EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Ministério da Educação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC)
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa,
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Ministério da Educação
Programa Especial de Formação Pedagógica de
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Futuro do CFES Proposta para debate.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Curso de Especialização em Educação Infantil
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008

Professores envolvidos no Projeto Responsáveis: Prof°. Drª. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC) Profº. Dr. Ricardo Moretti (UFABC)

Participantes: Profª. Marineide Lago Salvador dos Santos (CUFSA) Profº Carlos A. Kantor (CUFSA) Profª Carmem Silvia Vidigal de Moraes (USP) Profª Sonia Maria Portella Kruppa (USP) Profº Daniel Pansareli (UFABC)

Apoiadores Incubadora Tecnológica do Centro Universitário Fundação Santo André (ITCP/FSA) Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP-USP) Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania Centro Vereda

Objetivos 1. Formar educadores, coordenadores e gestores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na Economia Solidária - Curso de Especialização 2. Produzir material pedagógico-formativo e de apoio didático para EJA, contemplando a Economia Solidária. 3. Elaborar e publicar a experiência de Educação de Jovens e Adultos realizada.

Pólos e Escolas envolvidas no projeto Santo André: 2 Escolas Municipais São Bernardo do Campo: 2 Escolas Municipais Suzano: 2 Escolas Municipais São Paulo: Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA - Campo Limpo e CIEJA Butantã

Público alvo direto e indireto Sujeitos envolvidos Pólo São Paulo -zona sul Pólo São Bernardo do Campo Pólo Santo André Pólo Suzano TOTAL Escolas 2 8 Professores-alunos 24 5 3 37 Gestores e coordenadores 13 Alunos de EJA beneficiados indiretos 1400 125 1775

(pedagógica e administrativa) Coordenação Geral (pedagógica e administrativa)

Coordenação de Pólo/Regional

Metodologia Pretende-se reforçar nesta proposta curricular os espaços que proporcionem aos participantes a vivência dos princípios que norteiam o processo educativo através de práticas coletivas e solidárias: Em todos os momentos valoriza-se participação e envolvimento, exercício da democracia, busca conjunta de soluções para os problemas, construção do coletivo. As equipes dos pólos e demais integrantes do projeto definem conjuntamente duas temáticas dos “Projetos Articuladores”.

Metodologia O aprofundamento das temáticas no curso deve possibilitar a preparação do material didático correspondente. Parte das atividades didáticas acontece nos pólos Encontros semanais aos sábados, alternadamente na UFABC e nos pólos Paralelamente está prevista orientação à preparação da monografia de curso

Projetos articuladores aventados Construção civil: Ferramentas, componentes e sistemas para racionalização dos sistemas construtivos e apoio à auto-construção; Leitura e interpretação de desenhos e projetos de obras civis; Regularização fundiária; Jardinagem; Horticultura e agricultura orgânica; Carpintaria e estruturas de madeira; Marcenaria e projeto de móveis; Aproveitamento da energia solar; Defesa civil e identificação de situações de riscos associadas ao uso e ocupação do solo; Reciclagem de resíduos E outros

Composição da carga horária no curso de especialização Disciplina: Economia Solidária ....................40 horas Dois “projetos articuladores” ................. ....162 horas Orientação monografia ................................32 horas Implementação do projeto e preparação do material didático ....................................................... 90 horas reuniões mensais (3h) nos pólos e semanais (1,5 h) nas escolas Visitas técnicas ........................................... 36 horas

Resultados esperados Material pedagógico-formativo a partir da sistematização dos Seminários de formação (em texto escrito e em material áudio-visual); Material didático de apoio a professores elaborado a partir do desenvolvimento do projeto nas escolas, das atividades de formação e das ações desenvolvidas nas escolas. Publicação a partir da sistematização das experiências realizadas nos diferentes pólos do projeto(em texto escrito e áudio-visual); incorporando a Publicação dos TCCs elaborados pelos cursistas.