CENTRO SÃO PAULO DESIGN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
Advertisements

O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Divisão de Inovação e Tecnologia - DIT
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Financiadora de Estudos e Projetos
Ecodesign e a Indústria
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Após diversas iniciativas isoladas dos diversos parceiros; A realização de diagnósticos e oficinas de levantamentos de necessidades; Inicialmente Estado.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
NÚCLEO DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA DE SP
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
O Brasil é um País de grandes potencialidades
Selos de Qualidade do Turismo no Mundo
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Termo de Referência nº. 01/2011
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
® Rodadas Temáticas.
Instituto Nacional de Tecnologia Domingos Manfredi Naveiro
Inovação e design Bruno Amado Marco Aurélio Lobo.
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
MDIC/SECEX/DEPLA/CGDE
Talentos para Inovação
Panorama da Saúde no Brasil
Projeto de Sistemas De Produto Bacharelado em Design – DADIN – UTFPR
Programa Ambiental do Sistema CNT
Assessment Avaliação de Potencial através de Simulações Empresariais
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Ministério de Minas e Energia
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
“INTERNACIONALIZAÇÃO DE PMEs BRASILEIRAS: UMA VISÃO DE FUTURO” JUNHO, 2011.
PROGRAMA DE APOIO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
Design !? 1.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
CONFIRA O PROGRAMA DO CURSO: Análise da relação entre Ergonomia e a história do trabalho. A necessidade deste conhecimento para atuarmos de forma técnica.
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
Assista ao vídeo especial PGQP 20 anos Uma organização auto-sustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando.
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
EM ÁREAS CLASSIFICADAS
Programa Soluções Tecnológicas
Objetivo: Promover treinamentos, capacitações e ações de formação de recursos humanos, sempre alinhado com as necessidades das empresas do APL, atualizadas.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Rede de Extensão Tecnológica de Alagoas - REALEX.
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
Transcrição da apresentação:

CENTRO SÃO PAULO DESIGN

Centro de Referência e Tendências em Design do Estado de São Paulo SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

OBJETIVO PÚBLICO-ALVO Consolidar o design como ferramenta fundamental para a melhoria contínua dos processos de produção e de seus produtos. PÚBLICO-ALVO SETOR INDUSTRIAL Indústrias do Estado de São Paulo, Associações Industriais, Sindicatos Representativos de Classes. SETOR DE DESIGN Escritórios e Profissionais de Design, Laboratórios e Institutos de Pesquisa, Escolas e Entidades de Treinamento, Associações de Classe, Centros de Promoção.

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE PROJETOS PROTOTIPAGEM RÁPIDA Disponibilizar ao setor produtivo e aos designers os benefícios da prototipagem rápida para otimizar e aperfeiçoar o processo de desenvolvimento de produtos. SERVIÇOS - Desenvolvimento de Protótipos; - Medições e Engenharia reversa; - Soluções para Projetos de Moldes e Ferramentas; - Capacitação - Treinamentos nos softwares de projeto. LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE PROJETOS Público-Alvo: Designers, engenheiros, estudantes, MPE´s PARCEIROS ROBTEC e SEACAM

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA Promover a Ergonomia e Antropometria aliada ao design, para o aumento da competitividade do setor produtivo e melhoria da qualidade de vida da sociedade . SERVIÇOS - Projetos e Consultoria; - Diagnósticos ergonômicos de postos de trabalho; - Capacitação: Cursos, Seminários e Workshops. PARCEIROS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA (ABERGO)

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS ECODESIGN Implementar ações estratégicas para viabilizar processos capazes de agregar o conceito de ecoeficiência, sustentabilidade no desenvolvimento de produtos, minimizando os impactos ambientais, ciclo de vida, produção e consumo responsável. uma das atuações: Coordenação Técnica da Promoção do Prêmio Ecodesign FIESP/CIESP Objetivo do prêmio estimular o uso de princípios ecológicos e tecnologia limpas no design gráfico, de produtos e de embalagens; e reconhecer as empresas e profissionais que se empenham na busca da redução dos impactos de seus produtos como ferramenta de competitividade.

