UM MODELO DE AVALIAÇÃO PARA DISCIPLINAS QUE ADOTAM TRABALHOS EM GRUPOS Valério A. P. Salomon Fernando A. S. Marins Universidade Estadual Paulista (UNESP) Guaratinguetá – SP www.feg.unesp.br/~salomon Este trabalho foi apoiado pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Processo 00762/05-DFP
Sumário da Apresentação 1 – Introdução 2 – Modelo Proposto 3 – Exemplos de Aplicação 4 – Conclusões
1 – Introdução Disciplinas que envolvem cálculos (ex.: Planejamento e Controle da Produção) X Conteúdo que não incluem técnicas matemáticas (ex.: Gestão da Qualidade) Abordagem de avaliação Tecnológica Abordagem de avaliação Humanista Provas ou testes individuais Trabalhos em grupo, Participação nas aulas
1 – Introdução Avaliação Humanista Motivação dos alunos Subjetividade Avaliação por pares Função Utilidade
2 – Modelo Proposto Abordagem humanista de avaliação apresentação em grupos Modelagem matemática do problema pijk nota atribuída pelo aluno aij ao grupo Gk Escala de notas
Tabela 1 – Escala de notas para a apresentação dos grupos
Figura 1 – Matriz de avaliação por pares
Equações Nota do grupo Gk Desvio absoluto entre a nota do Gk e a nota atribuída por aij Desvio absoluto acumulado para as notas atribuídas por aij
Utilidade do desvio absoluto acumulado s S sij uij 10 Menor valor de desvio absoluto acumulado Soma das notas dos grupos
Nota individual (xij) xij = (gi + uij) / 2 aluno que cometer menos erros de avaliação: uij = 10 aluno que faltar todas as apresentações: uij = 0 demais alunos: uij proporcionais aos sij
3 – Exemplos de Aplicação Informação comum Duas turmas com cerca de 30 alunos cada Dois dias de apresentação para cada turma Modelo apresentado na aula inicial das disciplinas e reapresentado no 1o dia de apresentação Um formulário contendo a Tabela 1 foi entregue a cada aluno, recolhido no final do 1o dia e devolvido no 2o dia
Exemplo 1 - disciplina de graduação Plano de ensino: seis trabalhos 1o trabalho: análise da organização de uma empresa específica 31 alunos: 5 grupos com 5 alunos e 1 grupo com 6 alunos. G1, G2 e G3 apresentaram no 1o dia.
Matriz de avaliação por pares (Exemplo 1)
Matriz de desvios absolutos (Exemplo 1)
Utilidade do desvio absoluto acumulado (Exemplo 1) 1,2 48,9 sij uij 10
Tabela 2 - Notas (grupos e alunos, Exemplo 1) x12, x13 e x14 < 7,0 a12, a13 e a14 devem recuperar nota em outros trabalhos
4 – Conclusões Modelo Proposto = Escala de Notas + Função Utilidade + Avaliação por Pares Escala de Notas nota de aprovação 7,0 pontos instituição Aplicação do modelo em disciplinas com notas de aprovação diferentes (ex.: 5,0 ou MUITO BOM, BOM e REGULAR ) tema para novos trabalhos fuzzy sets (SHIMIZU, 2000) pode ser útil