RESPONSABILIDADE SOCIAL.

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RESPONSABILIDADE SOCIAL

INVESTIMENTO SOCIAL DA PETROBRAS: 3 EIXOS Tema: Água e Clima

ALINHAMENTO AO PLANO ESTRATÉGICO MISSÃO VISÃO Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. DESAFIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

PROCESSOS DE SELEÇÃO PÚBLICA ESTRUTURADOS Acesso democrático aos recursos Transparência do processo Participam: Organizações Governamentais, Não-Governamentais e Comunitárias, legalmente constituídas e sem finalidades lucrativas de todos os Estados brasileiros Caravanas presenciais em todos os Estados brasileiros: oficinas gratuitas de elaboração de projetos Participação de representantes da sociedade, do governo e da imprensa em todas as etapas de seleção Caravanas virtuais: chat online para tirar dúvidas

VISÃO E OBJETIVOS VISÃO: Desenvolvimento com Igualdade de Oportunidades e Valorização das Potencialidades Locais OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no país, reduzindo a pobreza e a desigualdade.

DIRETRIZES E AÇÕES ESTRATÉGICAS Fortalecimento de Redes e Organizações Sociais Difusão de Informações para a Cidadania Investimentos em Projetos Sociais (Nacionais, Regionais e Locais) Respeitar a diversidade; Dar prioridade à juventude; Colaborar para o desenvolvimento local nas áreas de influência do Sistema Petrobras; Atuar em sinergia com políticas públicas; Realizar ações estratégicas, sistêmicas e multiinstitucionais; Estimular o protagonismo social, a co-responsabilidade, o associativismo, o cooperativismo e o trabalho em rede; Contribuir para a erradicação do analfabetismo; Buscar a sustentabilidade dos resultados produzidos pelas ações. 7

LINHAS DE ATUAÇÃO Geração de renda e oportunidade de trabalho Educação para a qualificação profissional Garantia dos direitos da criança e do adolescente TEMAS TRANSVERSAIS: Gênero; Igualdade racial; Pessoas com deficiência; Pescadores e outros povos e comunidades tradicionais.

METAS QUANTITATIVAS 3.918.179 13.719.625* R$ 1,2 bi 17.631.804 Total de pessoas indiretamente atendidas 2007 – 2012 13.719.625* Total de Investimentos 2007 – 2012 R$ 1,2 bi Total de pessoas diretamente atendidas 2007 – 2012 3.918.179 Total de pessoas atendidas 2007 – 2012 17.631.804 Total de alcance 2007 – 2012 27.248.447 *IBGE: 3,5 pessoas em média

Metas de Desempenho PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA (R$ milhões) 2007 2008 2009 2010 2011 2012 TOTAL 96,5 216,5 227,4 238,7 250,7 263,2 1.293,1 METAS DE RESULTADOS DA CARTEIRA DE PROJETOS GERAÇÃO DE RENDA E OPORTUNIDADE DE TRABALHO 70% de projetos apoiados com Planos de Negócio 60% de projetos apoiados com tecnologia e/ou infra-estrutura 60% de elevação da renda per capita dos participantes EDUCAÇÃO PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 20% dos participantes incluídos no mundo do trabalho 80% dos participantes com certificados de conclusão 60% dos participantes com certificados reconhecidos pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional 30% dos participantes com evolução de escolaridade GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 60% dos participantes com melhoria de desempenho na educação formal 80% dos participantes concluindo o período total de atendimento 70% dos projetos com atividades de formação para os profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

OBJETIVOS OBJETIVO: Contribuir para o desenvolvimento sustentável do País com: Investimento em iniciativas voltadas à conservação e preservação dos recursos ambientais A consolidação da consciência socioambiental brasileira

DIRETRIZES E AÇÕES ESTRATÉGICAS Investimentos em patrocínios a projetos ambientais Disseminação de Informações para o Desenvolvimento Sustentável Fortalecimento das Organizações Ambientais e de suas Redes Preservar e manter os recursos naturais, com respeito ao ser humano Estimular a adoção de novos padrões de produção e de consumo Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente Formar líderes da causa ambiental Estimular a formação de redes de relacionamento e de trabalho Atuar em sinergia com políticas públicas Promover a participação das comunidades no desenvolvimento das ações Buscar a sustentabilidade institucional e reaplicabilidade das iniciativas 13

LINHAS DE ATUAÇÃO TEMAS TRANSVERSAIS: Educação Ambiental Gestão de Corpos Hídricos Redução dos Riscos de Destruição de Espécies e Habitats Aquáticos Ameaçados Fixação de Carbono e Emissões Evitadas de Gases Causadores do Efeito Estufa (GEE) TEMAS TRANSVERSAIS: Educação Ambiental Consumo consciente Eficiência energética Conservação de recursos naturais