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS ECODESIGN Perfil do Prêmio Periodicidade - bienal Abrangência - nacional Participação - empresas, profissionais, estudantes de design e afins Categorias Produto no mercado Projeto áreas: design de produto, design de embalagem e gráfico POR REGIÃO 2004 NORTE 10 NORDESTE 3 CENTRO-OESTE 2 SUDESTE 57 SUL 18 TOTAL 90 POR REGIÃO 2002 NORTE 5 NORDESTE 2 CENTRO-OESTE 1 SUDESTE 23 SUL 9 TOTAL 40

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS ECODESIGN Prêmio Ecodesign FIESP/CIESP 2003/2004 - 4ª edição Categoria Produto no Mercado / Design de Produto Menção Honrosa: Válvula Descarga Deca Hydra Flux fab. Duratex/Divisão Deca Hydra Prêmio: Telha Reciclada TETRA PAK Ltda./Eduardo Gomes fab. Ibaplac Produtos Reciclavéis Ltda. Menção Honrosa p/ o Material: Banco Laminado Reciclagem de Bisnagas de Géis e Cremes Dentais Unilever Brasil Ltda./Renato Mazzotini e Juliana Nunes fab. ETZ Hadar Ltda.

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS ECODESIGN Prêmio Ecodesign FIESP/CIESP 2003/2004 - 4ª edição Categoria Produto no Mercado / Design de Embalagem Prêmio: Novas Sacolas Natura de Papel Natura Cosméticos S/A/Alessandro Mendes e Flavia machado fab. Antilhas Soluções Integradas p/ Embalagens Com. Indústria e Cosmético Natura Ltda. Categoria Projeto / Design de Embalagem Menção Honrosa p/ o Material: Derivado da Fécula de Mandioca Caixa p/ Calçados Stock Érika Cezarini Cardoso

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS ECODESIGN Prêmio Ecodesign FIESP/CIESP 2003/2004 - 4ª edição Categoria Projeto / Design de Produto Menção Honrosa: Tecido Construk Fernanda Vitae Prêmio: Compressor de Ar p/ Aquário Luiz Henrique A. Cândido e Wilson Klindein JR. Menção Honrosa p/ o Material: Componentes em Fibra de Coco Prensada Cadeira Escolar e Mesa de Madeira de Reflorestamento Guilherme Alexandre Wiedman

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS ECODESIGN outras atuações: Projeto Design e Inovação Tecnológica na Micro e Pequena Empresa CSPD / SEBRAE-SP (2002/2003) Catálogo 1ª, 2ª e 3ª edições Exposição; Ciclo de Palestras; Monitoramento de “Cases”. Projeto Informação & Inovação em Design CSPD / SEBRAE-SP (2004/2005) Manual Técnico; Palestras; Cursos Livres; Monitoramento de “Cases”. Relatório Técnico NBR ISO /TR 14062 - Integração dos Aspectos Ambientais no Projeto e Desenvolvimento de Produtos seminários, palestras, cursos; manuais técnicos; exposições; site CSPD (cases, notícias, agenda etc); prêmio...

PERSPECTIVAS FUTURAS consolidar e ampliar iniciativas  ampliar a participação de empresas  consolidar e ampliar a cultura sobre o tema  aprofundar a visão de sua importância estratégica como diferencial competitivo e nicho de exportação  discutir estudos de caso nacionais e internacionais  formatar uma base de dados de materiais com dados qualitativos e quantitativos de ciclo de vida  capacitar os profissionais (designers) para desenvolverem produtos com critérios ambientais  integrar aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos no setor produtivo  aplicabilidade do Relatório Técnico ISO/TR 14062  buscar parcerias para projetos pontuais, setoriais e AP’s

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS REFERÊNCIA EM MATERIAIS Aumentar a competitividade dos produtos industrializados brasileiros, promovendo o uso de novos materiais e tecnologias, através da disponibilização de informações relevantes para a obtenção de soluções criativas e inovadoras em virtude da inserção do design. - Levantamento de novos materiais - Produtos projetados por designers e executados por pequenas e médias empresas; - Catálogo dos projetos; - Exposição; - Palestras dos fornecedores de matéria -prima Base de Materiais Manuais Técnicos

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS REFERÊNCIA EM MATERIAIS Ícones: Material Ecológico; Alternativa Econômica; Redução de Processos; Inovação Tecnológica; e estética. material: Algodão Colorido empresa: Natural Fashion / Grupo Centroflora produto: Vestido Catherine designer: Rodrigo Trussardi execução: Mixed material: Wood-stock empresa: Artegor produto: Estante Puzzle designer: Ricardo Dias execução: Versatile / Plastiron

