Qual é o maior: 2 ou -5 ? 3 2 Qual é o maior: 3 ou 5 ? 7 7

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Qual é o maior: 2 ou -5 ? 3 2 Qual é o maior: 3 ou 5 ? 7 7 ASSUNTO 5: Comparação de números racionais Comparar dois números racionais significa dizer se o primeiro número é maior do que {>}, menor que {<} ou igual {=} ao segundo número. Vamos agora comparar números racionais entre si. Observem os exemplos a seguir: Temos – 5 < 0 e 0 < 2 , então – 5 < 2. Portanto, 2 é maior que – 5 . 2 3 2 3 3 2 As frações 3 e 5 são positivas e têm o mesmo denominador (7). Então, 7 7 o maior número é o que tem o numerador maior ( 5 ). 7 Qual é o maior: 2 ou -5 ? 3 2 Qual é o maior: 3 ou 5 ? 7 7

Qual é o maior: - 11 ou -1 ? 3 3 Qual é o maior: 5 ou 7 ? 4 3 Observem outros exemplos: As frações são negativas, com o mesmo denominador. Então, o maior número é o que tem menor valor absoluto (- 1 ) 3 Nesse caso, as frações têm denominadores diferentes. Para compará- los, o primeiro passo é reduzi-los ao mesmo denominador: → mmc (4,3) = 12 → 5 = 15 e 7 = 28. Agora basta comparar os 4 12 3 12 numeradores. Como 15 < 28, então 15 < 28, portanto 5 < 7 . 12 12 12 12 4 3 Qual é o maior: - 11 ou -1 ? 3 3 Qual é o maior: 5 ou 7 ? 4 3

Assim, podemos concluir que 7 é maior que 5 . 3 4 Outro exemplo: Nesse caso, as frações têm denominadores diferentes. Para compará- los, o primeiro passo é reduzi-los ao mesmo denominador: → mmc (3,5) = 15 → -11 = - 55 e - 16 = - 48 3 15 5 15 Como - 55 < - 48, então - 55 < - 48 ; portanto, - 11 < - 16 . 15 15 3 5 Assim, concluímos que – 16 é maior que – 11 . 5 3 Qual é o maior: - 11 ou - 16 ? 3 5

→ O zero é maior que qualquer número racional negativo. 0 > -2 ; 0 > -6; 0 > -2 4 5 7 → O zero é menor que qualquer número racional positivo. 0 < +11; 0 < 9; 0 < 1 3 16 5 Exemplos: 5 = 2,5 -2,333... = - 2 1 2 3 Resolvam os exercícios referentes ao assunto do Livro (Pág 49) Ao comparar dois números racionais, percebemos que eles também podem ser iguais.