“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Do que e para que somos libertos por Jesus
Advertisements

O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
Batismo no Espírito Santo (parte V)
As Epístolas aos Coríntios Estudo 08
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
As quatro grandes proclamações
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
O “Evangelho” de Paulo para todos os povos Estudo 05
A compreensão da justiça de Deus
“Andamos segundo o Espírito”
“Cristo morreu pelos ímpios”
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
O discipulado cristão na Carta aos Romanos
Discipulado cristão na Carta aos Gálatas
“Andemos honestamente”
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
4 Você Já Ouviu Falar das Leis Espirituais?.
Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele estabeleceu três pilares que são a base para a salvação de todo ser humano.
Alcançando As Promessas
A DINÂMICA NO MINISTÉRIO DE MÚSICA DA IGREJA
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Hebreus 7 A Aliança Superior
A EPÍSTOLA AOS ROMANOS Perguntas Bíblicas Começar o Jogo
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Seja Bem-Vindo !.
As Quatro Leis Espirituais
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
82 anos pregando as boas novas as boas novas sejam bem vindos!
Redescobrindo a Igreja pela graça
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
7 O pecado, o batismo e a graça. 7 O pecado, o batismo e a graça.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
13 Questões práticas da vida cristã. 13 Questões práticas da vida cristã.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
Pessoas que se amam não conseguem viver longe, separadas, distantes, por muito tempo. O amor cria a necessidade de ficar junto com a pessoa amada.
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A HERANÇA.
Atos 4:9-12.
Certezas Sobre o Arrebatamento
RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO
PLANO DA SALVAÇÃO.
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
LIÇÃO 9 MORTOS PARA O PECADO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
A Maravilhosa Graça Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 5.
A Lei, a Carne e o Espírito Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 6.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
QUEM É ESTE HOMEM? ESTUDO DE ROMANOS 7:14-25
Transcrição da apresentação:

“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça A Epístola aos Romanos Estudo 06 “O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça Texto bíblico – Romanos 6.1-23

Um texto áureo que sintetiza o texto do capítulo e o seu subtítulo: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus” (Rm 3.23)

Rememorando (Cap.1): É preciso fazer isto para que não percamos de vista o objetivo do apóstolo que era, primeiro, expor o estado pecaminoso da sociedade em Roma.

Rememorando (Cap.2): Em segundo lugar o apóstolo queria mostrar também a situação dos crentes da igreja em Roma, especialmente daqueles que sendo judeus convertidos se julgavam privilegiados.

Rememorando (Cap.3): Em terceiro lugar o apóstolo queria esclarecer o fato que a justiça de Deus se deu para todos os homens, sem distinção alguma e que todos pecaram e estavam perdidos.

Rememorando (Cap.4): Para isto, em quarto lugar, o apóstolo precisava desmistificar alguns personagens que, para os judeus, eram símbolos da preferência de Deus pela nação de Israel.

Para então, no capítulo 5 evidenciar Rememorando (Cap.5): Para então, no capítulo 5 evidenciar para os crentes em Roma que, a justificação do ser humano, só poderia ser alcançada pela graça do Senhor e não pelos ditames da lei.

Introduzindo o capítulo 6: Com tais orientações ele estava pronto para mostrar a partir deste ponto de sua carta que a graça além de nos livrar da morte, nos livra do poder do pecado.

Deste momento em diante a classe deve estar com a Bíblia aberta para ler em conjunto, por aluno ou por grupo, os versículos que estarão sendo comentados um a um.

1. A vida em “novidade de vida” (Rm 6.1-4) A dialética do apóstolo é notável. Com quatro perguntas ele “encosta o crente contra a parede” no que diz respeito à sua nova vida em Cristo.

Primeira: Pecaremos mais?... (v.1) Segunda: Teremos mais graça?...(v.1) Terceira: Que contradição isto?... (v.2) Quarta: A morte de Cristo não nos deve impedir de sofrermos tais quedas?... (v.3)

Para responder então de forma cabal: “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (v.4).

2. A morte do “velho homem” Nosso “velho viver” foi crucificado com Cristo (v.5,6). Se assim morremos para o pecado, com ele ressuscitaremos para a vida eterna (v.7-9).

Conclusão esta que leva o apóstolo a escrever sobre Cristo aludindo assim à nova vida do crente: “Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus” (v.10).

3. Quatro palavras positivas (v.11-14) 1ª. Mortos para o pecado, mas vivos para Deus (v.11); 2ª. O pecado não reina sobre nós (v.12); 3ª. Não submetemos nossos corpos ao pecado, mas a Deus (v.13)

4ª. E, finalmente, o pecado não tem mais domínio sobre o crente: “Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (v.14).

4. Argumentações adicionais (v.15-21) 1ª. Debaixo da graça não nos devemos curvar ao pecado (v.15); 2ª. De quem somos servos hoje? De Cristo ou do pecado? (v.16).

3ª.Devemos dar graças a Deus por nos ter dado esta vitória (v.17); 4ª.Por isso somos servos agora da graça de Deus e não do pecado (v.18); 5ª.Assim devemos apresentar nossa vida em sacrifício santo a Deus (v.19);

6ª. A lei dava ao homem que vivia no pecado a falsa idéia de justiça(v “Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Pois o fim delas é a morte.”

Para concluir então, como que completando o capítulo 3 também (v.22): “Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim, a vida eterna.”

Exclama então com num grito de triunfo e de afirmação (v.23): “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”.

Conclusão (I) Conclusão 1. Você entende o conformismo do crente à vida de pecado? 2. Que é para você “andar em novidade de vida”? Conclusão 1. Você entende o conformismo do crente à vida de pecado

Conclusão (II) Conclusão 3.Você se considera morto para o pecado? 4.Como você pode evidenciar sua nova vida em Cristo? Conclusão 1. Você entende o conformismo do crente à vida de pecado

Conclusão (III) Conclusão 5.Você se considera em sacrifício vivo para Deus? 6. Você se sente titular da vida eterna com Deus? Conclusão 1. Você entende o conformismo do crente à vida de pecado