PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Advertisements

Prof° Christian Valério
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos
SACARÍMETRO.
Cinética Microbiana.
MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SOLIDOS E GASOSOS
Cultivo de plantas medicinais
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Programa Algar Educa “Educação Integral”
Universidade de São Paulo Centro de Energia Nuclear na Agricultura
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:
Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
NITROGÊNIO.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
Universidade Federal Rural da Amazônia
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Formação dos solos: fatores e classes
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Utilização dos materiais que chegam às células
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
Vamos Aprender a Fazer Compostagem.
Métodos gerais de análise
Aluna: Alessandra F. Acyoly Orientadores:
“Classificação da matéria”
MINHO FÉRTIL FERTILIZANTE ORGÂNICO COMPOSTO Marcelo Assad Felipe EPP
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
CINÉTICA ENZIMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
RESÍDUOS SÓLIDOS DECOMPOSIÇÃO BIOLOGICA
Compostagem Agricultura familiar.
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
A Base Molecular da Vida Prof(a): Alexsandra Ribeiro
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
SOLVER – EXCEL Prof. Antonio Carlos Coelho
Ciclo da água Cliviany.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
PROJETO DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA MATEC
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Toxicologia analítica
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Manejo de solo no sistema plantio direto
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Projeto Compostagem Compostagem.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Formação do perfil do solo
Projeto Integrador Apresentação
Unidades de Operações Lógicas em Simuladores de Processos
Matéria Orgânica dos Solos
COMPOSTAGEM.
Utilização dos materiais que chegam às células
Semana do Meio Ambiente
MONITORAMENTO HIDROLÓGICO PARTICIPATIVO DO RIBEIRÃO PIRACICAMIRIM
Compostagem: Construção e Benefícios DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
Dicas para uma boa apresentação Abaixo segue algumas dicas: – Uma boa apresentação deve ser clara e concisa. – Deve-se, sempre que possível, utilizar gráficos,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
APRESENTAÇÃO A orientação técnica (suporte técnico) visa qualificar os zeladores e ou manutencistas profissionais, que realizem manutenção em piscina.
INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIA  Os trabalhos de conclusão de curso(TCC), devem ser desenvolvidos e entregues individualmente.  A formatação deve seguir o.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane Patricia de Carvalho Orientadora Profa. Profª. Dra. Karem Soraia Garcia Marquez 2010

INTRODUÇÃO E OBJETIVO Composto orgânico é obtido através da decomposição biológica de substancias orgânicas e inorgânicas inutilizadas (restos de alimentos). È utilizado como fertilizante do solo. Suprindo as necessidades dos vegetais. Essa iniciação têm como objetivo avaliar as características do composto orgânico produzido e utilizado no viveiro do CUFSA.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Reestruturação e Reorganização do local onde está sendo realizada pesquisa. Levantamento Teórico. Análise Inicial para identificação do composto. Elaboração de procedimento para fazer o acompanhamento do histórico do composto orgânico produzido no viveiro. Analise físico-química do lote produzido.

METODOLOGIA UTILIZADA FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES DETERMINAÇÕES NO COMPOSTO ORGÂNICO: Umidade pH Temperatura Teste de água Resíduo Sólido

RESULTADOS PARCIAIS

RESULTADOS PARCIAIS

RESULTADOS PARCIAIS TEMPERATURA: Foi feita uma planilha onde a temperatura é registrada semanalmente. As medições e registros das temperaturas, assim como o revolvimento do composto (visando a sua aeração), tem sido feitos com a colaboração do estagiário Allan C. P. Troti, do curso de Biologia. De acordo com os registros feitos até o momento não ocorreu nenhuma alteração detectável, mantendo-se o valor igual ao da temperatura ambiente. No caso da composteira deveria haver elevação da temperatura do composto e posterior estabilização.

PARAMETROS Umidade: Para uma boa compostagem, a umidade deve se manter em torno de 50%. No Final do processo , a umidades deve ser no máximo 40%. Temperatura: O processo tem inicio à temperatura ambiente, mas a medida que a ação microbiana se intensifica, a temperatura se eleva até atingir fatores de 55 a 60ºC. Segue-se de uma fase de diminuição de temperatura, até a faixa de 30 a 35ºC onde se dá a bioestabilização da matéria orgânica. A humificação ocorre entre 20 a 40ºC. pH: o composto curado humificado tem o pH compreendido entre 7,0 a 8,0. O resíduo sólido não possui um parâmetro a ser consultado, porém estaremos elaborando algum padrão a ser seguido.

AVALIAÇÃO COMPARANDO COM OS PARAMETROS Umidade: está abaixo da especificação. pH: na composteira 1 está levemente alcalino (aprovado) e nos minhocários levemente ácido (reprovado). Teste de água: nos minhocários (1 e 2) ocorreu dissolução total. Na composteira (1), ocorreu a dissolução parcial, permanecendo sólidos em suspensão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma avaliação preliminar das características do composto orgânico produzido no CUFSA revelou que alguns parâmetros encontram-se fora das especificações quando comparados com a legislação nacional que estabelece padrões para uso e comercialização do composto orgânico. Deverão ser feitos outros estudos para investigar o que está ocorrendo, visando otimizar a produção do composto orgânico.

AGRADECIMENTOS MÁRCIA TEIXEIRA (VIVEIRO DIDÁTICO E EXPERIMENTAL DO CUFSA) ALLAN CARLOS DA PAZ TROTI (VIVEIRO DIDÁTICO E EXPERIMENTAL DO CUFSA) PROPPEX (CUFSA)