“Mobilização de Recursos no 3º Setor”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dicas para fazer um bom Projeto de Pesquisa...
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Gerenciando o Projeto de Pesquisa
Planejamento Comercial
Como organizar um, sem esquecer nada
Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local?
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Presença na internet.
O GUIA DEFINITIVO DE MARKETING DIGITAL
Elaborando Um Plano de Negócios
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Curso Técnico e Manutenção e Suporte em Informática
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
CONSULTORIA EMPRESARIAL
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE
Visão geral da Administração
Plano de Negócio Elber Sales.
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
Segredos para ter sucesso com seu novo e-commerce
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012
Gestão e Desenvolvimento Sustentável das Organizações do Terceiro Setor. Como captar e administrar recursos públicos e privados. Ilda Ribeiro Peliz Nov.2005.
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Leblon Fitness Networking
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
Transamérica Expo Center
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
Presidente do RCT de Guiratinga – Gestão 2004/2005 Gestão 2010/2011 Diretor de Relações Públicas do RCT de Guiratinga e Secretário Distrital. Gestão 2011/2012.
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Observação da sala de aula
QUALIDADE PESSOAL COMO BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
Soluções CVU para o 3º setor Treinamento de Vendas
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio:
Promovendo Soluções Sociais
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Como as PMEs se relacionam com os consumidores digitais.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Prontidão da Equipe: perguntas instigantes a serem respondidas antes de iniciar um processo de Padrões Abertos Existe um nível mínimo de capacidade instalada.
Orientação Especial Março/2011.
Avaliação Captação de Recursos
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
PLANO DE GOVERNO – LIMEIRA
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
PALESTRAS 100% ONLINE INSCRIÇÃO GRATUÍTA Seja um palestrante!
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
Célia Cruz | Renata Brunetti
Treinamento de Prospecção ENEJUNESP - Parcerias
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Fórum das Mulheres de Negócios
FORMAÇÃO DE EMPRESAS Plano de Negócio FERRAMENTAS RELACIONADAS Conceito Estrutura Orçamento 1 Montagem Vista Geral Orçamento 2
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Universidade de São Paulo Empreendedorismo e Plano de Negócios
O que é PROJETO EXECUTIVO
ANÁLISE SWOT 1.
O que é DOCUMENTO DE SUPORTE À CAPTAÇÃO e como fazer?
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
Transcrição da apresentação:

“Mobilização de Recursos no 3º Setor” FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL “Mobilização de Recursos no 3º Setor” Facilitador Ricardo P. Maluf

Margareth Mead, antropóloga norte-americana, séc. XX. “Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos pensantes e comprometidos possa mudar o mundo. Na verdade, a única coisa que já mudou o mundo foi isso!...” Margareth Mead, antropóloga norte-americana, séc. XX.

Mobilização de Recursos Captar recursos.. Custa! Custa antes! Captar para captar; Captar para planejar; Captar para uma estrutura PERMANENTE !

Qual é o sonho que precisa de recursos? Mobilização de Recursos Qual é o sonho que precisa de recursos? Mobilizar sonhos; pessoas – fator humano; serviços; bens e materiais; e também recursos financeiros!

O tamanho dos problemas O Caminho O tamanho dos problemas É mpossível abordar o problema com um único projeto Caracterizar o problema (a demanda) Afinal, qual é o problema? (justificativa) Quem queremos beneficiar (públicos preferenciais) “Assim que você começa a caminhar o caminho aparece”. mestre Rumi, mestre sufi, século XII

Como começar? Preliminares: - Planejar toma 4/5 do tempo; - Faça um plano, ainda que com um parágrafo; Discuta o plano - colegas, conselho, pares; Quanto tempo gastar em cada projeto? Quais as melhores épocas do ano para captar? - O plano deve ser consultado sempre. Perguntas básicas: - Quem é concorrente (por recursos)? - Onde a concorrência obtém recursos?

Potenciais parceiros Potenciais parceiros: Qual a natureza? Quais os perfis possíveis? Qual o histórico? Existe impedimento ético? Quais as ferramentas a utilizar? Os perfis do público que sua organização pretende atingir coincidem com o público que o potencial patrocinador procura? Os valores da sua organização e do projeto proposto coincidem com os valores do potencial patrocinador? Há disponibilidade financeira do potencial patrocinador?

Pré-condições para captar Verificação antes de levantar vôo: A missão está bem enunciada? As estratégias estão claras? Os projetos estão alinhados? Os demonstrativos financeiros estão prontos? A documentação está em dia? A casa está em ordem?

