Fundamentos de Extensão Rural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
MAX WEBER E O DESENVOLVIMENTO RURAL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
GEOGRAFIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APL – Arranjos Produtivos Locais
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Fundamentos de Economia
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Assessor de Política Agrícola da FETAESC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Fabiano André Vergani
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
A Importância da Educação Continuada
Organização política o segmento agropecuário
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
A N OVA A SSISTÊNCIA T ÉCNICA E E XTENSÃO R URAL B RASILEIRA Cuiabá
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
TECA – Tecnologias para agricultura
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Cassilândia Curso: Agronomia Disciplina: Extensão Rural Importancia da ATER Prof.
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
I Encontro de Pesquisadores do Rural Potiguar – Desenvolvimento e Reforma Agrária Paulo Sidney Gomes.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Extensão Rural Eliseu Alves e Elisio Contini
Economia Solidária: Outra economia acontece
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Extensão Rural Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Cassilândia Curso: Agronomia Disciplina: Extensão Rural Fundamentos de Extensão Rural Prof. Etiénne Groot etigroot08@uems.br Cassilândia, 2014

- Definição de Extensão Rural, segundo a FAO: ‘Por extensão entende-se os sistemas que devem facilitar o acesso dos agricultores, suas organizações e outros agentes do mercado a conhecimentos, tecnologias e informação; incentivar sua interação com associados na pesquisa, ensino, agroindústria e outras instituições pertinentes; coadjuvar no desenho de práticas e habilidades técnicas, de gestão e de organização’.

Definição da Extensão Rural, por 3 formas: Instituição: organização pública que realiza a ATER Política pública: dispositivos legais e programas de ER Processo: transmitir (fluxo de informação unidirecional e impositivo) o conhecimento ao público rural Hoje, processo educativo de compartilhar (troca) conhecimento Extensão Rural (ER) x Assistência Técnica (AT): AT: - não tem caráter educativo, não inclui capacitação; - resolve problemas específicos Difícil dissociar ER com AT

Quem desempenha AT? Empresas antes da porteira (venda e pós-venda) Público: patronais/empresariais (mais capitalizado, tecnificado e instruído) Distribuição de renda (renda elevada) e dar oportunidades (criam a própria oportunidade) As instituições públicas não precisa atuar?? (quantidade e qualidade dos serviços) Quem desempenha ER? Instituições públicas, ONG, cooperativas,... Público: agricultura familiar “É preciso romper o modelo de ER como sinônimo de organismo público” (FAO)

Objetivo da Extensão Rural: Barateamento dos alimentos (segurança alimentar) Aumento da balança comercial (impacto econômico) Distribuição de renda (diminuir a pobreza), gerar oportunidades Promover a inclusão social (gênero, idade,...) Melhorar a nutrição e a saúde no meio rural Promover o emprego

História da Extensão Rural Mundial Presentes desde a antiguidade 2ª ½ do século XIX: Universidades inglesas Institucionalização da ER no final do século XIX: land-grant college (EUA) Brasil 2ª ½ do século XIX: Institutos Imperiais de Agricultura (pesquisa, ensino e difusão) Comissões Municipais: levantamento das necessidades 1948 – 1960: fase “Humanista assistencialista” ↑ produção para ↑ bem estar (↑ renda e ↓ mão-de-obra) Atendimento da necessidade imediata, sem despertar o censo crítico

1960 – 1980: fase “Difusionista produtivista” Adoção de pacote tecnológico (uso intensivo de capital) Persuasão: irrelevância do conhecimento empírico e necessidades Ligado ao crédito rural EMBRATER 1960 em 10% dos municípios e em 1980 em 77% 1980 – atual: fase “Humanista crítico” Início no final do período dos financiamentos subsídiados Construção de consciência crítica Planejamento participativo

A Extensão Rural é eficaz se houver... ... pesquisa focado nos problemas dos produtores ... acesso ao mercado e à terra ... política de Segurança Social ... participação nas políticas que afetem a vida no campo ... recursos financeiros para a produção A Extensão Rural é problemática se... ... O produtor rural a ver como o organismo que oferece meio a ter insumos gratuitos ou subsidiados ... O organismo realizar a cobrança de impostos e realizar empréstimos

De acordo com a FAO, os desafios da Extensão Rural são: Dar acesso à informação aos homens e mulheres (funções dos sexos e estratégias de como chegar ao público) Assegurar que os produtores rurais – e outros agentes – possam responder às mudanças de mercado (preços, preferencia dos consumidores, estrutura de regulamentação, normas de qualidade) Ajudar os agricultores no uso ótimo dos recursos disponíveis e obter acesso ao serviço financeiro (gestão de risco) Facilitar a compreensão dos agricultores sobre as mudanças climáticas e encontrar meios sobre a sua adaptação Apoiar as comunidades rurais na gestão eficaz dos recursos naturais

AGRICULTORES DE PEQUENA ESCALA: Fazer extensão é retardar o inevitável? O que dizer sobre a orientação ao mercado neste caso? Exclusão: Padrão de qualidade, uniformidade, volume, pontualidade e inocuidade do alimento Possíveis formas de atuação: Produtos orgânicos Comércio justo Comércio local (comunidades isoladas) Agricultura de subsistência

Pluralismo da extensão rural: vantagens comparativas mobilização e coordenação dos provedores dos agricultores pobres Coadjuvar nos conflitos locais Ainda, segundo a FAO, as limitações dos organismos de Extensão Rural Recursos Humanos Eficácia Recursos financeiros Liderança