PROJETO: VITÓRIA ANTIGA E ATUAL E O BAIRRO ITARARÉ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Igrejas do Município de Vitória
Olimpíadas Ontem e Hoje
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
Máscaras Africanas.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Mariluci Vasconcelos Gonçalves Sabrina Martins Siqueira
ELIENE G. MOREIRA PESTANA
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
OLÍMPIADA ESPORTIVA CULTURAL
MARIA DARIALINE CHRIST DALMASIO
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Desenvolvimento Local
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
EE “Cel Francisco Schmidt”.
Conceituação de História
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Museu Memórias de Alfabetização
UM PASSEIO PELA BELÍSSIMA CAPITAL DO ESPÍRITO SANTO
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
A importância do ato de Ler
Prof. Everton da Silva Correa
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
O que é ensinar história?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
UM PASSEIO PELA BELÍSSIMA CAPITAL DO ESPÍRITO SANTO
EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Projeto de Informática Educacional
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
EMEF PROF. ALMEIDA JUNIOR
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
Benefícios do Programa Ambiental na Escola
MINHA ESCOLA.
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
Viajando pelas galáxias
BIOMAPA Entorno da E.M. Drª Nilza Maria Carbonari Ferragut Bairro Capela Vinhedo Professora Adriana Abrahão Facundes 5° ano C.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Transcrição da apresentação:

PROJETO: VITÓRIA ANTIGA E ATUAL E O BAIRRO ITARARÉ MARIA RAQUEL MARQUES VALLE

SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO

JUSTIFICATIVA Em um estudo do meio, é fundamental para o aluno que está começando a ler o mundo humano conhecer a diversidade de ambientes, habitações, modos de vida, estilos de arte ou as formas de organização de trabalho, para compreender de modo mais crítico a sua própria época o espaço em seu entorno.

Portanto sentimos a necessidade de conhecer a História da capital do Espírito Santo-Vitória uma ilha de mesmo nome e se caracteriza por sua beleza deslumbrante e sua modernidade.

OBJETIVOS Proporcionar aos alunos da EMEF “Otto Ewald Júnior” conhecer a história da cidade de Vitória. Estimular a imaginação criadora dos alunos, Por meio de produção literária como contribuição para integração escola-comunidade. Oportunizar aos alunos a participarem do Concurso Literário sobre a história do bairro Itararé.

DESENVOLVIMENTO No primeiro momento fazer um tour pela cidade,observando as mudanças e transformações ocorridas na paisagem humana ou geográfica.

Pesquisas nos jornais que circulam na cidade de Vitória e também através de relatos dos historiadores da UfES.

Com relação ao bairro Itararé os alunos da EMEF “Otto Ewald Júnior”, participaram do Concurso Literário “Meu Bairro em história”, uma iniciativa da Fundação Otacílio Coser.

AVALIAÇÃO O processo de avaliação acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto, através da participação e do envolvimento de alunos.

Culminância Apresentação através de exposição na escola do trabalhos realizados sobre a cidade de Vitória e resultado do Concurso Literário “Meu Bairro em história”.