METAS QUANTITATIVAS 9.931.487 600.975 R$ 500 mi Total de Investimentos 2008 – 2012 R$ 500 mi Área Trabalhada (Hectares) 9.931.487 Número de pessoas envolvidas em ações de educação ambiental 2008 – 2012 600.975

Metas de Desempenho PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA (R$ milhões) 2008 2009 2010 2011 2012 TOTAL 90,5 95,0 99,7 104,7 109,9 499,8 METAS DE RESULTADOS DA CARTEIRA DE PROJETOS FIXAÇÃO DE CARBONO E EMISSÕES EVITADAS DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA (GEE) 70% dos projetos patrocinados com resultados positivos expressos e avaliados por metodologia e padrões reconhecidos REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESTRUIÇÃO DE ESPÉCIES E HABITATS AQUÁTICOS AMEAÇADOS 50% dos habitats naturais ameaçados recuperados 30% das espécies trabalhadas apresentando aumento de população 70% dos projetos patrocinados proporcionando expansão das áreas de proteção e/ou manejo sustentado de recursos GESTÃO DE CORPOS HÍDRICOS 80% dos projetos patrocinados demonstrando a implantação de instrumentos para avaliar a evolução da qualidade dos corpos hídricos 80% dos projetos proporcionando efetiva evolução da qualidade dos corpos hídricos, de acordo com os objetivos estabelecidos

Esporte de Participação SEGMENTOS Esporte de Rendimento Esporte de Rendimento Esporte de Rendimento Esporte Educacional Esporte de Participação Memória do Esporte CI/PA/PE RS/IS/PS CI/AAR CI/PA/PC

Investimento em projetos esportivos educacionais AÇÕES E DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS DIRETRIZES Promover a interação das diferenças e o respeito às individualidades; 1 Atuar em sinergia com políticas públicas, especialmente nas áreas de esporte, educação e cultura; 2 Implantação dos Centros Petrobras de Referência Esportiva 3 Incentivar a autonomia, a cooperação e a co-responsabilidade; Investimento em projetos esportivos educacionais 4 Valorizar as identidades regionais e saberes populares; Contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de crianças e adolescentes. 5

INDICADORES DE DESEMPENHO LINHAS DE ATUAÇÃO E INDICADORES DE DESEMPENHO Atendimento direto a crianças e adolescentes % de participantes com melhoria de desempenho na educação formal % de participantes concluindo o período total de atendimento % de estudantes de escolas públicas/bolsistas Fortalecimento das redes de Esporte Educacional Números de parceiros locais Números de profissionais em atividades de formação Incentivo a tecnologias sociais para o esporte Números de tecnologias sociais desenvolvidas voltadas para o esporte

AVANÇOS NA GESTÃO

> SISTEMÁTICA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS Inovadora e Pioneira no Mundo Empresarial OBJETIVO: Orientar corporativamente as unidades organizacionais do Sistema Petrobras quanto à padronização dos procedimentos para análise, seleção, aprovação, acompanhamento e avaliação de projetos sociais e ambientais, estabelecendo metodologia, critérios e indicadores a serem adotados; Aplicação de práticas de gerenciamento de projetos internacionalmente reconhecidas, como as do Project Management Institute (PMI); > Tecnologias de gestão desenvolvidas pelo negócio Transferidas e adaptadas para a área social e ambiental

SISTEMÁTICA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS Metodologia adaptada da Sistemática dos Projetos de Investimento, com base no PMI: Construção do Programa Social/Ambiental Finalização do Projeto Portão -1 Portão -2 Implantação Fase 1: Identificação da Oportunidade Fase 2: Análise e Seleção dos Projetos Sociais e Ambientais Fase 3: Execução Fase 4: Acompanhamento e Avaliação das Ações Triagem Preliminar do Projeto Social/Ambiental Aprovação e entrada na Carteira de Projetos Sociais/Ambientais da Petrobras Documentação Final do Projeto e Lições Aprendidas Início da Realização do Projeto pela Organização Parceira Início e Planejamento do Projeto Execução do Projeto Marcos Aprovação Processo de Monitoramento e Controle do Projeto Fases do Projeto na Petrobras Fases do Projeto na Organização Parceira Petrobras

AVANÇOS NA GESTÃO Mudança de paradigma = gastos com projetos sociais e ambientais passam a ser tratados como se fossem investimentos; Maior rigor no acompanhamento físico e financeiro dos recursos aplicados; Avaliação de resultados por meio de indicadores e metas de desempenho; Reporting periódico para a Diretoria Executiva no Relatório de Desempenho Empresarial (RDE). O objetivo é limitar o escopo da CPI ao processo da P-52/P-54

SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO INVESTIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL Sistema integrados que permitem o monitoramento dos projetos apoiados pela Petrobras em todo o Brasil

Gerência de Responsabilidade Social Obrigado! Adoniran Costa E-mail: adonirancosta@petrobras.com.br Tel.: 71 – 3413 6465