DeliveryTV Equipe: Artur Lira Diego Lemos Igor Pontes Lucas Figueiredo Rosana Matos Thiago Rocha
Relembrando o problema... Sistema de entrega em domicílio: –Desorganização, difícil acesso à informações, dificuldade na pesquisa (de preços e opções, por exemplo) –Usuários satisfeitos? –O que falta? –O que ajudaria a melhorar?
Delivery & iTV Pensando justamente na Convergência Digital e na possibilidade de oferecer melhor acesso aos usuários do sistema delivery, analisaremos como fornecer facilidade e satisfação através da TV Digital
Delivery X iTV Vida agitada, falta de tempo, comodidade, fuga do trânsito e violência: o jeito é apostar no delivery O serviço cresceu tanto que se torna quase obrigatório para quem deseja manter-se no mercado A Internet está mudando o hábito de consumo das pessoas e impulsionando o segmento delivery –Pão de Açúcar Delivery: 250 mil clientes cadastrados, número que cresce a uma velocidade de 30% ao ano. Cerca de 25 mil pedidos por mês, dos quais 75% são feitos pela internet Pesquisa em São Paulo: –mercado de entrega cresceu 40% em 2005 –Alimentos: são os campeões. 96% das pessoas que utilizam os serviços delivery costumam pedir comida por telefone ou pela internet –Remédios: aparecem em segundo lugar no ranking. 39% dos adeptos do delivery já compraram medicamentos por esse sistema –Livros: quem compra pela internet prefere livros a CD`s. Estudos revelam que 31% das pessoas que usam sistema delivery são compradores habituais de livros
Delivery X iTV Convergência Digital: a união de várias mídias em uma só (Televisão, telefonia fixa e móvel, Internet) Uma das principais novidades com a implantação da TV digital é a capacidade de interação entre o telespectador e a emissora Além da possibilidade de se realizar outras atividades como fazer compras, ir ao banco, navegar na Internet e enviar mensagens eletrônicas, ler o jornal interativo e participar de programas interagindo com outros telespectadores Este novo jeito de ver televisão busca comodidade, logo a idéia é desenvolver uma TV interativa e funcional Um fenômeno global e já está disponível nos EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, China, Hong Kong e Austrália Vale salientar que atualmente, a TV é o melhor veículo de divulgação de produtos e serviços (43,71%) seguido pela internet (20,99%)
Delivery & iTV E como as pesquisas mostram que a maioria dos usuários que utilizam o sistema delivery costumam pedir comida, focaremos nosso objetivo em restaurantes.
Delivery Verificar se existe interesse da parte dos usuários e estabelecimentos Estudar quais seriam as melhores modificações necessárias para melhorar o atual sistema –Mais informações sobre cardápio, sobre o estabelecimento, sobre os preços? –Existe vontade de se facilitar ainda mais a realização de um pedido? Pagamento? Informações dos usuários?
iTV Analisar a melhor forma de visualização das opções na tela Estudar a interação com as opções da tela através do controle remoto –Modificações? Quais? Estudar quais as melhores formas de se realizar pagamento e fornecer dados do usuário ao estabelecimento E de preferência: tudo isso sem o usuário perder de vista a programação!
Concorrentes Listel –Lista telefônica –Lista online Sky store –Submarino –Polishop –Recarga Express
Lista Telefônica Vantagens –Popular –Barato –Diversidade dos tipos de produtos/serviços Desvantagens –Ausência de informações sobre os produtos/serviços –Busca demorada
Lista Telefônica TeleListas.net (
Lista Telefônica Lista Online Telemar (
Lista Telefônica Lista Online Listel (
Sky Store Vantagens –Informações sobre os produtos –Comodidade Desvantagens –Interface não-amigável –Conexão lenta –Poucas opções de produtos –Não possui serviços de delivery de fast food
Sky Store
Técnicas Entrevistas Brainstorming
Referências Sistema Brasileiro de TV Digital: _dez04.pdfhttp:// _dez04.pdf Delivery: Hackos, JoAnn T, Redish, Janice C. User and Task Analysis for Interface Design. Wiley; 1 edition