APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO SESI CE Cléo Fortaleza, 11 de abril 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
Glauco Arbix Universidade de São Paulo - USP 13 de dezembro de 2006 CGEE – ABDI – FIESP - ANPEI Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Ambiente Institucional.
A EAD E O ENSINO MÉDIO: POR ONDE ANDAM?
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Que EJA temos e queremos?
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância João Pessoa, 27 a 29 de abril de 2011 Necessidades e expectativas das indústrias de grande e médio porte.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Maria Olívia de Souza Ramos
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Fabiano André Vergani
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Plano Nacional de Educação

Quais os objetivos da discussão do PNE
PLENÁRIA FINAL.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Talentos para Inovação
Mapa Estratégico da Indústria
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Indicadores sociais e educacionais
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
“Qualificação Profissional: construindo
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
“Educação de jovens e adultos : desafios e perspectivas" CONAE Brasília, 28 março/01 de abril 2010 Sérgio Haddad
Micro e Pequenas Empresas
AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Educação básica de qualidade para todos
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Projetos com Foco na Juventude: os desafios do impacto e da escala
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCARH Promover a escolaridade, a qualificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores e lideranças para a indústria Educação Ser indutor.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Apresentação Institucional. O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins.
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO SESI CE Cléo Fortaleza, 11 de abril 2011.

Cenário Nacional da Educaçã o Retrato do Analfabetismo no Brasil - Conceito de Analfabetismo da UNESCO e do IBGE: São consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples.

Cenário Nacional da Educação - O índice de analfabetismo no Nordeste é quase o dobro da média nacional, enquanto o da região Sul se aproxima da metade dessa mesma média. - O analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais no Nordeste é cerca de 3,4 vezes maior que no Sul.

Cenário Nacional na Educação Indústria

- Um ano a mais de escolaridade total da força de trabalho determina um impacto positivo de 0,35% na taxa média anual de crescimento da renda per capita (como indicador de produtividade). - O aumento de 1% na qualidade de vida do trabalhador da indústria produz um impacto de crescimento médio na produtividade do trabalho de R$ 1.560,00 (equivalente a uma taxa de retorno de 3,5 sobre cada 1 de investimento realizado). Cenário Estadual na Educação

- A qualidade de vida do trabalhador explica em 40% a variabilidade da produtividade do trabalho, ou seja, representa a interferência desse fator sobre a produtividade. - Um trabalhador com cinco anos de escolaridade possui uma produtividade 54% superior ao trabalhador com apenas dois anos de escolaridade. - Entre 125 países analisados, o Brasil é o 66º em competitividade. A economia brasileira aparece atrás de países como o México (58º), China (54º), Índia (43º) e Chile (27º), o líder na América Latina. Cenário Estadual da Educação

Modalidade Meta 2010 Realizado Jan à Dez 2010 % Atingid o Educação Básica de Jovens e Adultos % EJA – 1ª à 4ª Série % EJA – 5ª à 8ª Série % EJA – Ensino Médio % Educação Continuada em Educação % Cursos de Reforço da Educação Básica % Cursos de Idiomas % Cursos de Informática e Inclusão Digital % Cenário Estadual da Educação

Modalidade Meta 2011 Realizado Jan à Mar/2011 Atingido % Atingido % Educação Básica de Jovens e Adultos % EJA – 1ª à 4ª Série % EJA – 5ª à 8ª Série % EJA – Ensino Médio % Educação Continuada em Educação % Cursos de Reforço da Educação Básica % Cursos de Idiomas % Cursos de Informática e Inclusão Digital % Cenário Estadual da Educação

Educação Básica ca Educação Continuada a EBEP a

Posicionamento Estratégico de Crescimento O SESI CE, definiu que sua postura é de crescimento, ou seja de aproximação com a indústria, otimização de recursos e espaços físicos, focando na oferta de Educação na Modalidade de Jovens e Adultos no setores industriais, com baixos níveis de escolaridade e intensiva mão de obra. Posicionamento Estratégico da Educação

1 Crescimento 1.1 Aplicando a gratuidade para o trabalhador da indústria 1.2 Diversificando a matriz de oferta para atender as especificidades da demanda a) implantando e ampliando os polos de EaD b) implantando e implementando os currículos contextualizados e ampliando os setores industriais c) otimizando os espaços da indústria do conhecimento para oferta de educação continuada d) investindo na ampliação de unidades móveis Estratégias

2. Integração a) Implementando o portfólio de ações articuladas b) Ampliando a oferta de EBEP em EJA 3. Parcerias 3.1 Articulando e mobilizando projetos setoriais por meio da Parceria Público Privada 3.2 Mobilizando entidades, parceiros do ambiente regulatório da EJA, e formadores de opinião para valorização da escolaridade de adultos Estratégias

3.1 Atuando em parceria com empresas industriais e sindicatos a) construindo o banco de boas práticas das políticas e incentivos/ações das indústrias b) prestando reconhecimento ao empresário pelo investimento em educação c) estruturando a equipe de relações com o mercado para articulação com a empresa d) mobilizando sindicatos patronais e dos trabalhadores Estratégias

1) Redimensionar o RH da Educação a) Atualizar os perfis, cargos e salários 2) Elaborar o Plano de Gestão do Compulsório em Educação e em Gratuidade 3) Implantar os Projetos de Fomento ) Organização do Núcleo e Polos de Educação a Distância 3.2) Implantar cinco cursos de Educação Continuada a Distância 3.3) Implantar o Plano de Reestruturação da Área de Educação 3.4) Desenvolver Campanha de Mobilização para Elevação da EB e EC Ações