Aluna: Ana Maria Cavalcante de Araujo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Integrando diferentes áreas de conhecimento
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Currículo e Formação Docente
Reorientação curricular
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Programa aluno pesquisador
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
Altinópolis.
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Metodologia: Piaget e Vygotsky
X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador–BA, 7 a 9 de julho de 2010 Memorial: motivações e contribuições.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Professor: José Medina
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Introdução ao processo de aprendizagem
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Projetos e Sequências Didáticas
Transcrição da apresentação:

Aluna: Ana Maria Cavalcante de Araujo PROJETO DE PESQUISA Aprendizagem significativa para crianças e adolescentes portadores de câncer, tratados no ambulatório de oncologia da Faculdade de Medicina da Fundação ABC e/ou envolvidos com o projeto Casa de Apoio Ronald McDonald a partir da estratégia metodológica da Caixa Temática de Mosaico. Aluna: Ana Maria Cavalcante de Araujo Orientadora: Profa. Ms. Maria Elena de Gouvêa 2009

Grupo de estudos e extensão – envolvimento no projeto 2007 - Projetos temáticos com duração de 30 dias em média 2008 - Nova demanda - adaptações de rotina de trabalhos Apoio pedagógico às lições de casa Atividades de acordo as séries escolares Aulas agendadas com atividades programadas 2009 - Softwares educativos, jogos e Kits pedagógicos

2009 - PROJETO DE PESQUISA – CAIXA TEMÁTICA DE MOSAICO TEMA: “ O TEMPO” Escolhido com base no PCN de Matemática Subitem Grandezas e Medidas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Considerando a interdisciplinaridade, trabalha-se paralelamente a Língua Portuguesa; tanto na alfabetização como na produção de textos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O desenvolvimento desta metodologia de trabalho tem como base a concepção de aprendizagem significativa encontrada nos pressupostos construtivistas da educação, processo pelo qual o sujeito modifica sua estrutura de conhecimento. Nesta abordagem, o aluno assume papel ativo no processo de reconstrução do saber apresentado e o professor, papel mediador entre o sujeito e o conhecimento. A dinâmica de trocas permite que a interação seja elemento fundamental no processo de compreensão do saber.

PROPOSTA Permitir a curiosidade ao aluno Motivar o processo de descoberta do conhecimento Reconstruir o conhecimento Possibilitar a apropriação do mesmo respeitando os critérios que norteiam a aprendizagem significativa Segundo Vygotsky (Castorina, 1996) temos que propor ações que criem potenciais nas crianças para que a aprendizagem se efetive pela criação da Zona de Desenvolvimento Proximal, motivando concretamente o aluno/paciente a aprender.

OBJETIVOS Desenvolver um processo de aprendizagem significativa, a partir das diferentes áreas do conhecimento, junto a crianças e adolescentes portadores de câncer, vivendo em casas de apoio ou em situação hospitalar.

Desenvolvimento de três caixas de mosaico METODOLOGIA Desenvolvimento de três caixas de mosaico É intencional aguçar o desejo do saber. Será apresentado ao sujeito uma caixa cujo conteúdo o remete ao mundo do conhecimento a partir de atividades lúdicas As caixas serão decoradas com tudo o que estiver relacionado ao tema proposto: mosaico de figuras; de ícones; números; letras; palavras; frases; poesias; músicas...

FASES DO PROJETO 1. Realizações do primeiro semestre: Curso de extensão Pedagogia Hospitalar Curso EAD Capacitação em TDAH Congresso, Feira, Jornada, Palestras, Seminários Aprovação de Pôster o IX Educere 2. As caixas estão em fase de produção e desenvolvimento.

FASES DE PRODUÇÃO As três caixas foram confeccionadas em madeira com formato de gaveta que serão utilizadas para armazenamento dos envelopes com as atividades

Posteriormente serão decoradas conforme amostra piloto

QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS Registro efetuado pelo aluno / paciente ao término das atividades do dia. Outro fator para motivar seus estudos. O próprio aluno controla suas produções.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ALUNO ANÁLISE DOS RESULTADOS Haverá um pré-teste, uma avaliação processual e uma avaliação somativa ao final de cada experiência. ANÁLISE DOS RESULTADOS Os resultados serão analisados a partir do material acima apresentado

REFERÊNCIAS BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental – Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1996. CASTORINA, José Antonio; FERREIRO, Emilia; LERNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de; SCHILLING, Claudia Trad. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1996. FREITAS, Luiz Carlos de. Seriação e Avaliação: Confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. MACEDO, Lino de. Ensaios Pedagógicos. Como construir uma escola para todos. Porto Alegre; Artmed. 2005. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. NUCCI, Nely A. Guernelli. A Criança com Leucemia na Escola. Campinas: Livro Pleno, 2002. PIAGET, Jean. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record; 2002. ROGERS, Carl R. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1971.

“Professor bom não é aquele que dá uma aula perfeita, explicando a matéria. Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar. Depois de seduzido o aluno, não há quem o segure”. Rubem Alves

Obrigada!