Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Apresentando.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Fundação Roberto Marinho
Pontifícia Universidade Católica
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Evasão em Cursos A Distância.
O Aluno a Distância.
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Planejamento de Tutoria
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Professor(es) Apresentador(es):
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias - Usos e Abusos das TIC’s pelos Professores Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Usos e Abusos das TIC’s Ensino e Aprendizagem e as TIC´s Para fazer bom uso das TIC´s Planejamento de um curso online Implementação de um curso online Perfil do Professor e do Aprendiz online Restrições e Mitos do Ensino online 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Ensino e Aprendizagem e as TIC’s Conteúdo Professor Ensino Presencial 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Ensino e Aprendizagem e as TIC’s Tecnologias de Informação e Comunicação Tecnologia Software Comunicação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Ensino e Aprendizagem e as TIC’s Conteúdo Professor Tecnologia Software Comunicação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Ensino e Aprendizagem e as TIC’s Professor Conteúdo Tecnologia Software Comunicação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Ensino e Aprendizagem e as TIC’s Bom uso das TIC’s: Agrega valores ao processo educacional e contribui para o desenvolvimento do planejamento educacional. Mau uso das TIC’s: Pode servir como um fator negativo que “atrapalha” o processo de ensino e aprendizagem. 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir o cenário: centrado no Professor 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir o cenário: centrado no Professor centrado na Tecnologia 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s definir os objetivos de aprendizagem definir as estratégias metodológicas definir o cenário: centrado no Professor centrado na Tecnologia centrado no Aprendiz 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s Definir a equipe de trabalho Equipe multidisciplinar para trabalhar no planejamento, projeto e implantação dos cursos online Coordenador (Proj Pedagógico Institucional) Professor Facilitador (problemas administrativos) Designer Pessoal Técnico Pessoal Administrativo 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s Compreender o ambiente online agregar as características do ambiente à proposta educacional Mau uso adequar a proposta educacional ao ambiente transferir o conteúdo do ensino presencial para o ambiente online Ex: privilegiar o trabalho em grupo mas o ambiente não permite 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s Entender a ausência da presença física Presencial fala, escrita, gestos, comunicação verbal e visual a aprendizagem ocorre em diversos momentos: trabalho em grupo, café, nas conversas paralelas Online nova linguagem de comunicação   necessidade de múltiplos espaços para trabalho, interação e socialização 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s Entender a ausência da presença física Smiles :-) feliz :-)) muito feliz :*) com refriado :-# beijo :-( triste :-(( muito triste (-: canhoto *-) viajando :'-( chorando :-* beijo ;-) piscando :-/ indeciso :-@ gritando :-D rindo muito alto :-e desapontado :-II furioso 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s Identificar o público alvo Curso online aprendizes de diferentes locais, com diferentes necessidades e diferentes habilidades cognitivas Material de Apoio atender diversos estilos de aprendizagem: vídeo, áudio, hipertexto, texto, gráficos, simulações 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Para fazer bom uso das TIC’s Definir o número de alunos Uso de ferramentas assíncronas 20 a 30 Alunos / Professor Uso de ferramentas síncronas 5 a 8 Alunos / Professor 5 a 8 alunos: número sugerido para o bate-papo >> suporte logístico e grau de interação Grupos maiores: reduz a oportunidade de participação reduz a qualidade da discussão 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Planejamento de um curso online justificativa objetivos gerais e específicos estratégias metodológicas conteúdo programático leituras (web, material impresso) copyright ferramentas de comunicação avaliação Ferramentas de interação: chat, mural, grupos de discussão, correio, compartilhamento de documentos Ferramentas sem interação: auto-correção, vídeos, materiais na web, links >> recursos disponíveis na Instituição 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Implementação do curso online Definir pré-requisitos e expectativas hardware e software necessários nível de habilidade computacional requerido expectativas do Professor em relação à participação dos Aprendizes: Mau uso: centrar a avaliação nos dados quantitativos; Avaliação qualitativa das interações: “eu concordo” “presença” na sala de aula virtual leitura das mensagens dos colegas respostas às colocações dos colegas 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Implementação do curso online Promover o pensamento crítico Avaliar Analisar Associar Informação 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Implementação do curso online Criar os espaços socialização conhecer os Aprendizes e seus conhecimentos possibilitar que os Aprendizes se conheçam comunicação aprendizagem 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Implementação do curso online Espaços de socialização definir regras, normas e procedimentos em consenso com os Aprendizes propor dinâmicas que reconheçam e valorizem os conhecimentos dos aprendizes compartilhar informações biográficas e histórias sobre as experiências individuais conectar o novo conteúdo às experiências previamente existentes: aprendizes familiarizados com a tecnologia aprendizes familiarizados com o tema 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Implementação do curso online Espaços de comunicação comunicação síncrona comunicação assíncrona Netiqueta 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Implementação do curso online Netiqueta Conjunto informal de regras e conselhos para uma boa utilização da rede Internet. Baseia-se no simples e elementar bom senso. Não existe uma definição absoluta da Netiqueta. Existe uma série de conselhos e regras que possibilitam ao usuário familiarizar-se com este conceito. Sendo a Internet é um espelho da nossa sociedade, a comunicação por meios eletrônicos tem muitas regras baseadas nas regras que nos permitem viver em sociedade. 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Implementação do curso online Espaços de aprendizagem propor atividades individuais e em grupo compartilhar os resultados das atividades desenvolver trabalhos com projetos propor problemas de desafio incentivar participação (síncrona / assíncrona) 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Perfil do Aprendiz online organização do tempo autonomia auto- direcionamento motivação auto- disciplina bom nível de leitura capacidade resolver problemas capacidade de “ouvir” o outro 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Perfil do Professor online capaz de avaliar o processo e não somente os resultados estimular a participação dos Aprendizes nas discussões fazendo com que eles troquem experiências entre si estimular os Aprendizes a compartilharem idéias com todos, e não só com o Professor avaliar a quantidade de material para os Aprendizes estabelecer um plano de contingência verificar se o material está acessível 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Restrições do ensino online pouca familiarização com a tecnologia diferentes níveis de habilidade técnica diferentes níveis de habilidade com leitura falta de habilidade para digitar e usar o mouse dificuldade de acesso ao computador conexão de baixa velocidade com a Internet Familiarização com a tecnologia: demanda muito esforço para entender a própria tecnologia, perdendo o foco do curso; Acesso ao computador / Internet: alto % de exclusão digital 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

Mitos do ensino online aprendizes são resistentes às TIC´S o Professor precisa dominar todas as instâncias o tempo de dedicação do Professor é menor no ambiente online classe online não propicia a interação entre os participantes classe online não é tão social quanto a classe presencial número de Aprendizes ilimitado tecnologia sempre funciona Resistência: dar exemplo do curso de Francês 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP

(edilene@ccuec.unicamp.br) Equipe EAD / CCUEC / UNICAMP Edilene A. Ropoli (edilene@ccuec.unicamp.br) Equipe EAD / CCUEC / UNICAMP http://www.ead.unicamp.br Ilustrações: Alexandre Cartianu (replay@pop.com.br) 29/set/2004 Edilene Ropoli CEAD / CCUEC / UNICAMP