A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Carta da Terra Uma introdução sobre valores e princípios para uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI.
Advertisements

DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
A essência dos Direitos Humanos
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
EDUCAÇÃO DO CAMPO 4ª Formação 08 a 10 de outubro /2013.
Protecção e Convenção da Natureza
Protocolo de Quioto.
Desenvolvimento Sustentável
Conservação e desenvolvimento sustentável
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
ENEM 2008.
O Que é Meio Ambiente??.
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
Princípios Fundamentais Das Florestas
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Conhecendo a Carta da Terra
A educação para a sustentabilidade.
Desenvolvimento Sustentável
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Principais Conferências Ambientais sobre o Clima
Políticas territoriais e meio ambiente
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Curso Direito à Memória e à Verdade
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
UNAC/CNA Seminário internacional organizado pela CNA – Portugal Sábado, 20 de Março de 2010 Cidade de Espinho Apresentação: José Catarino Xerinda.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Conferência de Joanesburgo
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Bem-vindo(a).
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
A questão ambiental no Brasil
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Desenvolvimento sustentavel
Ética e Responsabilidade Social
Evolução histórica da questão ambiental
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Carta da Terra e Educação para a sustentabilidade
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Ecologia e relações internacionais
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
Natureza e Tecnologia.
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
MEIO AMBIENTE.
Globalização e Meio Ambiente
DIREITO À PAZ.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Seminário Contratações Públicas Sustentáveis NAJ - RS A CONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de Junho de 1992 no Rio de Janeiro. O seu objectivo principal é procurar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconómico com a conservação e protecção dos ecossistemas da Terra.

Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações. A intenção, nesse encontro, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento económico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Os encontros ocorreram no centro de convenções chamado Rio Centro. Durante o evento, as forças armadas fizeram a protecção da cidade, gerando uma sensação de segurança, que motiva até hoje a defesa da utilização das forças armadas na segurança pública da cidade. O presidente da República Fernando Collor de Mello. transferiu, durante o evento a capital de Brasília para o Rio de Janeiro. Fazendo durante alguns dias, que o Rio voltasse a ser a capital do país, como foi de 1763 até 1960. História

A cimeira da terra frutificou a elaboração dos seguintes documentos oficiais: A Carta da Terra; Três convenções Biodiversidade, Desertificação e Mudanças climáticas; Uma declaração de princípios sobre florestas; A Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; A Agenda 21 (base para que cada país elabore o seu plano de preservação do meio ambiente).

Convenção da Biodiversidade A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92, por 156 países e uma organização de integração económica regional. Foi ratificada pelo Congresso Nacional Brasileiro e entrou em vigor no final de Dezembro de 1993. Os objectivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos. Neste documento destaca-se o "Protocolo de Biosegurança", que permite que países deixem de importar produtos que contenham organismos geneticamente modificados. Dos 175 países signatários da Agenda 21, 168 confirmaram sua posição de respeitar a Convenção sobre Biodiversidade.

A Carta da Terra A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

Oferece um novo marco, para guiar a transição para um futuro sustentável. Reconhece os objectivos de protecção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento económico, respeito aos direitos humanos democracia e paz. O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objectivos comuns e valores compartilhados.

A redacção da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

Convenção da Biodiversidade A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92, por 156 países e uma organização de integração económica regional. Os objectivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.

Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Desertificação Desertificação é o fenómeno que corresponde à transformação de uma área num deserto. Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação é "a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e secas, resultante de vários factores, entre eles as variações climáticas e as actividades humanas".

Desertificação no mundo

Desertificação em Portugal Portugal é um dos países Europeus com maior risco de desertificação. Esse risco é praticamente nulo nas regiões acima do rio Tejo, mas abaixo do mesmo esse risco torna-se evidente. As províncias do Alentejo e Algarve sofrem uma grande pressão hidrográfica devido a falta de pluviosidade, pratica agrícola excessiva (Alentejo), e demasiadas infra-estruturas turísticas (Algarve)

Na província Alentejana, para combater a falta de pluviosidade, foi construída a barragem do Alqueva (não foi a única razão para a sua construção), de modo a criar o maior lago artificial da Europa. Barragem do Alqueva

O termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas. Portanto, entende-se que a mudança climática pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da acção humana.

ELABORADO POR: ÂNGELA CARLA & LILIANA