Passos para uma campanha vencedora de Mobilização Determinar as ferramentas de captação de recursos; Preparar orçamento aberto – demonstra transparência; Relatórios e atualização de banco de dados durante todo o processo; Apresentação , negociação e assinatura de contrato!!! Envolvimento dos parceiros, avaliação de resultados e correção de rumos; Prestação de contas (fundamental). Estar sempre mobilizando, o importante é.... semear, semear, semear....

Como identificar parceiros? Estágio Como age a organização Oportunidades? Defensivo Nega práticas, conseqüências ou responsabilidades “Não cabe a nós resolver isso” “Nada disso ocorreu” “Não foi nossa culpa” Sim, porém o trabalho será intenso e árduo: Palestras de conscientização Não importa o tamanho da empresa (pode ser um supermercado do bairro ou um banco, um posto de gasolina ou um shopping center) Fonte: Harvard Business Review – esquema gráfico adaptado de artigo de Simon Zadek

Como identificar parceiros? Estágio Como age a organização Oportunidades? Conformidade Pensam que cumprir leis ambientais e sociais é o suficiente “Faremos só o estritamente necessário” Sim, porém devemos mostrar na prática como se faz isso: Palestras de conscientização e apoio técnico para criação de programas sociais e ambientais exigidos por lei.

Como identificar parceiros? Estágio Como age a organização Oportunidades? Gerencial Reconhecem falhas e estão dispostos a melhorar “O problema está na condução dos negócios” Ótima oportunidade! Daremos a oportunidade de conhecerem soluções criativas!

Como identificar parceiros? Estágio Como age a organização Oportunidades? Estratégico Já incorporam estratégias de ajuda à comunidade Empresas nesta fase procuram organizações que lhes dêem visibilidade na mídia. “Isso nos traz uma vantagem competitiva” Boa oportunidade, porém trabalhosa. Uma maneira de abordá-los é: Planejar uma campanha nacional, queremos atingir nºX de pessoas em Y anos e estamos selecionando um parceiro forte.

Como identificar parceiros? Estágio Como age a organização Oportunidades? Civil Promove a ampla participação do setor na responsabilidade social empresarial “Precisamos garantir que todos ajam assim” Boa oportunidade para atuar em projetos ousados ou de difícil adesão. Projetos que garantam a promoção dos direitos humanos, de sociedade civil projetos ambientais. São para empresas, fundações, grupos exemplares, que não tem medo de se expor.

Materiais essenciais para captar Obrigatórios: Perfil institucional; Uma página do projeto; Projeto completo ou plano de negócios; Relatório anual; Cartão de visita; Relatório de projetos já concluídos. Também ajuda se houver: Relação de projetos em captação; Relatório de outros projetos e de mídia; Web-site.

Dicas práticas Olhar no espelho e sentir-se bem, poderoso. confiante; Chegar cedo ao local da reunião; Observar tudo e todos ao redor; Conversar com secretárias, funcionários, etc. buscando informações; Na sala de espera: ler o jornal ou revista interna caso exista; Na sala de reunião: observar tudo, quadros, prêmios, mural, etc. Falar em língua portuguesa; Não entregar nada de imediato;

Dicas práticas O tratamento (tu, você, o(a) senhor(a)); Olhar direto no olho; Como tratar um grupo; “Eu não sei”; Montar um discurso conciso e coerente; Linguagem direta, sem adjetivos; Quem levar? Como iniciar? Primeiro ouvir e perguntar, depois falar; Escala humana a seus projetos;

Dicas práticas Personalizar documentos, cenários; Sua causa não é melhor que a dos outros; Causas emergenciais assustam; Causas muito grandes assustam - ex: 220 milhões de pobres na América Latina; Repetir a fala do interlocutor ao final; Definir quais serão os próximos passos; O “videozinho” de 20 minutos...

A estratégia para mobilizar recursos 1. Alianças estratégicas 2. Em busca de marcas fortes; 3. Colaboração em bens e serviços; 4. Grupo piloto; 5. A estratégia da pirâmide

Publicação didática de caráter prático Lançamento em dezembro Para as organizações do terceiro setor a distribuição será feita gratuitamente mediante o preenchimento de uma pesquisa e um cadastro. Cada organização pagará o seu reembolso postal

Obrigado por sua atenção rmaluf@peabiru.org.br www.peabiru.org.br “Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.” Sêneca Obrigado por sua atenção rmaluf@peabiru.org.br www.peabiru.org.br