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS REFERÊNCIA EM MATERIAIS Ícones: Material Ecológico; Alternativa Econômica; Redução de Processos; Inovação Tecnológica; e estética. material: Pano Gueto empresa: Gueto Ecodesign Ltda. produto: Espreguiçadeira Lynx designer: Karin Wittmann Wilsmann execução: Kehl material: Jarina / Semente empresa: Tribos Indígenas do Acre e do Amazonas produto: Luminária Jarina designer: Tânia de Paula execução: Oficina Nomade material: Treetap empresa: Couro Vegetal da Amazônia produto: Chaise Longue Macunaíma designer: Pedro Paulo Santoro Franco execução: Andrea Simone & Madeira Nossa

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS REFERÊNCIA EM MATERIAIS Ícones: Material Ecológico; Alternativa Econômica; Redução de Processos; Inovação Tecnológica; e estética. material: Copoliéster PETG empresa: Eastman Chemical Company produto: Cadeira Giro designer: Lars Jorge Diederichsen execução: Azzurra material: Laminado Decorativo Pertech empresa: Pertech do Brasil produto: Mesa Concentricidade designer: Flávia Pagotti Silva execução: Revelação

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS REFERÊNCIA EM MATERIAIS Ícones: Material Ecológico; Alternativa Econômica; Redução de Processos; Inovação Tecnológica; e estética. material: Fitas de Bordas Rehau em PVC empresa: Rehau produto: Mesa Tripé designer: Flávia Pagotti Silva execução: Revelação material: Painel Teca empresa: Ecoleo produto: Mesa TC designer: Silvia Grilli execução: Produção Dois

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS REFERÊNCIA EM MATERIAIS Ícones: Material Ecológico; Alternativa Econômica; Redução de Processos; Inovação Tecnológica; e estética. material: DuPont Corian empresa: DuPont do Brasil produto: Banco Felipe designer: Ricardo Grazia Scura execução: Teperman / Syfuentes material: Inoxcolor empresa: Inoxcolor Aços Inoxd. Color Ltda. produto: Azulejos designer: Guto Lacaz execução: Mozaik

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS REFERÊNCIA EM MATERIAIS Ícones: Material Ecológico; Alternativa Econômica; Redução de Processos; Inovação Tecnológica; e estética. material: Vidros SGG Stadip empresa: Santa Marina produto: Banco Estrada designer: Jacqueline Terpins/ Carlos Fortes/ Gilberto Franco execução: Lumini Iluminação material: Chapas Acrílicas Resarbras empresa: Resarbras Acrílicos produto: Mesa Leve designer: Flávia Pagotti Silva execução: DPOT

NÚCLEOS ESPECIALIZADOS GESTÃO DO DESIGN Aplicação da Metodologia de Gestão em Design no Assessoramento Técnico para o desenvolvimento de produtos, visando o aumento da competitividade e melhoria da capacidade inovadora do setor produtivo, através da inserção do design. Integração da prática do Ecodesign. METODOLOGIA ETAPA 1: Briefing ETAPA 2: Seleção e Contratação ETAPA 3: Projeto / Produto

GESTÃO DO DESIGN Empresa: Fit-vex Com. E Assistência Técnica Ltda. Fantasia: Queens Local: Diadema – SP Porte: Pequena - 50 funcionários Setor: Equipamentos para Fitness Produto: Bicicleta Ergométrica Residencial/Q-Bike Solicitação: Redesign do produto, utilizando os componentes mecânicos e eletrônicos atuais. Propor novo lay-out e carenagem diferenciada aliada a um conjunto formal que lhe permita ser mais competitivo. Projeto desenvolvido pelo escritório de design Questto Design Resultados Alcançados: Redução nos custos de produção e montagem; Aumento nas vendas de 15 para 60 unidades/mês.

GESTÃO DO DESIGN Empresa: Serthi Hidráulica Ltda. Local: São Caetano do Sul – SP Porte: Pequena - 36 funcionários Setor: Equipamentos Hidráulicos Produto: Unidade de Transferência e Filtragem de Óleo Solicitação: Desenvolvimento de uma proposta para redesign do produto, utilizando ou não os componentes atuais. Projeto desenvolvido pelo escritório DI - Design Industrial Resultados Alcançados: Redução de 40% nos custos de produção e 16% no preço final do produto. Aumento de 50% nas vendas .

site: www.cspd.com.br Av. Profº. Almeida Prado 532 – IPT - Prédio 36 CEP: 05508-070 – São Paulo - SP Cidade Universitária - Butantã tel.: (11) 3767.4787 fax: (11) 3719-1331 e-mail: spdesign@ipt.br site: www.cspd.com.br