-construção; Leitura e interpretação de desenhos e projetos de obras civis; Regularização fundiária; Jardinagem; Horticultura e agricultura orgânica; Carpintaria e estruturas de madeira; Marcenaria e projeto de móveis; Aproveitamento da energia solar; Defesa civil e identificação de situações de riscos associadas ao uso e ocupação do solo; Reciclagem de resíduos E outros
Composição da carga horária no curso de especialização Disciplina: Economia Solidária ....................40 horas Dois “projetos articuladores” ................. ....162 horas Orientação monografia ................................32 horas Implementação do projeto e preparação do material didático ....................................................... 90 horas reuniões mensais (3h) nos pólos e semanais (1,5 h) nas escolas Visitas técnicas ........................................... 36 horas
Resultados esperados Material pedagógico-formativo a partir da sistematização dos Seminários de formação (em texto escrito e em material áudio-visual); Material didático de apoio a professores elaborado a partir do desenvolvimento do projeto nas escolas, das atividades de formação e das ações desenvolvidas nas escolas. Publicação a partir da sistematização das experiências realizadas nos diferentes pólos do projeto(em texto escrito e áudio-visual); incorporando a Publicação dos TCCs elaborados pelos cursistas.