Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Universidade Federal de Pelotas
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
APL – Arranjos Produtivos Locais
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
Prof. Me. Tetsuo Nakagawa 2007
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
Jornada Universitária da Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Paulo Rogério Soares de Oliveira
Formação de recursos humanos para atuar em ILPIs
SÉCULO XX.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
APRESENTAÇÃO No começo de 2009 a Prefeitura Municipal de Ocara, com a formação do Grupo de Estudos e Pesquisas, deu início a um projeto pioneiro em todo.
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
O processo de pesquisa de mercado
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Promovendo Soluções Sociais
Censo Demográfico de Santa Cecília
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Metodologia de Pesquisa
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
Luciana Junqueira. Débora Zuin.
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Comissão de EJA de Alagoas
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
São Paulo, 2008 CONHECENDO PARA AGIR O PERFIL DOS CMS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA Autores: Freire, A ;Rodrigues EL; Lopes, EZ; Elias, GS;
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Prof.ª Chayane C. de Souza
BASES METODOLÓGICAS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CIES NORDESTE PAULISTA – Araraquara, Franca e Ribeirão Preto out/2010.
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Profª Titular Maria Lúcia Lebrão Profª Drª Yeda Duarte Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: um estudo na Central Regional de Emergência 190 (CRE 190) da Grande Florianópolis Neiva Aparecida.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Envelhecimento e seus fatores determinantes na sociedade moderna: uma análise regional.
Transcrição da apresentação:

Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren Elen Gomes 2009

JUSTIFICATIVA Escassez de pesquisas nacionais sobre a institucionalização de idosos. crescente demanda por serviços em instituições de longa permanência para idosos, com surgimento de um novo mercado de prestação de serviços com forte demanda, dado o envelhecimento crescente da população.

JUSTIFICATIVA Demonstrar a experiência financeira da instituição pesquisada, como parâmetro na busca por soluções na estruturação de novos negócios no ABC com a participação dos setores público; Buscar um perfil socioeconômico da família e do abrigado na instituição, e correlacionar os dados obtidos.

OBJETIVO GERAL Caracterizar o perfil socioeconômico e financeiro dos abrigados da instituição pesquisada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar os fatores sociais, econômicos e institucionais que caracterizam o perfil das pessoas abrigadas nessa instituição. 2 Identificar o perfil de demanda e morbidade dessa população; Caracterizar as mudanças introduzidas pelo aumento da longevidade na realidade da instituição pesquisada em termos de receita, fluxo de pacientes e situação no mercado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar o papel da família dos idosos abrigados no sentido do suporte financeiro, psicológico e social Elaborar recomendações, com base nos resultados obtidos, colaborando para a estruturação de novas instituições de longa permanência para idosos, embasados na experiência financeira da instituição pesquisada.

METODOLOGIA A pesquisa está estruturada em três módulos: 1) Coleta e análise de dados secundários 2) Estudo de Caso. 3) Revisão da literatura

ESTUDO DE CASO De natureza qualitativa e quantitativa envolvendo 30 entrevistas com residentes e ou familiares. Questionário semi-estruturado com três partes: 1) identificação da instituição, 2) perfil social do abrigado, e 3) perfil econômico dos residentes.

CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA Contribuição da pesquisa para a integração do ensino, pesquisa e extensão: 1) Permitir conhecer o perfil socioeconômico e financeiro de parte de uma população abrigada em Santo André; 2) Propor ações voltadas para melhorar ou fortalecer a prestação de serviços nas ILPIs no Grande ABC;

CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA 3) Favorecer o conhecimento do perfil de demanda e morbidade da população asilada na instituição; 4) Elaborar recomendações para colaborar com as políticas públicas de acordo com as demandas encontradas.; 5) Estimular trabalhos que focalizem essa problemática nos municípios da região do Grande ABC.

DURAÇÃO DA PESQUISA Início: Fevereiro de 2009 Estágio atual: estruturação dos resultados obtidos na pesquisa.; Etapas a serem cumpridas: 1)Análise dos dados obtidos (Out. de 2009); 2) estruturação das conclusões (Nov. 2009); 3) Relatório Final (Janeiro de 2010).

DADOS ENCONTRADOS Questionário Perfil Do Abrigado

Estado civil dos abrigados

Relações Familiares e Sociais

Faixa Etária dos Filhos

Relações Familiares Como voce classifica sua relação com a famillia

Contato mauren@larfelicita.com.br