Sociologia DURKHEIM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

A HISTÓRIA DE ÉMILE DURKHEIM
Sociologia Émile Durkheim ( ).
David Émille Dhurkheim.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
As Instituições Sociais
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. Antecedentes e as condições históricas. 2. DURKHEIM.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
ÉMILE DURKHEIM ( ) (A Ordem e o Progresso)
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Professor Marcelo Rocha Contin
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
O Positivismo.
Estrutura e Dinâmica Social
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
VIDA, OBRAS E CONCEPÇÕES
A sociologia de Dürkheim;
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fato social.
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
09/04/2017
A sociologia de Émile Durkheim
Sociologia geral Introdução.
Augusto Comte e o Positivismo
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Durkheim.
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
O Positivismo.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Émile Durkheim (1858 – 1917).
Pensadores clássicos da sociologia
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
A divisão do trabalho social parte 2
Émile Durkheim.
As idéias básicas do Positivismo:
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Positivismo.
Texto 1: pontos principais
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

Sociologia DURKHEIM

Émile DURKHEIM(1858-1917) A ORDEM E O PROGRESSO. A QUESTÃO É MORAL. A FÍSICA SOCIAL. A ORDEM E O PROGRESSO. A QUESTÃO É MORAL. A SOCIEDADE MAIOR QUE O INDIVÍDUO. OS FATOS COMO COISAS. O FATO SOCIAL

DURKHEIM Objetividade cientifica: - Os fatos sociais devem ser tratados como coisas exteriores pelo investigador

OS FATOS SOCIAIS: só podem ser explicados pelos efeitos coletivos, pois a Sociedade não é mera soma de indivíduos, é síntese maior do que a soma, um todo (“É o mais poderoso feixe de forças físicas e morais cujo resultado a natureza nos oferece”). Os fatos sociais são as representações coletivas (como a sociedade se vê e vê o mundo ao redor).

Os FATOS SOCIAIS são de dois tipos: a) Maneiras de agir: - mutáveis, como a “dinâmica social” de Comte: correntes de opinião ou ideologias, movimentos sociais, casamentos, suicídios, crimes, etc. b)Maneiras de ser: - cristalizadas/pouco mutáveis, como a “estática social” de Comte): regras morais, dogmas religiosos, linguagem/escrita, regras jurídicas, sistemas financeiros/moedas, habitação, vestuário, etc.

Questões principais O que se passava na França e na Europa? Por que os “sintomas” de desagregação social num momento de progresso evidente?

Continuação ... Como reconstruir no novo tempo a coesão social perdida? Como manter a “ordem” e o “progresso” (idéia fundamental do positivismo comteano)?

Continuação ... Como fazer nascer uma moral coletiva na sociedade industrial de mudanças velozes? Responder a isso é o papel da Sociologia. [Não é pouca coisa, como se pode perceber].

Moralidade e anomia Mas o que é anomia – uma das principais idéias de Durkheim – exatamente? A França estava mergulhada em crises durante o Século XIX: Nesse contexto, valores antigos foram sumindo e novos valores não apareceram.

Anomia é isso: falta de valores morais como referência, solidariedade social em baixa, desagregação social, etc. Ninguém segue as leis e as regras sociais. Ninguém respeita valores morais e tradições. Ganância das elites econômicas. Política baseada na lei do mais forte. Sociedade entra em “estado de guerra crônico” – movimentos políticos radicais, criminalidade em alta, corrupção geral, famílias se despedaçando, etc. Enfim, uma certa “anarquia”.

ANOMIA: como resolver isso? Solidariedade e coesão a partir das profissões: corporativismo. Isso pode substituir religiões em declínio e outros valores do passado. O problema é que cada categoria tem sua moral/ética, mas falta uma moral que unifique todas as profissões. Não pode ser uma “moral do sucesso”, pois isso gera disputas e mais anomia.

Coesão, solidariedade e consciência Por que os homens vivem em sociedade e lutam contra a desagregação social? Resposta geral: solidariedade (social), divisão do trabalho (social) e consciência (social). Quer dizer, fora do social/coletivo não somos nada. Existem dois tipos de consciência: a) Individual/pessoal (“fácil” de entender pela psicologia, etc.); b) Social/coletiva: é a dos grupos que fazemos parte (religião, família, escolas/universidades, tradições nacionais/regionais/locais, profissões, partidos, organizações sociais diversas, etc.).

Aí entra a solidariedade. A divisão do trabalho social (ou seja, cada um na sua especialidade ou profissão/tarefa social) é crescente no mundo contemporâneo. Isso faz com que consciência individual prevaleça sobre a consciência social. Daí a impressão de desagregação e confusão social. Mas, por outro lado, cria uma grande interdependência entre os homens – as partes individuais. Ninguém vive sem o outro, são dessemelhantes que se completam – formando o todo social ou coletivo.

A divisão do trabalho social ocorre em todas as áreas, criando esta interdependência e solidariedade, que pode ser de dois tipos: a) Mecânica: indivíduo segue o coletivo por não ter outra saída. Coisa das sociedades mais antigas. Exemplo: obediência a um rei ou déspota. Muito antigamente, hordas. Depois, clãs. Progressivamente, isso vai mudando ao longo da história com a divisão do trabalho social, urbanização, economia industrial, etc. Surge, então, o segundo tipo de solidariedade. b) Orgânica: indivíduos com mais liberdade, mas também mais coesos socialmente pela divisão do trabalho social. Maior densidade moral e não apenas seguir regras impostas.

O corporativismo O futuro será de uma sociedade baseada nas profissões, mas solidária e coesa. E a política, igualmente, deve ser baseada no corporativismo. fim